quinta-feira, 31 de agosto de 2017

#Theatro4deSetembro123!

#aniversárioTheatro!
por maneco nascimento

Começaram as ações de aniversário do Theatro 4 de Setembro, desde dia 29 de setembro, em antecipação aos festejos da Casa de espetáculos que segue aos seus bem vividos 123 anos.

As Oficinas Cênicas deram seu ar da graça. Iniciadas com Jussara Belchior (29, 30 e 31 agosto/Oficina Dança Contemporânea). Valdemar Santos, com a Oficina "Corpo em Pontos de Vista - Dança Afro", dia 30 e 31 de agosto e, segue até 01 de setembro. E dias 03 e 04 de setembro, na muvuca dos festejos #aniversárioTheatro4deSetembro123anos, será a vez de Alexandre Vargas [Oficina/Curso “Elaboração, Planejamento e Gestão de Projetos” ]

As Oficinas ofertadas com [inscrições gratuitas] dão impulso aos festejos de aniversário do Theatro 4 de Setembro 123 Anos. Praticam Diálogos Indispensáveis e Encontros Necessários da comunidade artística com  seu fazer cultural em dialogismo com a Práxis Cênica.

Na sequência das Oficinas chega uma revoada de espetáculos à toda plateia. Dança, Teatro, Música, Show biz Trans, Musicais, Circo, Formas animadas, Teatro de Rua e Circo [de 31 a 04 de setembro], nos diversos espaços do Complexo Cultural.

As Oficinas Cênicas, semana adentro,  29, 30 e 31 agosto, na Sala “Procópio Ferreira” (Theatro 4 de Setembro), das 9h às 12 horas, “Dança Contemporânea”, ministrada pela bailarina,coreógrafa e intérprete criadora, Jussara Belchior, da Cena 11 Cia de Dança, de Florianópolis SC. A prática para 20 postulantes à prática.
30 e 31 de agosto e 01 de setembro, o coreógrafo, bailarino e intérprete criador, Valdemar Santos, que amplia seu diálogo de Corpo falante, na Sala "Procópio Ferreira", das 14h às 17 horas, para 30 pessoas. A Oficina “Corpo em Pontos de Vista – Dança Afro”. Valdemar Santos é natural de Amarante, no interior sul do Piauí e reside atualmente em Brasília DF.
A terceira prática, dos dias 03 e 04 de setembro, no Teatro “Torquato Neto” [Club dos Diários], é a Oficina/Curso “Elaboração, Planejamento e Gestão de Projetos”  facilitada pelo ator, diretor de teatro e articulador cultural em produção executiva de Festivais, Alexandre Vargas, de Porto Alegre RS. A Coordenação dessa terceira Oficina é do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes. 
O encontro será das 9h30 às 13h, com um Intervalo 15 minutos, às 11h, para um cafezinho, e retorno à finalização do dia de construção dos serviços. O encontro deve repercutir novas estratégias de ação e melhor empreendedorismo na elaboração de Projetos culturais. A Oficina/Curso “Elaboração, Planejamento e Gestão de Projetos” esgotou inscrições em 120 participantes.

O primeiro espetáculo que instala os festejos de aniversário do Theatro é "Peso Bruto", solo criado e interpretado por Jussara Belchior (Florinópolis SC). A artista fará duas apresentações na Galeria de Arte "Nonato Oliveira" do Club dos Diários, dias 31 de agosto e 01 de setembro. 
Dia 31 de agosto a apresentação de "Peso Bruto" será às 19 horas e, no dia 01 de setembro ,o espetáculo será visto às 20h30. O acesso às apresentações será 1kg de alimento, mas o público que não trouxer o alimento não ficará de fora. 
Toda a programação de aniversário realizada será para receber seu público, logo a participação da plateia será honra da Casa, pois Convidada indispensável. Os alimentos arrecadados na troca por ingressos serão definidos a 04 (quatro) instituições beneficentes da cidade de Teresina.

O espetáculo Peso Bruto é o trabalho solo da bailarina gorda Jussara Belchior que parte do estranhamento causado pelo corpo gordo na dança. É uma dança de resistência que questiona os padrões de beleza e comportamento na tensão entre formato e embalagem, aparência e conteúdo. 

Uma dança que explora a materialidade do próprio corpo como caminho de empoderamento, que questiona as noções da gorda como subjetividade que opera um corpo errado, inadequado, não permitido, não belo e não desejável. Uma dança que articula diálogos entre o peso, o desejo, o apetite e a beleza, colocando em contraposição o controle e a brutalidade.

Na Ficha Técnica de "Peso Bruto", a Criação, produção e dança, Jussara Belchior; Interlocução de Soraya Portela; Dramaturgia, Anderson do Carmo; Trilha Sonora, Dimitri Camorlinga; Figurino, Joana Kretzer Brandenburg; Iluminação e Designe Gráfico, Marcos Klann; Fotografia, Cassiana dos Reis Lopes. A duração do espetáculo é de 35 minutos e a Classificação é para 16 anos.

Serviço:
*Oficinas Cênicas - dias 29, 30, 31 ago./01, 03 e 04 de setembro.
Sala "Procópio Ferreira"/Teatro "Torquato Neto"
estreia *Espetáculo "Peso Bruto"
dias: 31 agosto - 19h//\\01 de setembro - 20h30
na Galeria de Arte "Nonato Oliveira" [Club diários]
35 min.//\\classificação: 16 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário