terça-feira, 15 de agosto de 2017

"Noite Nua de Estrelas"

a vida em xeque
por maneco nascimento 

O assunto, ainda envolto de tabu, quase intransponível, entra em cartaz para discutir temática arisca. 
O Espetáculo aborda temática do suicídio e, vem dizer que a vida tem dinâmicas de sobrevivência e é contínuo refletir, discutir e abrir diálogos, porque esta saída ainda pode ser a melhor solução para construir, através da cena dramática, a espinhosa tarefa de quebrar esse mito do silêncio que envolve vidas e decisões de encurtar vidas.

"Noite Nua de Estrelas", estreia no próximo sábado (19), durante o Festival Integrado de Teatro da Unirio [FITU 2017], no Rio de Janeiro, e traz ao palco de decisões e práxis dramáticas de atuação e método o ator piauiense Dan Martins.

A peça narra uma noite na vida de Caíque, um jovem sufocado pelos seus mais profundos sentimentos, após ter sua intimidade exposta nas redes sociais. Preso a uma rede de mentiras, o protagonista do enredo vive as dores e consequências dos seus desejos mais secretos tornados "efeméride" na evasão da privacidade. 
Através do corpo expressionista, o ator Dan Martins entrega-se, sem amarras, ao processo investigativo para vivenciar seu primeiro Solo teatral. A direção do espetáculo é de Diomar Nascimento.

O texto foi construído em 2014, quando Dan Martins propôs ao dramaturgo Vitorino Rodrigues que escrevesse um texto sobre o universo dos suicidas e da relação com a cultura digital. Rodrigues estruturou sua escrita em conexão com a realidade cruel dos desejos suicidas e a poesia de uma relação homoafetiva proibida. 
"Noite Nua de Estrelas traz uma relação insólita do homem com o seu espelho. Caíque é daquelas pessoas que se tremem de medo do escuro, do tipo, 'Não tenho medo do escuro, mas deixe as luzes acesas’. Talvez porque seja na escuridão total que nossos medos, nossos sentimentos mais secretos que a gente teima em esconder, se revelem de forma concreta e assustadora, sem amarras e sem possibilidades de fuga”, afiança o dramaturgo Vitorino Rodrigues.

A montagem é do Coletivo (In)Comum, grupo que propõe um olhar sobre o universo suicida, transitando entre o sentido da vida e os transtornos mentais sociodemográficos. Baseado no Teatro Físico, na Biomecânica de Meyerhold e galgado nas manifestações culturais afro-brasileiras, o Solo provoca discussões sobre temas universais como amor, sexualidade e intolerância.

[No Piauí, o índice de mortes por grupo de 100 mil habitantes chega a 7,6. No Nordeste, essa taxa é de 4,3 casos. O número de óbitos entre os homens piauienses é mais de quatro vezes maior do que entre as mulheres: 13,1 para cada 100 mil habitantes contra a taxa de 3,7 de mulheres.

Assunto mantido entre quatro paredes para tema de série na internet, o suicídio de jovens cresce de modo lento, mas constante no Brasil. De acordo com dados do Mapa da Violência 2017, um estudo publicado pelo Ministério da Saúde, em 12 anos, a taxa de suicídios na população de 15 a 29 anos subiu de 5,1 por 100 mil habitantes em 2002 para 5,6 em 2014 - um aumento de quase 10%.]

Compõem o espetáculo, na ficha técnica, a atuação de Dan Martins. Direção: Diomar Nascimento; Dramaturgismo, Wellington Júnior; Iluminação, Leandro Braga; Figurino, Léa Schmitt; 
Caracterização, Lucas de Oliveira; Trilha Original, Chico Rota; Música, Léo Bruno; Participação em Of (Vídeo), Ana Kailani Guimarães e Felipe Côrtes.


O Grupo:

O Coletivo (In)Comum é um grupo teatral formado por alunos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio, dos Cursos de Atuação Cênica e Teoria e Estética do Teatro. O grupo surgiu em 2016, e desenvolve pesquisa voltada para a dramaturgia contemporânea realizada na região Nordeste. É formado pelos nordestinos Dan Martins (PI), Leandro Braga (CE), Diomar Nascimento (BA), e Wellington Júnior (PE). Conta, ainda, com a colaboração de Darlon Silva, Luiza Loroza e Matheus Neves.

*Diomar Nascimento - aluno de graduação em Atuação Cênica da Unirio. Bacharel e licenciado em Educação Física pela UNIP – SP. Formado em Teatro pela Recriarte. Ator, bailarino, diretor, cantor. Viajou pela Europa e África onde está desenvolvendo sua pesquisa de investigação da construção do trabalho corporal do negro e sua ancestralidade.

*Dan Martins - estudante de Atuação Cênica na Unirio. Técnico em Arte Dramática pela Escola Técnica Estadual de Teatro "Professor José Gomes Campos", no Piauí. Ator, diretor de teatro, produtor cultural. É fundador e diretor do Grupo de Teatro Buriti, além de idealizador e coordenador geral da Mostra Buriti de Teatro. Atuou em diversos espetáculos, filmes, e assinou o roteiro e direção do Documentário Buriti Grande [de João a 5ª geração].


*Vitorino Rodrigues - licenciado em letras Português e Inglês pela Universidade Federal do Piauí e especialista em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Piauí. Professor de Língua Portuguesa concursado pela Prefeitura de Teresina, desde 1998, e pelo Governo do Estado do Maranhão, na cidade de Timon, desde 2004. Ator, produtor cultural, poeta e dramaturgo. 

Serviço:
Estreia espetáculo "Noite Nua de Estrelas" | Na programação do FITU - Festival Integrado de Teatro da Unirio 2017 | 5ª Edição
Dia 19 de agosto, às 14h
Na Sala Roberto de Cleto, 6° andar do CLA – Centro de Letras e Artes – Unirio | Av. Pasteur, 436, Fundos, Urca – Rio de Janeiro – RJ.

fotos/imagem: (acervo "Noite Nua de Estrelas"/divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário