quarta-feira, 29 de março de 2017

Ter Ato

Leitura Dramática
por maneco nascimento

O Ato 27 Ano 3 que começou, logo pela manhã do dia 27 de março (Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo) e compunha conjunção com a Semana Nacional do Teatro de Teresina - SenThe, deu-se para encontros, inaugurações, discursos, Teatro de Rua na P2, Leituras Dramáticas e, noite adentro, espetáculo SenThe-Teatro de Câmara ("Aldeotas" da Cia. Tertúlia de Acontecimentos, com Gero Camilo e Victor Mendes) e ainda RetroHits (Kiko vieira et al), na confraternização dos artistas reunidos.

E, na hora do Ciclo de Leituras Dramáticas, por Coletivo Piauhy Estúdio das Artes, para obra oitentona bricolagem dramática rubenslimaneana, foi tempo de Teatro, arte, impulso de vida rediviva na cena instalada e, um muito de memórias reativadas, na homenagem, proposta pelo dr. Viriato Campelo ao amigo Rubens Lima (in memoriam) e nas boas recordações da ousadia de texto surrealista, concreto, poético, lúdico, em recortes de passeios por leituras que marcam humanidades.

"Mata-me com Teus Beijos", de Rubens Lima, em sua trajetória de encenação recebeu quatro montagens para a cena, três do Grupo Raízes de Teatro e uma do Grupo Fantástico de Teatro. E, nesse século 21, recebe uma nova Leitura, quente, atraente, e com frescor de nosso tempo de agora, para quem não viu, ouviu, nem sequer sabia de que tratava-se "Mata-me com Teus Beijos".

Das acepções de licença de recepção textual da chamada ao texto, uma possibilidade de salto, voo, delírio de "vampiro", ou "encosto"  que salva, delira, "mata" com a ousadia de beijos ardentes, ou presas que não largam a presa sujeita ao deus que vê, enxerga, domina, toma a posse e brinca de metáforas, de brinquedo ao discurso de terras baldias, ermas, intrínsecas, visitas ao eu de nossos + delirados estágios de ser/estar na orla do conflito humano.

Das intertextualidades e falas e vozes dilatadas das leituras à dramaturgia compilada ao "Mata-me com Teus Beijos", línguas, linguagens, linguísticas de apropriação e mergulho que passam pelo teatro surreal e ou do absurdo de Arrabal (O Arquiteto e Imperador da Assíria), Becket (Esperando Godot), FRncisco Pereira da Silva (Ramanda e Rudá) e recortes que vociferam sopros de tradição trágica aristotélica e ruptura dramática na vezes de distanciamento crítico, em Brecht et al.

Todas as montagens vistas têm o mesmo impacto, pois reúne deuses e demônios, Anjos e decaídos Irmãos, homens e homens na angústia de reinventar, reverter, compreender-se a si mesmo e a própria sorte regurgitada. Sempre tem um pedal nova a arquitetar a dinâmica da leitura de Rubens Lima à leitura de "Marta-me com Teus Beijos".

E, para a Leitura Dramática da 25a. visão do Ciclo de Leituras Dramáticas, do Piauhy Estúdio das Artes, uma feliz atuação e toda atenção à obra, ao autor e às estratégias estéticas desempenhadas pelo Coletivo que não chegou, a sua vigésima quinta edição de Leitura, impunemente.


Elenco concentrado na aura da exaltação da harmonia de texto voraz, agressivo, dramaturgia, autor, intérpretes, discurso, compreensão e apreensão da natureza também freudiana que perpassa pela obra observada, dissecada às vozes das personagens volatizadas à boca, língua e extensões de Ato de Silmara Silva (Anjo negro), Carlos Augusto Aguiar (Viajor), Állex Cruz (Vozes/Rainha de Todas as Coisas e de Todos os Lugares),  Waldfran Soares (Viajor), Deusa Melo (Anjo branco) e Érica Anunciação (Vozes).

Se presente, doutor Rubens teria amado, pois presente na cena, no texto, em nós outros presentes, nas memórias, no Teatro de sua geração que perpassou pela nossa vida em comum, no tempo e na memória que não nos abandona.

Um exercício dramático que faz bem ver e + um Ciclo de Leituras confirmando a boa cepa do Teatro de expressão piauiense da cena brasis e uma delicadeza, dedicada em direcionar e facilitar boas Leituras, essa assinatura de Adriano Abreu, que marcou a cena em "Mata-me com Teus Beijos".

Evoé, Ciclo de Leituras Dramáticas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário