quarta-feira, 22 de março de 2017

SenThe. Essa é sua!

SenThe. Teatro.
por maneco nascimento

Teatro três em Um. Nessa quarta, 22, a agenda SenThe é de três em um. Três espetáculos, no segundo dia da Semana Nacional do Teatro de Teresina. 

Teatro vivo. Cena dinâmica do teatro brasileiro em ocupação de Equipamentos culturais da cidade. 

Abrem-se cenas em que Teresina recepciona os artistas chegados, desde ontem(21), na cidade para a Semana de teatro em toda parte, em todo aparte de diálogos e interações estéticas.

Agende-se para hoje. Três espetáculos, três linguagens, três motes entre dramas e risos construindo a cena nacional que aqui se instala,  já a partir do cair da tarde.

***Às 17 horas, na Praça Pedro II, tem Teatro de Rua. O espetáculo "As Aventuras de Nego Chico e Catirina", montagem do Grupo Utopia de Teatro, de Teresina, Piauí, com direção de Chicão Borges. 

Baseado na cultura popular de tradição de mamulengos, a reinvenção para encenação com atores, na quebra do fabuloso das formas animadas, é da pecha de Chicão Borges à dramaturgia de Teatro de Rua.

Já, às 18h30, no Teatro "Torquato Neto", outra montagem piauiense, "O Diário de Uma Feirante", espetáculo solo com Wilson Gomes e direção de Claudenice Santos. 

O texto é do ator, jornalista, Wilson Gomes, e narra a história de memórias de uma feirante, do Mercado Central, que andeja pelas lembranças e dialoga com personalidades da cidade, enquanto interage com os netos, até dar o salto à eternidade para descanso dos momentos que tecem seu tempo de vida e morte.

E, para o horário das 20 horas, o Theatro 4 de Setembro recebe Elas, Rosa e Margarida, para tempo de regurgitar-se dores e dissabores em "As Malditas"
Com Carlos Anchieta e Franklin Pires, a montagem foi dirigida por Arimatan Martins. A produção executiva é de assinatura de Carlos Anchieta & Bid Lima. 

Com texto de Saulo Queiroz, a peça gera expectativa na cidade, depois da estreia do dia 16, quando foi lançada a SenThe. 

A Semana Nacional de Teatro de Teresina  - SenThe  a risos. "As MalDitas"  reúne, pela primeira vez, Anchieta e Pires,  em enredo que ainda não havia sido experimentado pelos dois atores.

Um drama e cômico dosados e, segundo Franklin Pires, a "peça é uma tragicomédia que conta a estória de duas irmãs que se odeiam , mas que por ironia do destino precisam passar o resto de suas vidas juntas. Mas suas vidas podem não durar tanto assim", conta. 

Ator, diretor de teatro e de cinema, roteirista de seus próprios filmes e jornalista, Franklin Pires diz que atuar ao lado de Carlos Anchieta é uma novidade e, trabalhar em algo mais denso e dramático que foge ao humor, tradicionalmente, realizado pelos dois é desafio abraçado.

"É novo, porque ele (refere-se a Carlos Anchieta) não vem do teatro e sim do humor. Mas é bom porque já éramos colegas e através desta peça estamos ficando amigos, nos conhecendo melhor , o que engrandece ainda mais as personagens, porque elas precisam ser muito íntimas", declara. 

Carlos Anchieta, ator e produtor executivo, com carreira afiada em Brasilia, vem afiado para provocar  muita risada, também, e puxar a atenção da plateia ao doce veneno das delicadas irmãs, com nomes de flores e almas de espinho. 

"As MalDitas" já garantem o milagre do bom teatro.  

A produção executiva dos espetáculo é de Carlos Anchieta & Bid Lima Produções da Cena brasis; cenografia de Bid Lima e Manu Andrade; figurinos de Bid Lima; caracterização e maquiagem de Danilo França; sonoplastia de Márcio Brytho e luz de Pablo Erickson.

Serviço:
hoje, 22 de março
***às 17 horas/Praça Pedro II - "As Aventuras de Nego Chico e Catirina"
***às 18h30/Teatro "Torquato Neto" - "Diário de Uma Feirante"
***às 20 horas/Theatro 4 de Setembro - "As MalDitas"
(a apresentação no 4 de Setembro tem interpretação simultânea em LIBRAS)
ingressos: (01) um a lata de leite em pó ou (01) pacote de fraldas descartáveis, aos espetáculos de câmara.

Troca de ingressos: a partir das 14h, na bilheteria do Theatro.

fotos/imagem: (divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário