sexta-feira, 24 de março de 2017

Sexta feira é da SenThe

SenThe. Só o que temos para hoje...
por maneco nascimento

Sexta feira gorda! Hoje, 24 de março, a Semana Nacional do Teatro de Teresina continua gerando teatro na Praça, na Galeria de Arte "Nonato Oliveira" (Club dos Diários) e no 4 de Setembro. 

Começa, já no finzinho da tarde, com a SenThe-Teatro de Rua, às 17 horas, na Praça Pedro II. O espetáculo do Grupo Fama Teatro, de Caxias Maranhão traz a alegria na Praça com "Dona Flor e Seu Único Futuro Marido". 

A encenação de Rua é para texto de Jean Pessoa e a direção é de André Ribeiro. Geram o riso os intérpretes, Adriele Bezerra, André Ribeiro, Francisco Alencar, Rodrigo Oliveira e André Nascimento. 

Dona Flor é uma solteirona que quer muito se casar e seu desejo a faz passar o dia sonhando com um Príncipe encantado. Depois de muitos anos de espera, seu único pretendente é o pobre Carambela, um senhor que nunca desistiu das investidas na solteirona, sempre pediu sua mão em casório e ela se fez de rogada. 

A solteirona não dava o braço a torcer e aprontava pouca e boas com Carambela, até ser vencida pelo cansaço. Enredo de texto inspirado em Jorge Amado (Dona Flor e Seus Dois Maridos), transversaliza picardias para cena de Rua com os requintes bufões e comèdie del'arte ao universo caipira e nordestinês bem humorado.

Na preparação do elenco, Francisco Alencar; Ambientação sonora do Grupo; Maquiagem, André Ribeiro; Auxiliar, Adrielly Castro. Produção executiva de Jaqueline Mesquita e a Produção e realização do Grupo Fama Teatro. Classificação livre para 40 minutos de espetáculo.

Já no Theatro 4 de Setembro recebe, para o horário das 20 horas, quem toma a cena é "O Açougueiro", vindo de Rio de Janeiro RJ e Recife Pernambuco. N'O Açougueiro a interpretação fica por conta de Alexandre Guimarães. A assinatura de texto, encenação e plano de luz é de Samuel Santos.
Amor, preconceito e intolerância regem a narrativa da peça. A história de Antonio ( homem de infância pobre, que realizou o tão sonhado projeto de abrir o próprio açougue) e de Nicinha, sua mulher, ex-prostituta do pequeno vilarejo fincado no coração árido do sertão nordestino. 

O ator Alexandre Guimarães dá vida para nove personagens em enredo dividido entre, diálogos, cantos e manifestações da cultura popular do nordeste, como o aboio, cantigas do reisado e toadas de vaqueiro. 

Na preparação vocal, Nazaré Sodré, e na Corporal e composição de figurino, Agrinez Melo. Plano de maquiagem, Vinicius Vieira; Wilma Uchoa assina as costuras e os adereços em Origami são de Mariana Mazza. Opera a luz, Nardônio Almeida e a Realização é Alexandre Guimarães Produções. São 50 minutos de monólogo adulto ao drama e a classificação é para 16 anos.

A Galeria de Arte "Nonato Oliveira" (Club dos Diários) é ao tema história e memória da dança. O espetáculo "História da Dança" é um exercício do Curso Técnico de Dança da Escola Técnica Estadual de Teatro "Gomes Campos". A direção geral é de Chiquinho Pereira e a direção artística de Márcio Gomes e Marconi Lima.

O enredo para o mapa de dramaturgia dançada é sobre a cultura da dança, seu desenvolvimento cultural e artístico da sociedade no decorrer na linguagem manifestada, conceitos que regem a linguagem desde a pré-história, escolas do clássico, moderno e contemporâneo. 

A história da dança em seus momentos lineares e saltos evolutivos da arte que fala pelo corpo e interage com toda sociedade ao redor do mundo. As coreografias são assinadas Marconi Lima, Riomar de Jesus, Márcio Gomes, Martins Filho e Leonardo Barbosa. O elenco é formado por ex-alunos e alunas da "Gomes Campos" e os figurinos são da Fashion Fantasias. Pesquisa musical e edição, Márcio Gomes. 40 minutos de passeio pela história da dança e a classificação é livre.

A SenThe Programação Musical, após os espetáculos, começa às 22h30,  no Espaço Cultural "Osório Jr." (Espaço de Convivência "Rubens Lima"). Na noite desta sexta feira a SenThe recebe o Quarteto Theresina SAX, que tem a direção musical de Abiel Bonfim.

Quarteto de metais que reúne um seleto grupo de músicos de sopro da cidade, também integrantes da Orquestra Sinfônica de Teresina - OST, e que detém um repertório afinado de clássicos populares e eruditos e melódicos orquestrados às canções de salões e partituras de tradição reinventadas ao pop music.

Serviço:
hoje, 24 de março
***às 17 horas/Praça Pedro II - "Dona Flor e Seu Único Futuro Marido"
na praça que é de todos.
***às 20 horas/Theatro 4 de Setembro - "O Açougueiro"
***às 21h30/Galeria de Arte "Nonato Oliveira" - "História da Dança"
(a apresentação no 4 de Setembro tem interpretação simultânea em LIBRAS)
ingressos nas duas Casas
: (01) um a lata de leite em pó ou (01) pacote de fraldas descartáveis.

***às 22h30/EC"Osório Jr."(EC"Rubens Lima") - quarteto Theresina SAX
entrada Franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário