quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Dia 06 de janeiro...

é dia de festa de Reis

Nesta sexta feira, dia 06 de janeiro, comemora-se em território nacional o Dia de Reis. Em Teresina também se festeja esse Dia. A Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult preparou uma programação que começa logo cedinho. 

A partir das 7h30 da manhã, em frente ao Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes começam as atividades. Em seguida, o Cortejo de Reis desce pelo centro comercial até a Álvaro Mendes para alcançar a frente do Club dos Diários, onde faz a segunda parada. 

O Cortejo segue, depois à Escola Estadual de Dança "Lenir Argento" (pátio interno do Centro de Artesanato "Mestre Dezinho") e se dirige, em contínuo, pela Paissandu e Sete de Setembro até chegar ao Palácio de Karnak, local que encerra o Cortejo de Reis, em grande estilo, revigorando-se uma das mais tradicionais e repetidas Festas de tradição da cultura popular religiosa luso brasileira.

A Festa de encerramento e Cortejo têm como atração o Reisado Boi Estrela, do Mestre Branquinho, da Comunidade Rural Buqinha.

Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do oriente" (Mateus 2:1) que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".

Na tradição popular brasileira e, mais especificamente nordestina, os brincantes visitam casas e repetem os cantos, em louvor ao Menino Deus e apresentam personagens, que foram, ao longo da Festa representada, sendo incorporadas à tradição do Dia de Reis,  como A Cigana, Os Velhos, O Galo, A Burrinha, Os Caretas, O Jaraguá, A Ema, O Boi e os Reis representados pelos músicos tiradores das canções. 

Cada personagem tem seu momento de solo, com sua música de identidade. Ao final recebem oferendas, ou mesa de iguarias, quando encerrarem a cantilena religioso popular.

 
(arte Reisado de Floral [Assis costa])

Nenhum comentário:

Postar um comentário