quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Dança Nova

Nova Dança
por maneco nascimento

Sim. Ele vem dançar. No Sobrado, o + novo Espaço cult da zona leste da cidade. Palco para as linguagens que geram + arte cultura entretenimento circuitos alternativos de marcar identidade cultural.

A nova peça em Dança Nova. As falas e vozes em Nova Dança. A arte de corpos que falam em "Eólico", de e com Samuel Alvis. A temporada começa hoje, 16 e segue até de 19 de fevereiro.

De dezesseis a dezenove, quinta a domingo, às 20 horas, veja-se, curta, cumpra-se em arte Dança.

Siga a dica. E dance, dance, dance... 

[EÓLICO, de Samuel Alvis e Ireno Jr: 16, 17, 18 e 19 de fevereiro (quinta a domingo) às 20 horas. 

O projeto Quintura continua a todo vapor e esta semana a performance Eólico de Samuel Alvis e Ireno Júnior está em cartaz gratuitamente de 16.02 (quinta) a 19.02 (domingo) às 20h no Sobrado (Rua Darcy Araújo, número 2049, no bairro São Cristóvão, próximo à Av. Homero Castelo Branco).

Esta criação transita entre solo e dueto; corpo suporte e corpo obra levantando questões como: A obra é do corpo? Ou o corpo torna-se objeto da obra? E como ou quando uma obra deixa de ser?

O espetáculo criado por Samuel Alvís e Ireno Junior. Inicialmente somente um performando e o outro sensibilizando o processo, que median
te necessidades que é súbita da mesma, surge a questão que reinventa e desestabiliza mais uma vez os criadores, de como Eolico existe duas vezes na cena e se desdobra em dois.

EOLICO é solo, é dois, é uma intersecção de fatores que resistem na performance em si, processo que se desdobra em dois, pluralizando um momento mesmo com suas peculiares formas de singularizar o conceito da obra, que traz inerente nesse espetáculo um discurso de resistir no próprio corpo a tentativa de fazer, mover, fazer vento, dar a ver as fragilidades e as potencias.

->->-> EÓLICO, de Samuel Alvis e Ireno Jr: 16, 17, 18 e 19 de fevereiro (quinta a domingo) às 20 horas
.] 
fonte: (assessoria)

Opinião: 
"O espetáculo será apresentado ao publico em suas duas versões: Eólico solo e Eólico desdobrado, no decorrer dos dias.

O solo eólico foi criado a partir de alguns princípios: resistir, dobrar, torcer, girar, soprar. Pensando num mecanismo disparador para pensar o corpo como uma potência criadora e que resiste, tenta fazer. Como o corpo produz vento? 

Fazer vento seria resistir no corpo para continuar e sobreviver. Um sopro que é vital, Querida!

O desdobramento que me (Ireno) faz ir para a cena dançar surge como uma necessidade de inventar um contexto, um lugar para se pensar, refletir dança, que não seja físico estruturalmente, mas no sentido de ser no corpo, do corpo. Surgiram algumas inquietações: como seria o eólico dançado no meu/eu corpo? A obra ainda continuaria sendo a mesma? O que faz essa obra ser uma obra de dança?

O pensamento deste desdobramento surgiu em diálogo com o Campo - arte contemporânea e Demolition Incorporada na residência artística Teresinatohoku, onde foi apresentado à comunidade pela primeira vez em Janeiro de 2017.

Eólico continuará acreditando numa resistência através do corpo que tenta fazer, tenta re-existir e resistir no corpo para sobreviver." (Janaína Lobo)

Serviço:
"Eólico"
de 16 a 19 fevereiro
às 20 horas
Espaço Sobrado
Rua Darcy Araújo, 2049/São Cristóvão
(próximo a Homero Castelo Branco)

fotos/imagem: (Vicente de Paula assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário