quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Manifeste-se, rapaz!

Os artistas e promotores culturais da cidade se reúnem em Manifesto contra abertura de trecho de rua (senador Teodoro Pacheco), em frente ao Theatro 4 de Setembro e Cine Rex, no Corredor Cultural da Praça Pedro II.

A classe artística de Teresina realiza, daqui a pouco, na noite desta quarta-feira (18), às 18 horas, um Ato-Manifesto contra a abertura do trecho da rua Senador Teodoro Pacheco, que passa em frente ao Theatro 4 de Setembro. 

Esse trecho da rua está, há vários anos, fechado para o trânsito de veículos. Esse trecho isolado existe em atendimento à legislação de proteção de bens tombados e seus entornos. 

Agora, numa decisão de romper esse corredor de proteção, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Teresina solicitou à prefeitura de Teresina, a abertura para acesso de veículos automotores.
(arte visual Dino Alves)

Contrários a essa possível decisão de abertura da rua, os artistas prepararam ato artístico, marcado para as 18 horas, em frente ao Theatro 4 de Setembro. 

No oportuno da ação político cultural cantam Darlene Viana, através do projeto “Quanto Vale O Show?”, Os Caipora; James Brito; Cláudia Simone; Gomes Brasil; Bruno Lima; VR Produções; Piauhy Estúdio das Artes; Oficina "Procópio Ferreira"; André Russo e Élio Ferreira.

João Vasconcelos, coordenador do Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro, declara que abrir esse trecho da rua não resolve o que os lojistas esperam como solução de evasão de veículos. 

Para ele, a possibilidade de reabertura da rua é absurda e não irá resolver o problema do trânsito no centro da cidade. Consideramos a rua uma extensão da calçada do Theatro. É onde o público aguarda antes de entrar para os espetáculos. Precisamos nos assegurar em leis que amparam este isolamento. Essa possibilidade é absurda e não resolve nada”, aponta Vasconcelos.

Abrir a rua para passagem de carros, não é cabo racha de primeiras novidades, outras tentativas já correram por esse discurso. A manifestação da opinião pública e classe artística surgiu a partir de uma solicitação da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Teresina para que a rua fosse reaberta.  

A Coordenação de Registro e Conservação da Secretaria Estadual de Cultura – Secult já encaminhou à Prefeitura de Teresina um parecer desfavorável à reabertura deste trecho da rua Senador Teodoro Pacheco. 

Para a coordenadora de Registro e Conservação da Secult, a arquiteta Patrícia Mendes, a abertura do trecho causaria impactos negativos e desdobramento de problemas ao patrimônio edificado. 

Poluição sonora, abalo na estrutura dos imóveis históricos (na sua maioria do século XIX), falta de acessibilidade para o Complexo Cultural, e prejuízos diretos à paisagem urbana e à memória teresinense, seriam alguns dos problemas que acarretariam ao patrimônio.

O Theatro 4 de Setembro, assim como o Club dos Diários e o Cine Rex, todos são bens tombados a nível estadual e,compõem o sítio arquitetônico da Praça Pedro II, logradouro este também protegido por lei municipal nº 1.959 de 16.08.88.

Fábio Novo, como secretário estadual de Cultura, também é manifestamente contra a reabertura da rua. Temos que garantir a salvaguarda desses patrimônios. Nessa área há bens tombados nas esferas municipal, estadual e federal. Nós somos contrários à reabertura”, finaliza Novo.

fotos\imagem: (Jorge Carlo)
arte visual "Quanto Vale O Show?" (ascomSeCult)
fonte\matéria: (ascomSeCult)

Nenhum comentário:

Postar um comentário