quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Matéria de dança

Gravidade!
por maneco nascimento

O Balé da Cidade de Teresina marcou palco, no Theatro 4 de Setembro, na última segunda feira, 03 de outubro, às 16 horas, como atração Palco Giratório local, a + uma ousada e impactante apresentação de "Grave Grog".

Criação e cartografia dramatúrgica de Samuel Alvis e a partitura de performers/dancers pelos intérpretes criadores, Adriano Abreu, Felipe Rodrigues, Hellen Mesquita, Jeciane Sousa, José Nascimento.

(Hellen Mesquita em "Grave Grog"/fotos: Josemar Garcia)

Corpos gravitacionados e redomados, ao laboratório da experiência de apresentação, pelo olhar do público na forma retangular de plateia em arena.

Dentro da cena, na paleta de estudo e observação da matéria impactada, corpos experimentam ações e choques de gravidade. Quedas de matéria que, puxada ao centro gravitacional; elementos que se atraem e se afastam e voltam à força da gravidade a que sujeitos os corpos físicos.

(Jeciane, José e Hellen: "Grave Grog/fotos: Josemar Garcia)

Fora da cena, o olhar macroscópico da recepção avalia os atos de resistência, persistência, insistência, testes de força e agilidade e concentração coreográficas experimentadas, limites aplicados à força física de corpo-matéria atraído ao eixo da gravidade, ao escopo físico da matéria densa sujeita à gravitação universal newtoniana.

Massa! Massa de ver o criativo, em arte e defeso plástico do especulativo cientifico à licença estética da matéria de dança-gravidade. Massa, matéria, corpo, física, corpos, átomos em choque à uma quase licença de pragmatismo quântico de esforço de divisão da matéria e reunificação atômica.

Constituídos de matéria estética, bastante significativa, os corpos falantes, o corpus do corpo que fala em nova dança, o maturo e dinâmico Balé da Cidade de Teresina - BCT, por instigante incurso de Adriano Abreu, Felipe Rodrigues, Hellen Mesquita, Jeciane Sousa, José Nascimento.

Luz, de operação direta do elenco, com estrobos que vivificam a matéria em estudo e geram um visagismo que aquece e define os corpos, material da ciência estética aplicada. Os figurinos (Adriano Abreu) que revelam a matéria "nua", à experiência newtoniana/planckiana, não deixam sobras de gordura. Vestem de forma eficaz, práticos, plásticos e material plástico transparente à feita da proveta que revela o material ao empírico do estudo aplicado.

(José Nascimento é "Grave Grog"/fotos: Josemar Garcia)

Bonito de ver o expressionismo cênico, com ciência e sensibilidade racionalizados, ao ato criativo e prático de matéria inteiramente dramática, dessa nova geração do Balé da Cidade de Teresina.

"Fundado em 1993, o Balé da Cidade de Teresina é uma companhia de dança contemporânea" e, reinventa-se e rotaciona novidade criadora de expansão big bang a novos corpos estelares no cosmos cênico da cidade de Teresina.

+ de duas décadas em que reativa o nome, a forma, a fórmula, a identidade em dança contemporânea da cidade ao mundo.

Numa recepção crítico-impressionista, diria: Show pop radical dança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário