domingo, 26 de março de 2017

SenThe. Que é alegria

para infantes
por maneco nascimento

A tarde de 25 de março (sábado), no Parque da Cidadania, o SenThe-Módulo Teatro de  Bonecos teve sua primeira etapa de risos e fantasia, lúdico e alegria espevitada do Teatro de Formas Animadas. 


A tarde planejada para quatro apresentações, por quatro companhias distintas de Teatro de Bonecos, teve que ser interrompida pela metade, porque SenThe. Porque se chove diversidade de Teatro, mas também precipita-se chuva dos céus que nos protegem.


Antes que a chuva chegasse, depois de duas primeiras ameaças de chuvisquinhos, ainda houve tempo da criançada, pais, e transeuntes do Parque da Cidadania, acompanharem as alegria aventurescas e fantásticas de mocinhos, cobras, histórias trancosas, mocinhas, homem da cobra, valentões e outros circunstantes das narrativas de Animados.

As Companhias que deleitaram público, até ser interrompida a agenda do riso, foram O Grupo de Teatro de Bonecos Fantochito, de Teresina, Piauí (Afonso Miguel e Chico da Nona), com as histórias felizes de fantoches e ventrílonecos e a narrativa histriônica de "A Flor do Mamulengo", numa dramaturgia, direção e encenação do próprio Afonso Miguel, 

(Afonso Miguel e seu Fantochito/por Francisco de Castro)

e "As Aventuras de Jeca Valentão", Grupo de Teatro Biboca (Teresina, Piauí) para texto e direção de Wellington Sampaio; Atores-manipuladores, W. Sampaio e Waldilio Siso e a música incidental, ao vivo, de Gilvan Oliveira.

As crianças interagiram, interferiram, deram sua contribuição e os Bonecos retornaram, com o que sabem, de melhor, encantar e envolver infantes e adultos na mágica fórmula de fazer rir e puxar plateia ao enleio do mundo das tendas e histórias conspiratórias do universo da alegria, de Bonecos, fantoches e animados.

Uma pausa, forçada pela ameaça de chuva iminente, as apresentações de "O encontro", do Teatro Lambe-lambe, de São Paulo SP, e "Um buraco no céu", do Teatro Balbinas Beduínas, de São Paulo SP, foram reagendadas para a tarde do domingo, 26.

Os Grupos paulistas entram antes da apresentação do espetáculo "Palha Assada", montagem de libelo circense a mergulho na pantomima, de clown clássico moderno, revisitada, do Grupo Teatro Oficinão/Corpos Teatro Independente.


O que se viu, na tarde de sábado, já deu uma ideia do que viria na hora da alegria do SenThe-Módulo Teatro de Bonecos. O restante das atrações, contar com o tempo de São Pedro e a boa agenda a ser compensada na tarde do domingo, 26.

SenThe. Que ainda tem Teatro nacional cumprindo tabela na cidade.

fotos/imagem: (divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário