sábado, 1 de abril de 2017

SenThe...

a Semana que não tem + fim.
por maneco nascimento

Foi uma Semana para marcar história, memória e calendário às revisões, reflexões, reorientações a novas e futuras edições, mas, especialmente, foi a Semana que toda a gente SenThe. Que Teresina viu, sentiu, riu, interagiu, participou e comeu, devorou cultura da cena, da cena brasileira aqui reunida para a Semana Nacional do Teatro de Teresina - SenThe, de 21 a 27 de março.

Teatro na Rua (SenThe -Teatro de Rua) Praça Pedro II e, ocasionalmente, na Galeria do Theatro 4 de Setembro; SenThe - Teatro de Câmara (Programação Theatro 4 de Setembro e Teatro "Torquato Neto"); SenThe -Teatro Espaço alternativo (Galeria de Arte "Nonato Oliveira"/Club dos Diários); SenThe - Parque da Cidadania (Módulo Teatro de Bonecos/Espetáculo Circo); SenThe Social (apresentações nas instituições filantrópicas AMA, Casa Frederico Ozanan e Lar da Esperança); SenThe - Lançamento de Livros, no Café "Genu Moraes"  (Dramaturgia Piauiense APL); SenThe - Oficinas (Sala "Procópio Ferreira") e SenThe Programação Musical (Espaço Cultural "Osório Jr"[Espaço de Convivência "Rubens Lima"]).


Ato 27 Ano 3/SenThe, dia 27 de Março/Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo. Inauguração da Sala Cenotécnica "Carlos B."; Leituras Dramáticas/Ciclo de Leituras Dramáticas (Café "Genu Moraes"); Festa Confraternização do corpus da SenThe e Coquetel (Galeria de Arte "Nonato Oliveira", com a Banda RetroHits).

Teatro de Rua, de Câmara, Dança/Teatro, Suíte - Homenagem ao Artista - Eleonora Paiva, Shows musicais, encontros, troca de experiências, interações estéticas/Oficinas, com Gero Camilo e Victor Mendes[Duas vias: do corpo ao texto do texto ao corpo] e Teatro Lambe-lambe [Renan Eichel]), falas oficiais, entregas de Troféus a artistas da cena local e Festa, porque também feitos lá da origem das manifestações às colheitas e lavouras e epifanias a Baco, volatizam o agora para colher, nesse futuro, SenThe os frutos da teatro brasileiro aqui representados, durante uma Semana.


Houve queixas de quem sentiu-se preterido por estar fora da curadoria que definiu os espetáculos locais; houve quem achasse que a SenThe seria um evento "de caridade", por não concordar com a escolha dos espetáculos locais e não ter seu espetáculo medalhão dentro da programação; houve quem deixou de vir conferir a Mostra de Teatro, porque seu espetáculo ficou de fora; houve quem veio para reclamar, encontrar defeito e, houve aqueles que não vieram, mas transitaram pelo evento, porque não estão mesmo para somar, integrar... marcam seu próprio tempo de não Ser.

E, aqueles que se sentiram + lacaios preferidos do rei, do que o próprio rei ausente, que se presente estivesse este saberia lidar melhor nos intercomunicativos de fruição e feedback que retroalimentam relações humanas, de trabalho e de vasos comunicantes à estética de permanência do teatro que se quer construir.

Há, ainda, os que se autodestroem, por acreditarem-se poeira das vaidades divinas e olímpicas (mito superado pelos + perspicazes), e não aprenderam a lição de humanidade (a aula de história foi deixada de lado) que serviu à posteridade ocidental.

Diz a arqueologia cultural de comportamentos que [quando os imperadores romanos (Ave Césares) saíam às ruas, em suas bigas luxuosas, enquanto eram ovacionados pelo povo, sempre havia um lacaio viajando ao lado do deus proclamado, a repetir ao ouvido do dominus regi: "Lembra-te que não sois Deus!"] para que os senhores do mundo romano não se perdessem do foco de governar.

Estes + arvorados de poder auto consentido, ou delegado, sempre pecam pelo excesso de vaidade burra. E quem assiste de fora vê dois espetáculos, ou três... o de Teatro, o mais importante, e o do teatrinho das pequenas coisas insignificantes, que só alimentam os afogados na lago do próprio umbigo.

Mas, desviando do lado menos teatral e focando olhar para o + de integração e interação das cenas e experimentos trazidos por cada artista aqui reunido, a SenThe foi a SenThe. Aprende-se com as experiências e esta primeira edição diz a que veio e, esta, diz que Senthe. A Semana que não tem mais fim, para não esquecer as licenças e o Poeta.

Espetáculos com artistas radicados na Holanda (Eleonora Paiva) e de brasileiros, vindos de Floriano, PI (Fiéis/A Bruxinha que era Boa); Recife/Rio de Janeiro (O Açougueiro); Campinas/SP (La Scarpetta); Parnaíba, PI (Casa Lenon Para Jovens Especiais); São Paulo, SP (Aldeotas); Fortaleza, CE (baldio); Brasília. DF (Frango); Timon, MA (As Sete Irmãs); Rio de Janeiro RJ (O Jacá do Caburé); Caxias, MA (Dona Flor e Seu Único Futuro Marido); de São Paulo, SP (O Encontro), (Um Buraco no Céu) e (Aldeotas).

De Teresina, cidade que recepcionou o país da cena viva, os espetáculos que agendaram a SentEhe e venderam o Piauí, foram "As MalDitas"; "História da Dança"; "Ato 27 Ano 3/SenThe"; "Diário de Uma Feirante"; "A Verdadeira História de Romeu e Julieta"; "As Aventuras de Nego Chico e Catirina"; "A Flor de Mamulengo" e "As Aventuras de Jeca Valentão" (Módulo Teatro de Bonecos); "Palha Assada" e os shows "Concerto Erudito Popular Erisvaldo Borges"; "Quanto Vale O Show? - Bandas Elétron e In Nature"; "Carlos B. Filho Show"; "Quarteto Theresina SAX"; "Djs Sound MIX" e "RetroHits".
Em tempos de agradecimentos, lembrar Francisco Pellé (curador da Semana), funcionário da Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - SeCult, que pensou esse Projeto, em parceria com aquela pasta, para trazer de volta os bons tempos de Mostras e Festivais nacionais às interrelações das estéticas teatrais.

Com essa lembrança, seguem agradecimentos ao Patrocinador Sesi Conselho Nacional 70 anos e Apoio indispensável do Governo do Estado, por meio da SeCult.

+ os apoios de Fundação Cultural Monsenhor Chaves - FCMC/PMT; os Apoios culturais Projeto Música Para Todos; Tecol; Floricultura Li; Pappardelle; FM Cultura; 96,7 FM Universitária; Teresina FM; Panificadora Patrícia e Terno&Cia.

E, caso falte uma lembrança, jamais esquecer do público e de quem aposta em Projetos que coletivizem ações de melhores relações humanas e de mover conhecimento e pensamento e ação que mudem sociedades, as mudanças surgem, só não vê "quem não tem nada a ver", com diria nosso amigo Zé Dantas (sonoplasta) da cidade.

Aos sentimentos + felizes, SenThe. Que não podem faltar a arte do ator e método e seu exercício de dramaturgia expandidas feito fogo fátuo bigbanguiano a engolir o teatro morto. Evoé, Nora Klois; Carlos Anchieta e Franklin Pires; Grupo Cangaço de Teatro; Alexandre Guimarães; Os Tais de Teatro; Ricardo Puccetti/Lume Teatro; Grupo Sketch de Teatro; Carlos B. Filho; ciclo de Leituras Dramáticas/Coletivo Piauí Estúdio das Artes (Adriano Abreu e Silmara Silva et al)...

Dr. Viriato Campelo; Siro Siris; João Vasconcelos; Chiquinho Pereira/Escola Técnica Estadual de Teatro "Gomes Campos"; Cia. Tertúlia de Acontecimentos; Grupo Pavilhão da Magnólia; Zé Reis, intérprete-criador; Kiko Vieira/Banda RetroHits; Wilson Gomes/Grupo de Teatro Nazaré; Humanitas Grupo de Teatro; Grupo de Teatro Jovens em Cena - CotJoc; Grupo Utopia de Teatro; Grupo Fama Teatro...

Cia. Cabeça do Sol; Grupo Fantochito; Grupo de Teatro Biboca; Teatro Lambe-lambe; Teatro das Balbinas e Beduinas; Grupo Teatro Oficinão/Grupo Corpos Independente; Academia Piauiense de Letras - APL; Aci Campelo; Claudete Miranda; professor Luís Sá (Música Para Todos/icsrita); Erivaldo Borges. André Russo; Abiel Bonfim; Fernando Fefê Freitas, Márcio Brytho; Wagner Holanda, Márcia Tajra.
 
Aplausos à Navilouca Produções (Soraya Guimarães) e ao Theatro 4 de Setembro e seu Complexo Cultural, os realizadores da Semana Nacional do Teatro de Teresina - SeThe e às Equipes de trabalho e técnicos incansáveis do Complexo Cultural, sem eles um número de sucesso não seria possível.

Que venha 2018. SenThe. Teatro move mundos e o universo sempre conspira Teatro. SenThe. A Semana que não tem mais Fim.

fotos/Imagem: (Margô Leite/Marisa Oliveira/SenThe/m. nascimento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário