quinta-feira, 29 de março de 2018

Garimpagem d'ouro

entre cascalhos...
por maneco nascimento.
[Ato 27 Ano IV- Dia 27 de Março –*Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo Tarde15h Teatro “Torquato Neto”Teatro: Espetáculo “Sofismo”com Ryck Lima Teresina PI
"Sofismo", espetáculo Solo de Ryck Lima, com texto de Lorena Nolêto e direção de Maneco Nascimento. A vida ao encontro e desencontros, na descoberta de si mesma, é o tema do enredo da personagem que avalia a própria existência e encontra nas novas escolhas a liberdade de identidade e reativação de projetos ao futuro de sobreviver no mundo nosso de cada dia. Com duração de 40 minutos, o espetáculo classifica-se para 16 anos.] 
Era Dia do Teatro e do Circo, então deu-se palmas ao Teatro e ao Circo. 
Pela manhã, lá pelas 10 horas, no Palácio da Cultura[SeCult], o Circo em Performance "Equilibrista Escola de Circo", da Escola de Circo Ponto de Equilíbrio, de Teresina, assinou, Presente! 


Depois da ação do Projeto Equilibrista Escola de Circo, realizado pela Organização Ponto de Equilíbrio e um cofffe break com o Secretário de Cultura, Fábio Nuñez Novo, que girou até o meio dia, do 27 de março, para público e convidados, artistas, representantes de classe, dramaturgos, amigos da cena e mais quem veio, deu-se a hora da manhã por encerrada.
A concorrência, depois, seria a partir das 15 horas, quando o Teatro se instalaria no Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro, mais especificamente no Teatro "Torquato Neto"[Club dos Diários]. A viva voz da hora e da vez, o espetáculo "Sofismo", de Lorena Nolêto, para atuação Solo de Vick Lima.

O elenco se preparou, esperou e quando deu a hora e a vez da augusta matraca lidar com a cena, a atriz Vick Lima aprisionou a assistência ao seu discurso sofista de bem contar uma/sua/nossa história e compor meandros dramáticos de memórias que regurgitam experiências e reinvenção da própria realidade.


Sua construção da personagem à narrativa, encontra na realidade dramática aforismos de [re]viver vida e drama licenciados na partitura de dramaturgia pragmática e discursiva de ser Teatro e ser Humano, em vozes das sociedades que se reorientam. Deu seu + e agitou um brilho reluzente ouro emergido dos cascalhos. Concorreu à própria pressa das falas e degustou rápida e quente a sua ação dramática. Mais calma, mais efeito seria de ligar a recepção dos vasos comunicantes. Mas, bem se deu seu Teatro.

Encerradas as alianças público e Artista, uma escola pública estadual[Liceu Piauiense] convidada, chegou atrasada para a sessão. Foi aberta uma rodada de discussão, envolvendo alunos/as, professores e público da hora. Gerou pauta para orientação sexual, gênero e comportamento que se impõem às novas sociedades. Estudantes curiosos e atentos e inferindo na franca conversa, mediada pela professora Bandeira e, num bate e volta, à atriz Vick Lima e à autora do texto encenado, Lorena Nolêto.

Duas intervenções na cena do discurso se firmaram. Uma da atriz, poeta, cantora, compositora, artista visual, Josélia de Jesus. Quebrou o protocolo e mandou ver suas angústias da hora e dramas vomitados da essência de sua intensa lucidez. Terminadas suas falas, o ator maneco nascimento convidou o público de estudantes para ver a práxis dramática e refletir sobre a conversa mantida até ali.

Era a hora de uma sessão extra de "Sofismo". Pegas de surpresa, a atriz e autora, assomaram a ideia de improviso teatral e, enquanto Vick Lima se preparou para voltar à cena, Lorena conduziu mais uma geleia gerou de conversas trocadas com estudantes.

Vick Lima veio, viu, venceu e, sem orgulho de Césares, nem meneios de mitos afogados na lagoa das vaidades, deu um mesmo recado.

Dessa vez, à plateia que interagiu mais in instantâneo, reagiu bem aos recortes de humor afinado da carpintaria dramática e deslizou feliz no enredo encenado, anuiu ao discurso de apresentação da personagem.

Riu, gargalhou, ovacionou, tirou selfie de fundo coletivo, enfim, uma plateia interativa total.


Vick Lima e o "Sofismo" tiveram, de presente, à agenda da hora e do dia Internacional do Teatro e Nacional do Circo, uma dupla pauta de apresentação e um efeito gratificado ao que e quem dedilha práxis de atuação.

Quando o universo conspira Teatro, não há teoria da conspiração que quebre as correntes de energia que detêm a arte do espetáculo, da revivificação da cena, da arte do Teatro que é vida de esteio dramático.

Parabéns aos artistas envolvidos na agenda das 15 horas, aos Artistas em comemoração ao Seu Dia e à arte que pede passagem, cortinas, luzes, público e objeto satisfeito a cada prática do exercício do exercício que equilibra o sujeito Teatro e suas cenas.

Evoé, Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo!

fotos/imagem: (professora Bandeira[Liceu Piauiense]/Lorena Nolêto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário