sábado, 26 de novembro de 2016

Cobra?

uhn- nam!
por maneco nascimento

Era noite de Prêmios! Já se havia testemunhado a entrega do Troféu Os Melhores do Ano do Teatro Piauiense que, nesse 2016, levou o nome-homenagem da dramaturga mineira, radicada piauiense, Isis Baião. A premiação aconteceu no Theatro 4 de Setembro, antes da V Mostra Sesc Natalina de Corais.

O testemunho da outra premiação seria no Espaço Cultural "Osório Jr."/Bar do Club dos Diários. O público de artistas, amigo(a)s, convidado(a)s e premiado(a)s  migrou do Theatro 4 de Setembro para festejar o Prêmio Os Melhores do Teatro Piauiense, participar de um coquetel comemorativo da Premiação e interagir no momento do Troféu Cobra 2016 - Ano Renato Caldas.

A recepção aos festejos dos Prêmios/Troféus esteve à voz de Carlos B. Filho&Banda, patrocinadíssimo pelo criador do Troféu Os Melhores do Ano (Aci Campelo). 

Um show pra lá de pop bossa nossa, com repertório MPB afiada, a passeio pelos anos 80 e outros hits que marcam a nossa velha e bela calça colorida canção brasileira.

Mas havia uma inquietação. Toda a noite estava de uma frugalidade sinestésica e os calores que atraíam curiosidade inquieta eram de atração e reunião das Cobrasx concorrentes, eleitoras, espectadoras que aguardavam esse espetáculo de escolhasx.

As categorias de ofídico concorrentes eram, I. Cobra Cupim; II. Cobra Polêmica; III. Cobra das Vaidades Virtual; IV. Cobra Coral; V. Cobra Disfarçada de Amiga.

Também houve os Prêmios Cobras Especial, definidos à eleição, ou escolhidos pelas brechas do Estatuto de Eleições e Premiação das Cobras, para sufrágio fechado da Comissão de Ofídicos. Das decisões da Comissão Ofídica deu-se às duas Categorias também premiadas.

O Hour Concour "Cobra de Gabinete" que, a princípio, numa eleição secreta, havia dado o Troféu a Allan John. Mas cobrisses de última hora incorporaram uma nova Cobra, que forçou a divisão do Troféu. O Prêmio/Troféu Hour Concour "Cobra de Gabinete" ficou às Cobrasx Allan John&Márcia Tajra.

O outro Prêmio Criado e levado a sufrágio, com respostas imediatamente surpreendentes, foi a Grupos de Whatsap que tem mais Cobra por metro quadrado. A eleição foi relâmpago, como bote de cascavel de lajeiro, ou de jaracuçu de quatro ventas emboscando o bicho que passar em seu caminho.

E, na quebra do protocolos estatutários, a Comissão Ofídica abriu uma raríssima exceção, na hora, e deu + um. O Prêmio à Cobra Sonsa. 

Cobrisses à parte, o encontro, pilhérias e inoculações inocentes de perfídia e peçonha transcorreram à hora e vez das augustas matracas de Cobrasx criadas exibirem as peles e, vencerem as que tiveram + guizos na ponta do rabo afinado, bruscamente, ou que engoliram as Outrasx, enquanto estas contemplavam a lua de sangue ofertado via presas acesas.

Na categoria Cobra Cupim, houve um cabo racha, medido à força do estilingue do bote certeiro. Concorrem ao Título deste ano à Cobra Cupim, 
* Marco Aurélio
* Kleiton Marinho
e a *ProtegidA por medida cautelar anti-ofídica.
Mas levou a melhor, o Marco Aurélio, da gerência administrativa do Theatro 4 de Setembro.

Concorrentesx à Categoria Cobra Polêmica: 
* Cobra Reijane Telma
* Luzia Amélia
* Cobra Carla Ramos.
Na ponta do salto-cauda vertical, feito valentia de caninana, a destreza polêmica manifesta, a qualquer canal de exposição, da bailarina e coreógrafa Luzia Amélia deu-lhe o Título de Cobra Polêmica 2016.

As artes  visuais foram muito bem representadas pelos matizes e conceituais criativos que rompem fronteiras das tintas expressivas. E, a esse viés de concorrência, na Categoria Cobra das Vaidades Virtual, três nomes pesaram na conta de disputa. 
* Avelar Amorim
W. G
* Hudson Melo
Mas, o fiel da balança definiu W. G., como a Cobra das Vaidades Virtuais, para este ano. 
Quem for Cobra observadora sabe que os muros, paredes e fachadas da periferia e memorial patrimonial arquitetônico abandonado têm uma tinta nova. 
Assinada pelo artista visual, como definiu João Vasconcelos (da Comissão de Ofídicos), ao citar o trabalho de W.G. que inspira arte e crônica social urbana, em pincéis dedicados à Vila Jerusalém. 

(foto/imagem: Moura Alves/O Dia)

E à Cobra Coral do Ano, concorreram umas de tradição indiscutível e outra que vira e mexe aponta seu pingo concentrado de peçonha. As concorrentes: 
* Cobra Waldilio Siso
* Paulo César Liberato (Técnico do Theatro 4 de Setembro)
* Cobra Francisco Pellé
No estalar da eclosão vivípara, a nova Cobra ao Título, mas velha na prática de jogar botes certeiros, com gotas escorridas nas presas afiadas, foi Paulo César Liberato. 

Quem disse que Cobra não é Amiga? Ou se não é, sabe usar de disfarces. Que não se esqueça da fábula do Paraíso, mais amiga impossível. Pois deu Cobra Disfarçada de Amiga, no certame. As concorrentes à Cobra Disfarçada de Amiga, que embateram espaço no páreo foram: 
* Elizângela Oliveira
* Luciano Brandão
* Ricardo Totte 
A grande vencedora na Categoria foi o músico e cantor Ricardo Totte.

No Hour Concour "Cobra de Gabinete" se entrelaçaram a dourar o Título, as Cobrasx Allan John e Márcia Tajra.

Já o Título às concorrentes de Grupos de Whatsap que tem mais Cobra por metro quadrado teve uma disputa encetada peçonha a peçonha. Eleição rápida e antecipada, já se sabia o resultado quando se abriu eleições às outras Categorias de tradição. Concorreram feito luta heroica e fabular de Cobra engolindo Cobra, os Grupos: 
* Grupo Talheres da Zona Leste
* Grupo Sem Avelar Amorim
e o * ProtegidO por medida cautelar anti-ofídica.
Venceu, em disparada, feito caninana perseguindo presa, o *ProtegidO por medida cautelar anti-ofídica.
Quanto à Categoria criada, de última hora, pela Comissão de Ofídicos, que agraciou a Cobra Sonsa, não deu Outra. Na hora de fechar em um nome, representativamente, eficiente, o Título caiu feito coroa de rainha da fábula das sonsas na cabeça de Leide Sousa, produtora cultural da cidade.

Prêmios/Troféus entregues à guisa de premiados, Carlos B. filho voltou ao palco e dividiu a alegria de bem cantar, enquanto as Cobrasx degustavam sua ambrosia conquistada.

Evoé, Cobrasx 2016.
Seja feita a vontade d'Elas. 2017 não tarda. 
Cobra que é Cobra, em pele e atos cobreados de vida ao curso, sempre deixam rastros vertiginosos!

O Cobra 2016 - Ano Renato Caldas tem Patrocínio da Cobra Esxtrangeira enroscada numa rama de abóbora (João Brito) e o Apoio do CCCDiários/Theatro 4 de Setembro e do Movimento Cobrasx pra que Te quero.

fotos/imagem: (divulgação/registros do Cobra 2016// Moura Alves - O Dia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário