terça-feira, 21 de março de 2017

SenThe!

É tempo de Teatro!
por maneco nascimento

Hoje, 21 de março, às 19 horas, no palco do Theatro 4 de Setembro, será aberta a Semana Nacional do Teatro de Teresina - SenThe. De 21 a 27 de março a cidade será dominada pela cena teatral brasileira. 
 
Os espetáculos acontecem na Praça Pedro II; Theatro 4 de Setembro; Galeria de Arte "Nonato Oliveira" (Club dos Diários); Teatro "Torquato Neto"; Shoppping da Cidade e Parque da Cidadania. E, na ação denominada SenThe Social, ainda haverá apresentações nas instituições filantrópicas, Casa Frederico Ozanan, AMA e Lar da Esperança.

Um diverso de espetáculos, reunidos em linguagens de Teatro de câmara, comédias e dramas; de Formas animadas; Teatro de Rua, Dança nova(teatro e dança); licenças dramáticas imergidas na cultura popular e de tradição à cena viva. 

E, de quebra, haverá diálogos pelas Oficinas que serão ministradas, no período ("Duas vias: do corpo ao texto do texto ao corpo", por Gero amilo e Victor Mendes e "Teatro de Lambe-lambe", por Renan Eichel) + Lançamento de livros, no Café Literário "Genu Moraes".

Os espetáculos com agenda no Theatro 4 de Setembro também contarão com o recurso de interpretação de LIBRAS. 

Dentro da Semana de Teatro, somam-se 27 apresentações numa empreitada de 24 espetáculos participantes + a SenThe Social (em visita de espetáculos a entidades filantrópicas).

O Projeto Semana Nacional do Teatro em Teresina tem como prerrogativa livre e democrática aproximar, dialogar, interagir e dar nova margem de recepção a espetáculos, companhias e grupos de teatro nacionais que se empenham em fazer, manter a cena viva e, nem sempre estão no domínio das mídias, ou de circulação em amplitude maior, sejam estes de Teresina, municípios piauienses e capitais de outros estados brasileiros.

Na cena da Semana de Teatro, espetáculos vindos de São Paulo e Campinas, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará, Maranhão, Brasília – DF, Piauí - capital e interior, e os convidados que chegam do além mar, Holanda e Porto-Portugal. 


Na noite de abertura (21), além da Solenidade oficial, haverá a apresentação do Projeto "Suíte - Homenagem ao Amigo - Eleonora Paiva", que traz a atriz, coreógrafa e cantora piauiense e amigos. 

Na hora da homenagem, haverá ato de Dança, com resultado de Oficina ministrada pela própria Eleonora, na Escola de Dança "Lenir Argento"; o ato de Teatro, imersão em personagens que a atriz representou em montagens piauienses de "Os Dois Amores de Lampião Antes de Maria Bonita, Só Agora Revelados", de Chico Pereira da Silva, pelo Grupo Harém de Teatro e "Itararé, A República dos Desvalidos", de José Afonso de Araújo Lima, peça encenada pelo Grutepe. 

E, no ato 3, Música, "Suíte Musical" em que Paiva, radicada há muitos anos na Holanda, faz as vezes de cantora.

Após as apresentações no Theatro 4 de Setembro, ocorre a Programação Musical, a partir das 22h30, no Espaço Cultural "Osório Jr." (Área de Convivência "Rubens Lima"), em que, para o primeiro dia da SenThe, conta com a presença de um Quarteto de Violões, do Projeto Música Para Todos, e um Recital Erudito e Popular, com o violonista Erisvaldo Borges.

A Semana Nacional do Teatro de Teresina – SenThe abre as fronteiras democráticas às comunicações e interações estéticas ao teatro, à música, à dança, às festas e folias felizes das personas de formas animadas e gera encontros nas Oficinas que confrontam saberes, arte e técnicas, teatro-experiência.

Este Projeto acontece com a força, à realização, do Sesi  70 anos, Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, e tem a efetivação de práxis de logística e apresentação dos espetáculos, em Equipamentos Culturais de Teresina, da Navilouca Produções e Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro.

A SenThe é Ação artística e exercício cultural que também passa pela cultura solidária. As bilheterias dos espetáculos serão de ingressos trocados por (01) uma lata de leite ou (01) pacote de fraldas descartáveis, que vão beneficiar as instituições filantrópicas AMA, AMHOR, Lar da Esperança e a Vila do Ancião (Abrigo de Idosos).

SenThe aqui, do nosso lado. Cumpra-se cultura de teatro. Teresina Saúda a todos e a todas que compõem a SenThe e diz, Evoé, Teatro brasileiro! Estão aberta às falas e vozes que reiteram a Semana Nacional do Teatro de Teresina – SenThe.

Serviço:
"Abertura Senthe"
dia 21 de março
às 19 horas
no Theatro 4 de Setembro.
Entrada: 01 lata leite em pó ou 01 pacote fraldas descartáveis

troca de ingressos: na bilheteria do Theatro 4 de Setembro, a partir das 14 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário