quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Cinema Piauís

fita dalsoncarvalhiana
por maneco nascimento


No Dia da Cultura Brasileira tem conversa sobre cinema e Mostra de Cinema piauiense, da pecha criadora de Dalson Carvalho.

Neste sábado, 05 de novembro, tem uma parada obrigatória para tratar, falar, demonstrar e viver cinema, de piauense, produzido aqui e alhures.

Às 17 horas, no Teatro "Torquato Neto" (Club dos Diários) a palavra será cinema.

A Mostra de Cinema Dalson Carvalho.

Serão exibidos filmes selecionados do e pelo Cineasta , desde o inicio da sua carreira, em 1998. Dalson Carvalho esteve fora do Piauí, por sete anos, trabalhando em várias produções nacionais e internacionais. Agora retorna ao estado e desenvolve seu projeto de Vídeo Poesia.

Atualmente, Dalson escreve, filma, edita e compõe as músicas para seus filmes. “Estou de volta para rodar alguns vídeos poesia sobre nosso estado, como uma declaração de amor ao Piauí", declara o artista. 

Numa nova perspectiva de ver e focar na cena e fotograma que gera cinema, Carvalho desempenha um olhar sobre  aldeia, o tema que se transforma em filme. “Pude olhar nosso estado de longe e isso me trouxe uma nova perspectiva sobre a beleza natural à nossa volta”, matura o cineasta.

Sobre criar poemas, prosa, música e desenvolver a arte que se completa e pede interconexão no trabalho que apresenta, diz que que houve o preenchimento de uma lacuna. “Eu sempre escrevi poemas e tenho alguns romances escritos, inclusive um deles está publicado e pode ser adquirido na Amazon e se chama Sobre a Juventude”. 

E ainda, “Então existia essa lacuna entre o meu cinema e o meus textos e a música foi a ponte entre esses dois amores. É inspirador e também desafiador começar do zero aos 33 anos , o estudo de uma nova arte, mas estou animado com os primeiros resultados e tudo isso pode ser conferido no meu canal no YouTube: Dalson Carvalho”, defende essa nova descoberta de aproximar linguagens.

Seguro do momento que vive, Dalson Carvalho tem ampliado seus movimento cinematográfico, gerador de novas sensações e emoções traduzidas no produto criado. “Agora posso me mover entre o texto, o som e o vídeo e isso trás grandes possibilidades para expressar com mais exatidão sobre meus sentimentos e abrir novos caminhos de divulgação e conexão com o público”, finaliza.


Neste 5 de novembro abre-se uma boa oportunidade para que se conheça os primeiros e raros filmes do diretor, bater um papo instigante sobre a paixão cinema e algo + sobre a experiência de vídeo poesias.

Na tarde, serão exibidos as fitas:

*****Sem Sentir (1998) - 
Primeiro curta todo filmado fitas e editado em videocassete VHS, o diretor surge com um corte rápido, quase que impossível para a tecnologia disposta. A fúria no ritmo e a leveza dos movimentos de câmera revelam o talento do jovem cineasta.
*****Quem São os Mestres (2008) -
Resultado de mais um curso de atuação para cinema. O filme propõe uma reflexão delicada e complexa sobre quem são aqueles que dirigem nossas vidas.
*****Primeira Camada (2013) - 
Um vídeo dança rodado na Floresta Fóssil.
*****I Feel So Sad This Evening (2013) - 
Clip para banda Validoate sobre a poesia de Torquato Neto
*****Número 5 (2015) -
Vídeo-Poesia
*****7 Recomeços (2015) - 
Video-Poesia

Serviço:
Conversa sobre Cinema e Mostra de Cinema Dalson Carvalho
dia 05 nov.
17h
Teatro "Torquto Neto"
Entrada Franca

Informações: 86- 9961-0808 (whatsapp Dalson)

fotos/imagem: (divulgação/Dalson Carvalho// scomSeCult)

Nenhum comentário:

Postar um comentário