quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

"Natal Pela Cidade" na P2

esse feliz Natal musical
por maneco nascimento

O "Natal Pela Cidade" fez sua segunda noite de apresentação, na Praça Pedro II, dia 21 de dezembro de 2016, a partir das 18h30.

Quem acompanhou o momento ímpar e musical não se arrependeu. Foi tempo feliz da canção e instrumentos e coro infantil e vozes arrebatadoras de intérpretes vencedores do Concurso da Canção Música Para Todos - Novos Talentos.

Um repertório diverso, atrações luxuosas e uma alegria aos ouvidos de quem pode acompanhar essa hora do Feliz Natal musical, apresentado no ruge-ruge da P2.

A Orquestra de Violões Música Para Todos, coordenada pelo professor Damião Bezerra, fez as vezes da entrada do "Natal Pela Cidade" e evoluiu repertório diverso do cancioneiro nacional.

As cordas de aço do coletivo de violões vibraram a boa resposta de práxis e aprendizagem musical e expansão da ideia de como é bom saber tocar um instrumento, que fala aos ouvidos atentos.

Na pauta das canções instrumentalizadas pelos velhos e doces sons do violão, hits tradição como "Felicidade" (Lupiscinio Rodrigues); "Luar do Sertão" (toada brasileira, também atribuída a João Pernambuco, originalmente, um coco intitulado "Engenho de Humaitá". "Luar do Sertão" foi defendida, por Catulo da Paixão Cearense, em toda a vida, como de sua autoria).

+ melodias sentimentais, entre outros belos sucessos perolados da MPB, foram nota chave na noite.

Em seguida, apresentou-se o Coral Simões Filho Para Todos (projeto desenvolvido na Escola Municipal Simões Filho, bairro Cristo Rei, em parceria/convênio com o Música Para Todos).

O Coral, coordenado pelo professor Junior Francisco, um coletivo de sabiás, em tenra idade, entoando canções natalinas.

Vinte e duas vozes de crianças que preencheram os céus e chão e ruas do entrono da P2. E, sob o teto das estrelas e guardadas pelas árvores do logradouro público, as vozes infantis dispensaram felicidade musical, através do canto Coral.


Uma alegre emoção de ouvir cantar, em coro feliz, melodias e arranjos de quem sabe facilitar e abrir a importância à canção, musicalização e prática de canto aos jovens e futuros intérpretes que compõem o Coral Simões Filho Para Todos.

Era um ninho de imberbes uirapurús arrojando suas vozes coralizadas e distribuídas à afeição da recepção transeunte, curiosa, respeitosa e público que agendou-se para vir conferir o "Natal Pela Cidade" instalado na Praça Pedro II.

Também se apresentaram na noite três cantoras número 1 (Paula Milena, Irla Milena, Chelsea Dayse) e o cantor premier (José Moreira), por duas vezes laureado no Concurso Novos Talentos (frutos do Festival da Canção) desempenhado, na cidade, pelo Projeto Música Para Todos.

As apresentações do Novos Talentos, com a coordenação do professor Sílvio Rosário, teve ainda a participação do percussionista Roberto Carvalho.

No palco em duetos, quartetos e tercetos, esses Novos Talentos enlevaram a canção e encurtaram o caminho, entre o céu e a terra, ao soltarem a voz, em técnica, emoção e sensibilidade apurada vocal.

Foi uma noite para não esquecer, olhos e ouvidos guardam memórias musicais delicadas e performances vocais equalizadas pelo sabor de bem cantar e sentir prazer ao desprendimento da canção interpretada.

O "Natal Pela Cidade" cumpriu sua pauta da noite de 21 de dezembro e marcou boas colheitas interagidas no Projeto que reúne o Governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura do Piauí e o Música Para Todos, numa dinâmica de ação de um Feliz Natal musical.

Show!
E, na agenda dessa quinta feira, 22, + "Natal Pela Cidade", dessa feita nos Jardins do Palácio de Karnak, a partir das 18 horas.

Quem ainda não teve a oportunidade de seguir o rastro dessa Estrela musical, corra!
Nesta noite se apresenta a Orquestra Jovem do Projeto Música Para Todos.
Não precisa pagar pra ver, a entrada é Franca!
É só chegar ao Karnak e conferir in loco.

A agenda, no Karnak, se repete na sexta feira (23).
É Natal. É musical.
É "Natal Pela cidade"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário