segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

A mulher das tintas

impressas livres
por maneco nascimento

Ela cresceu, talvez, gostando de ler e, provavelmente, desenvolveu o gosto pela criação de texto também. E o tempo definiu-a como autora, dramaturga de mancheia. Em seu desempenho, tem a favor, o fato de desenvolver o bom humor, senso crítico acirrado, textos concisamente eficientes e de feição política apurada, licenciados sem amarras, nem armadilhas panfletárias.

Simples assim, ricos assim, reflexivos assim e cheios de novidades prospectadas do cotidiano e transformadas em letra dramática para leituras deliciosas e, caso intente, para montagens sugestíveis pois a carpintaria textual ao teatro da cena gera, em potencial, pano para toda a manga da camisa que veste qualquer caixa cênica.

"Teatro (In)Completo - textos curtos Vol. 2" [Esquetes e Peças em 1 Ato], de Isis Baião, reúne uns 30 números de delicados de vozes e falas sociais, às vezes da linguística dramática, que prende qualquer leitor.

Textos curtos; linguagem corriqueira, em nada vulgar; situações risíveis e críticas; solidão, relações domésticas em contextos diversos; culpas familiares, pecados e relações intrincadas; falastrisse da idade, entre outras histórias hilárias de ironia afinada.


(memórias do Lançamento da obra em Teresina/foto: divulgação)

Sua obra está dividida, ao volume II - Textos Curtos, na Parte 1 - Esquetes: temas para "A mulher, seus fantasmas e questões"; Inossance a repórter que está acima e no além da notícia (em 4 episódios); Dos pequenos absurdos e algumas ironias da vida. Na Parte 2 - Peças em 1 ato.

Na medida que se vai penetrando nas pequenas ironias e afiadas picardias isisbaianianas + se vai revelando a qualificada arte de, em reduzido de textos, absorver temas e assuntos capitaneados ao riso, sem perder a ternura do discurso político intrínseco e necessário ao senso crítico que busca fazer apreensão do leitor.

Não há como não envolver-se nas histórias narradas por personagens comuns que sempre têm uma deixa, ou fala que abre precedente ao riso reflexivo e pontual de construir narrativas que vão sempre apontar humanidade identitária de qualquer um(a) que passe as vistas no "Teatro (In)Completo - textos curtos Vol. 2."

Vistos, aos olhos, os textos curtos e peças em um ato são doce deleite de aprisionar atenção da boa leitura. Vistos, à cena montada, devem + validar a construção textual tão direta, pragmática e histriônica, sem apelativos do gargarejo, haja vista o tom das vozes feitas falas sociais já se bastam à montagens inteligentes de valorização da dramaturgia textual, em livre cumplicidade da dramaturgia de cena conquistada ao sabor do teatro conspirado.

Falar de Isis Baião e seu Teatro (In)Completo, como leitor, é de uma impressão muito particular.

O ideal é que cada leitor(a) possa adquirir e ler o "Teatro (In)Completo - textos curtos Vol. 2". A recomendação é apaixonada, mas ter a própria experiência de leitura, conferir in loco do que se fala, é bem melhor que ficar a regurgitar impressões de outras pessoas.

Leia Isis Baião e descubra onde moram essas personagens que povoam o universo da dramaturga e que muito nos podem facilitar ao bom riso, como também ao pensamento crítico que expia a sociedade que se nos espelha.

Ótima leitura, recomendável a leitores e leitoras curioso(a)s e amantes de teatro.

fotos/imagens: (reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário