quarta-feira, 26 de abril de 2017

Memórias pinceladas

cultura pictórica
por maneco nascimento

Ele é Devaldino Portelada. Quando lida com tintas, pincéis e traços muito particulares e expressivos, então ele assina só Portelada, como é + conhecido por nós, por outros, por muitos outros também.

Desde o dia 03 de abril e segue até 03 de maio, Portelada  está com Exposição, à visitação pública, na Casa de Cultura de Teresina. 

"Regionalíssima" é como se se pode acionar as memórias rurais e a simplicidade complexa que regionaliza nas memórias pictóricas que deixa aos curiosos, amantes, aficcionados e recepção livre que concorra em dar uma olhada na assinatura e olhar do artista plástico, ou visual, como queiram.

Sua obra já viajou Brasil adentro e fronteiras afora, aonde levou sua pintura e arte representativa. 

Traços geométricos e cores quentes transversalizam temas populares de festas, lavor, religião, paisagem, cotidianos domésticos, alegria, leveza em retratar arte cubista brasileira que por aqui faz vida, através do simples e imagético que repercutem terra, chão, origem, cidades invisíveis,  visibilizadas pelos pincéis ao recorte de imaterialidades intrínsecas da natureza e cultura nossa e da construção social brasileira. 

A experiência artística pictoriza intertextual de cores que poderiam dialogar com Volpi (na alegria das bandeirinhas tremulando festejos e casarios), Nonato Oliveira (cores vivas e quentes que marcam urbano e outros temas nonatianos), Picasso (às formas geométricas e cores que reinventam-se em Picasso) e Portelada (ele por ele mesmo), quando se faz arte criador e criatura expressionista de seu memorial e imaginário popular vivaz.
O vaqueiro campeando; as mulheres rendeiras em seus bilros do tempo de tecer vidas, as festas de terreiro e feiras, violeiros, o corte da banana e da cana de açúcar, as quebradeiras de coco, reisados e procissões, entre outras variações memoriais rurais, de interação imediata com quem não perdeu as próprias vivências do sertão mundo adentro.

Ainda dá tempo de dar uma espiada. "Regionalíssima", até dia 03 de maio, na Casa da Cultura de Teresina (Casa do Barão), na Praça  Saraiva, centro.
Recomendável à imersão em valores que parecem ter perdido espaço na vida urbana que tomou conta de nosotros. 

Vale à pena conferir a Exposição. 
É "Regionalissima". 
É Portelada. 
É ouro de casa!

Serviço:
visitação - de segunda a sexta, das 8h às 18h
sábado - 08 às 12h
telefone: 3215 7849

fotos\imagem: (cidadeverde.com\divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário