sábado, 28 de janeiro de 2017

Cultura e Memória

História da Humanidade
por maneco nascimento

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi comemorado nesta última sexta feira, dia 27 de janeiro.

Esta é uma data dedicada à homenagem das milhões de pessoas que foram torturadas e mortas nos campos de concentração, comandados pela Alemanha Nazista, durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945).

Dentre as milhões de vidas perdidas pelas mãos dos nazistas, a maioria era judeus, negros, homossexuais e ciganos – grupos sociais que eram considerados “inferiores”, de acordo com a ideologia Nazi, das ideologias de "raça" arianas.

No total, estimam-se que tenham sido assassinadas mais de seis milhões de judeus durante o Holocausto.
Pela dimensão da crueldade que se deu pelo Holocausto é tão assustadora que, para tentar evitar episódios semelhantes no futuro, foi criada a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

A Origem ao Dia Internacional da Lembrança do Holocausto

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi criado por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), através de uma Assembleia Geral, pela resolução 60/7, de 1 de dezembro de 2005.

O 27 de Janeiro foi escolhido por ter sido o dia, em 1945, que aconteceu a libertação do campo de concentração de Auschwitz, considerado o principal do regime nazista.

bônus
*****Ninguém melhor que a literatura, o cinema, registraram essa memória da história da humanidade.
*Audiovisual
Nas telonas e séries de tevês, filmes como, Holocausto (série), A Lista de Schindler, O Menino do Pijama Listrado, O Pianista, A Vida é Bela, Fuga de Sobibor, Trem da Vida, Os Falsários, Noite e Neblina, Bent, Auschwitz - Holocausto - Completo (filme documentário), entre tantos outros roteirizados, deram tanta vazão a momento tão incomum de abuso, violência e poder destruidor sobre povos e etnias.

*Exibição de filme
Nesta segunda (30) e terça feira (31), de janeiro, será exibido , dentro do Projeto "É Proibido Cochilar", o filme de Steve Spielberg - A Lista de Schindler.
No Teatro "Torquato Neto"
às 12 horas,
A Entrada é Franca!

fonte de pesquisa: (www.calendarr.com)
fotos\imagem: (foto stil - Lista de Schindler\capas de filmes\\reprodução web)

Nenhum comentário:

Postar um comentário