sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Palmas pra que Te quero!

Os Melhores do Ano
por maneco nascimento

Nesta noite de sexta, 25, às 19 horas, no Theatro 4 de Setembro, serão conhecidos os nomes dos agraciados com o Troféu "Os Melhores do Ano do Teatro Piauiense". O Troféu 2016 homenageia a dramaturga e escritora Isis Baião.

A partir das 19 horas o tapete das Estrelas estará aquecido pelo brilho de atores, atrizes, diretores, cenógrafos e aderecistas, iluminadores, sonoplastas e homenageados com a estatueta que comemora + um ano de produções cênicas, da área do teatro, produzidas na cidade e no Estado piauiense.

Espetáculos adultos e infantis e os prêmios artísticos e técnicos numa disputa saudável que reúne a cena que marcou pauta e percurso de vida no palco. Grupos e companhias teatrais e suas identidades criadoras e criativas de reinventar o teatro amador, no sentido de amar a arte de Baco, profissionalizado à expiação pública e produzido nesse território da terra do sol do equador.

O Troféu "Os Melhores do Ano do Teatro Piauiense" é uma iniciativa da A&C Produções e Promoções Culturais e a Grande Otelo Cia de Teatro.

Desde 2012 o Troféu premia os espetáculos montados no estado do Piauí, em caráter profissional. Às categorias contempladas são 13, destacadas à valorização da cena construída e vívida.

Melhor Ator
Melhor Atriz.
Melhor Ator Revelação
Melhor Atriz Revelação.

E os Prêmios Técnicos,
Melhor Direção.
Melhor Espetáculo.
Cenografia.
Figurinos.
Sonoplastia.
Iluminação.
Autor piauiense ou residente.
Produtor em Destaque no ano.
Grupo em Destaque no ano.

Para Edson Jr., integrante da Comissão do evento, "Além de eleger os Melhores Entre os Melhores(lema do evento), valorizamos a arte teatral do nosso estado. Elevando o nível da autoestima de nossos artistas que sempre foram referência no Brasil afora, visto que ao premiá-los referendamos por meio de equipe de artistas e técnicos especializados nas diversas áreas do teatro a qualidade técnica e artística dos trabalhos realizados ao longo do ano. Escolhemos ainda personalidades expoentes da história do teatro piauiense", declara.

Este ano - 2016 - foi escolhida à homenagem a dramaturga mineira, erradicada no Piauí, Isis Baiao. Com carreira pautada em cenas da vida política nacional, criou nome no meio teatral brasileiro, por meio de montagens de grupos na Cidade do Rio de Janeiro.
Formada em jornalismo, Isis escreveu para os maiores jornais do Brasil, entre os anos 1978 aos 2000. De volta a Teresina, a dramaturga mantém uma vida dedicada à literatura dramática, ministrando oficinas de construção de textos teatrais (já em terceira edição à formação de novos autores, com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura do Piauí -SeCult) e tem movimentado a cena local, com sua presença, bom humor e zelo pelo texto e fazer dramático literário.

O Troféu Os Melhores do Ano é realizado sempre no mês de novembro, em uma cerimônia de entrega das estatuetas douradas, após a conclusão de eleição dos Indicados (três melhores de cada categoria). Uma equipe formada por atores, diretores, técnicos, coordenada por Aci Campelo, dramaturgo e idealizador do Projeto, elege Os Melhores.

Nesse ano, o evento acontece às 19h, nesta sexta, 25, no Palco do Theatro 4 de Setembro. A premiação, na agenda de hoje, antecede a V Mostra Sesc Natalina de Corais - Sesc 70 Anos.

A festa de premiação reúne toda a classe artística, indicados, amigos e convidados e sempre repercute uma noite de congraçamento dos artistas, em nome do teatro piauiense.

Serviço:
Troféu "Os Melhores do Ano do Teatro Piuiense - Ano Isis Baião.
às 19 horas
Theatro 4 de Setembro

Entrada Franca!

fotos/imagem: (divulgação/acervo do Troféu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário