segunda-feira, 31 de julho de 2017

Mito e contemporaneidade

transversal da cena
por maneco nascimento

Terça feira, 01 de agosto, às 19 horas, no Theatro 4 de Setembro, estreia espetáculo da Companhia de Teatro Jovem - Cotojoc. A estreia acontece dentro do Projeto Terças da Casa, para a edição do Terça Teatro.

A cena abriga transversalização de tradição e ruptura, discute e amplia crítica social e reflexiona sobre mito e contemporaneidade. 


O espetáculo fez pré-estreia na Associação de Moradores do Bairro Cidade Jardim, dias 29 e 30 de julho últimos.
"Elegbara" é um mergulho no imaginário das religiões afro-brasileiras, foi escrita para dois atores e, baseado no mito de Édipo Rei. A relação entre uma atriz e um ator nos dias de hoje faz com que essa peça tenha um caráter meta teatral e provoque um efeito de transcontextualização do mito de Édipo. 

É uma peça ágil, onde muitas revelações acontecem de maneiras difusas e sempre conectadas com o pensamento religioso do candomblé. "É uma ação dramática recheada de segredos, mistérios, cultivados por anos e atentos a uma tradição de extrema beleza", declara o autor do texto. Foi escrito depois de uma edição do Fórum de Performance Negra, em Salvador, em 2008, pelo dramaturgo Toni Edson.

"Elegbara", texto de  Toni Edson e direção de cena e mapeamento de dramaturgia de Arimateia Bispo. Elenca o espetáculo a atriz JanáSilva e ator CairoBrunno (Ator). Na equipe técnica,
ManuAndrade (Cenografia); SiroSirisSousa (Figurino); ArimatéiaBispo (Direção e Iluminação); WagnerSantosJesusSilvaGessyvaneRubim e LucasNunes (apoio técnico); SamuelMorais (Sonoplastia), Sr. Ednaldo (Maceneiro).
Quem é a CotJoc, que monta o espetáculo para Teresina? A Companhia de Teatro Jovens em Cena - CotJoc, é uma companhia que existe há 17 anos. Surgiu a partir de um grupo de jovens da igreja católica que se propunha a realizar espetáculos da Paixão de Cristo, todos os anos, como manifesto cênico religioso na comunidade. Havia a necessidade de oferecer mais cultura, através do teatro para a região da grande Pedra Mole. 

Em 2014, o grupo passou a se chamar Companhia de Teatro Jovens em Cena - CotJoc. 

Na finalidade, realizar montagens de espetáculos teatrais, desenvolver na comunidade o interesse pelo teatro e pela atividade cultural, participar de festivais e intercâmbios com grupos afins e pesquisar novas formas de manifestações teatrais, como ainda promover a arte e suas formas cênicas.  Dessa forma ter a arte como uma necessidade, não somente de espetáculos, mas também como estímulo social e cultural, auxílio no desenvolvimento de novas perspectivas e valores.
Espetáculos montados pela  CotJoc, "Romeu e Julieta" (William Shakespeare), "A Pele do Lobo" (Artur Azevedo), "O Canto da Libertação" ( Adaptação de Cicero Henrique), "O Verdadeiro Amor de Crispim e Dorinha" (Chico Borges), "A Verdadeira História de Romeu e Julieta" (Jean Pessoa) e "A Paixão de Cristo" (Nonato Oliveira) que realiza em montagens há 13 anos, durante o período da Semana Santa.

O Coletivo CotJoc amplia ações a vários projetos, entre eles está o carro chefe que é a Mostra de Teatro “Arte ao Alcance de Todos". Vários grupos são convidados a virem se apresentar no bairro da Cidade Jardim. A Mostra é inteiramente gratuita e completará oito anos continuados neste corrente 2017 (de 18 a 20 de agosto). Este projeto traz a característica de homenagear alguma pessoa que já contribuiu, ou contribui para o Teatro de expressão piauiense. 

A primeira Mostra de Teatro foi realizada em 2010, como primeira iniciativa. Naquele homenagem foi à própria Cia. criadora do evento. Nos anos seguintes, as homenagens seguiram a artistas da cidade e do estado. 

Em 2011 o dramaturgo Ací Campelo; 2012, a atriz Bid Lima; 2013, o diretor Arimatan Martins. Em 2014, a grande atriz Silmara Silva; 2015, o ator e articulador do FestLuso Francisco Pellé. Já no ano de 2016, o homenageado foi o diretor, ator e coordenador do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes, Adriano Abreu. Em 2017 a homenagem recai sobre a atriz Lari Salles.

O CotJoc, ainda no final de 2016, iniciou com o Projeto Segunda Rindo à Toa, onde oferece para toda a região do bairro Pedra Mole a oportunidade de interagir com shows de humor, a um preço bem acessível, e possam as comunidades, em sua grande região, conviverem com o Amauri Jucá, por exemplo, que é o padrinho do Projeto.

E, acerca da filha mais nova do CotJoc, há o Projeto Espaço Cultural Arriba, que a um sábado no mês oferecerá para a comunidade a oportunidade de assistir a espetáculos de Grupo, pré-estreias e ensaios abertos. Outros artistas da comunidade também poderão ocupar o Espaço  e se apresentarem, com a prática de preços bem acessíveis a todo público em potencial, estimulando assim a valorização a nossa cultura teatral regional e de bairros e dialogar com a produção cênica de expressão piauiense.

Serviço:
Projeto Terças da Casa - Terça Teatro
espetáculo "Elegbara"
terça, 01 ago.
às 19 horas
no Theatro 4 de Setembro.
ingressos: R$ 10,00 (meia)/ R$ 20,00 (inteira)
informações: 3222 7100
Classificação 14 anos.

fotos/imagem: (acervo CotJoc/A. Bispo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário