quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Beleza Negra

31ª. Festa da Beleza Negra
por maneco nascimento

Vem ai a 31ª. edição da Festa da Beleza Negra. É nesta sexta feira, 18 de novembro, às 20 horas, no Espaço Cultural “Osório Jr.”, do Bar do Club dos Diários.

Nas comemorações ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), o Grupo AfroCultural Coisa de Negro planejou ações a uma Semana de atividades culturais e artísticas, que fecham com a Festa da Beleza Negra, há mais de três décadas festejada.

Na Semana ocorrem palestras, oficinas, seminários em escolas públicas e privadas de Teresina, com os temas "Juventude Negra", "Mulher Negra" e "Cultura Afro Brasileira".

Já na Festa da Beleza Negra, música, poesia, dança, culinária afro e os sons dos tambores integram a noite, em afinação ao tema deste ano,Os Tambores da África ecoam aqui”. 

Quem fará as honras de apresentação da Festa serão os erês Caire Vinícius, Lara Danuta e Dandara Araújo.

Dos artistas e grupos de casa que se apresentam na noite estão, Oxaguian; Grupo Ijexá; Coletivos de Capoeira; Hip Hop; Banda Os Cara Preta e o Grupo AfroCultural Coisa de Nego.


Da Bahia de Todos os Santos, chega Ana Mametto & Banda para fazer um show que, com a permissão dos orixás e santos, dará + Beleza às manifestações daqui que embelezam a Festa.

Na noite, também será entregue um Prêmio Especial, o Troféu “Esperança Garcia” a personalidades da cidade e do Piauí, que se destacam à construção da identidade, representatividade sócio-cultural e étnica da sociedade que se tem pensado à reiteração da cultura afro-brasileira e desdobramentos da construção social.

Ana Mametto e a Banda.
A Mametto, que significa “mãe de todos", nasceu em Salvador (Bahia), é  liderada por Ana Mametto (voz) e Yacoce Simões (teclados, vocal e direção musical). O grupo ainda conta com Ari Bidal (Bateria), Luciano Calazans (baixo), Léo Brasileiro (guitarras e violões), Abará, Elber e Kabo Duca (percussão), Gilberto Jr. (Trompete), Lauro (Sax), Nilce Ramos (vocal).

A Banda surgida do encontro da cantora Ana Mametto com o arranjador Yacoce Simoões, abriu uma afinidade artística e intelectual, determinante da criação da Mametto. Na mistura dos ritmos, os sons e a poesia que cada um trazia da vivência na música geraram a Banda.

Os ritmos do mundo, num caldeirão de suingues efervescentes, batidas harmônicas e arranjos inusitados + o embalo de uma voz caliente e performances surpreendentes e, ainda, o calor da Bahia. Essa é a Mametto.
Essa “mãe de todos”, também sabe ser filha, filho e mulher.  O amor de mãe, também sem medidas, nem preferências, faz com que beba do leite de todas as raças, ritmos e harmonias. Sua língua é universal e consegue ir da música erudita à rítmica dos raps-repentes, sem limites como a admiração que sente por sua terra e tudo que vem dela.
O Grupo musical diz que não pode ser classificado, nem aprisionado a rótulos. Mesmo que, na sua essência, se possa sentir o cheiro doce da Bahia, dos ritmos afros, das tonalidades brasileiras, ou de outras influências estrangeiras como o flamenco, a salsa ou até mesmo o rock. A Banda inspira sua arte. A Liberdade é seu grito, canto e música.
Não há enquadre de estilo à Mametto, nem seria necessário. A mistura de sons, ritmos e raças, garante o coletivo, afirma o estilo plural, diverso e miscigenado. “Somos muitos e falamos todas as línguas, nossa voz é nacional e internacional, cantamos pro mundo. É desse cruzamento fértil, pulsante e colorido que nasce a mãe e o pai, e tudo vira som”, pontua a Banda. Contato à imprensa (55 71 3499.3138)

Serviço:
31ª. Festa da Beleza Negra
Show de Ana Mametto & Banda
Mais atrações locais.
18 de novembro
20 horas
No Espaço Cultural “Osório Jr.”/BCD
Entrada Franca.
Informações: 9.9987 8412 (Gilvano Quadros)/9.9516 8113 (Jorge Luis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário