segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Um Dia de Culturas

no Dia da Cultura
por maneco nascimento

No último dia 05 de novembro, Dia Nacional da Cultura, data também de nascimento do articulista e grande intelectual brasileiro, Rui Barbosa, a cidade de Teresina fez suas loas à data e, o Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro cumpriu rituais e ritos comemorativos ao Dia da Cultura Brasileira.

Com ações iniciadas às 10 horas e, que na tarde, reiniciou-se a partir das 17 horas e seguiu pauta adentro da noite de festa e comemorações pela Cultura nossa de cada iniciativa.

À frente do Club dos Diários, 10 horas, do sábado, 05, a Orquestra de Cordas Juvenil do Projeto Música Para Todos (Instituto Santa Rita - icsra) deixou um leve, silencioso e delicado recado musical a quem correu os caminhos da calçada do Club.

O repertório do Coletivo musical, um requintado de melodias sentimentais, desde temas do cinema internacional (Sing in the rain), entre outras variações temáticas afinadas, aos instrumentos, bem tocadas e afiadas à técnica desempenhada pelo(a)s músico(a)s que àquela juventude toca e encanta. O público ia passando, parando, ficando e, aos poucos, estava feita a obra da arte, atrair e prender a atenção de plateias.

Foi uma manhã de sagração das primaveras musicais que por aqui se toca e leva o nome do Projeto Música Para Todos. Se podia perceber a satisfação do público, ao se deparar, pela manhã, com um sábado em fuga do lugar comum, tecendo as horas com música instrumental clássico popular e acendendo a manhã, em licença poético musical, feito o galo de João Cabral de Mello Neto, a cumprir melodia no tecer do dia.

Assim, começou a manhã par o Dia da Cultura, muito obrigado, ao ritmo músico instrumental coletivo pelas mãos da Orquestra de Cordas do Projeto Música Para Todos. Com o curso do dia, à tarde, às 17 horas, no Teatro "Torquato Neto", o tempo foi de cinema de produto e produção piauienses, pelas câmaras fotogramáticas e, câmera na mão, de Dalson Carvalho.

O artista, cineasta e filho do Piauí apresentou filmes que produziu desde 1998 (a primeira vídeo experiência) até os + novos rebentos de 2014, 2015... (vídeo dança, poemas e clipes). De 1998, "Sem Sentir". Em 2008, o maior de todos os exibidos, "Quem São os Mestres". Os de 2013, "Primeira Camada" (video-dança); "I Feel So Sad This Evening" (vídeo-clipe). 

De 2015 os vídeo-poesias "Número 5" e "7 Recomeços" e, como último filme, um vídeo publicitário, feito à prova de que a arte e o artista ganham maturidade na experiência, estudo, pesquisa, técnica e razão sensibilizada. 

Tarde produtiva e um revigor de cinema novo desses novos autores, que também passam pela demografia artística do cinema piauiense. Parabéns à cultura do cinema que também se viu e discutiu no Dia Nacional da Cultura. Dalson Carvalho ainda falou da volta pra casa, dos projetos de oficinas, workshops, cinema-teatro e novos filmes a serem produzidos, apresentados no correr dos dias que seguem de 2016 e entram em 2017. Evoé, cinema local!

Quando a noite chegou, era a hora de teatro. No Café Literário "Genu Moraes" (Sala Piano Bar), às 18 horas, aconteceu a Leitura Dramática  da obra "Uma Cama Quebrada", texto de Roberto Muniz Dias e direção de cena e leitura facilitadas pela atriz e diretora Silmara Silva. 


O elenco faca afiada, de "Uma Cama Quebrada", composto por Carlos Aguiar (Coletivo Piauhy Estúdio das Artes) e Júnior Marks, Marcelo Rêgo e Vitorino Rodrigues (Grupo Humanitas de Teatro, de Timon- Ma/Teresina - Pi).

(foto/registro: Fábio Novo)

A realização da obra lida, um Projeto do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes, que designa o Ciclo de Leituras Dramáticas que, para a audição do Dia da Cultura, concluía a 23a. edição do Projeto. 

Uma ideia original que reúne atores e atrizes do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes + atores e atrizes convidado(a)s da cidade, tem deixado marcas de boas memórias, não só por trazer à cena leituras concentradas e fiéis a autores locais, nacionais e estrangeiros, mas por também fidedgnar atos de Leituras Dramáticas a públicos distintos e afeitos à ação dramática e olhares especiais aos textos selecionados. 

Para a noite de 05 de novembro, uma atenção ao texto de Roberto Muniz Dias. Tema dramático, de relação de triângulo amoroso homoafetivo masculina, o mapa de dramaturgia de cena, criado por Silmara Silva e reiterado pelo elenco leitor, deu um salto do original, bem encorpado da obra do autor, e consignou cena viva, discursiva das relações amorosas e humanas.

A ótima leitura fincou pé direito, aos esquerdos e destros caminhos e (dez)caminhos para outras aritméticas da construção e compreensão da natureza humana, por meio de drama, literatura dramática e construtivismo do teatro que, por aqui, perpassa pelas cenas, iniciativas, talentos testados e postos à prova dos nove, quando um texto eficaz provoca uma ação dramática equilibrada e potente e interage novos diálogos.

Carlos Aguiar, Júnior Marks, Marcelo Rêgo e Vitorino Rodrigues aquecem a cena, num desenho lógico-dramático de arquitetura ardente e vigoram suas individualidades de intérpretes, emprestadas ao conjunto que evolui à caldeira das emoções, sentimentos regurgitados à mesa das espias (o público concentrado e volumoso a uma noite de sábado). 

Boa peça, uma dália introjectada na página de licença dramática do autor e saltados impulsos inteiriços do falar, ampliar as vozes dramáticas, feito vivaz pulso do teatro vivo. Belo ato de Leitura Dramática.

Da recepção de "Uma Cama Quebrada", o público acorreu ao Lançamento do Livro "Teatro (In)Completo Vol. 2", obra da dramaturga piauiense Isis Baião. No Café "Genu Moraes" (área de convivência-Bar), a autora concedeu noite de autógrafos a aluno(a)s da Escola Técnica Estadual "Gomes Campos" e convidados. Muito prestigiada a autora, sua obra e os comemorativos culturais, direcionados à literatura dramática editada e ampliada às mãos de leitores.

Ainda havia +. No Theatro 4 de Setembro, 19 horas, as homenagens voltaram-se à cantora e compositora popular Maria da Inglaterra. Artistas, intérpretes, músicos, instrumentistas, amigos e fãs de Maria da Inglaterra vieram participar, conferir Show à base do DVD gravado, com música da artista, o "Entre Amigos".


Rosinha Amorim, Roraima, Daniel Hulk, Geraldo Brito, Lívio Nascimento, Júlio Medeiros, Bruno Moreno, Gilson Fernandes, entre outros +, que festejam Maria, vieram compor a 1. Mostra Tremembé Sesc de Música, numa realização do Sesc Regional Piauí. Uma cortesia graciosa à querida Maria da Inglaterra e uma justa homenagem a grande compositora popular de nosso rincão cultural. 

E, para o fim dos festejos do Dia Nacional da Cultura, no Espaço Cultural "Osório Jr."/Bar do Club dos Diários -BCD, teve MPB bossa nossa, com voz e violão de Taiguara Bruno, às 21 horas. 

Todas as ações cumpriram seus próprios rituais de atuação às linguagens que representam e repercutiram cultura e arte da cidade, do estado e das oficinas criativas e laborais das artes e culturas piauienses.

Um Dia de Culturas no Dia da Cultura fez-se força ativa e energizou átomos e matérias culturais que, contidas no Dia da Cultura Brasileira, revelaram e reviveram a face e arte da natureza humana que integra o ser cultural que impulsiona a vida das civilizações.

Sociabilidades, interações, dialogismos, intervenções, arte reinventada, cultura redimensionada. Cultura que viva, porque manifesto humano da própria natureza do estase à intrusão, ação e recriação da ação(David Ball) que arte e cultura de preservação da própria memória, de cultura e arte, vida, posteridade de comportamento e humanidades reveladas.

Evoé, Dia Nacional da Cultura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário