segunda-feira, 8 de agosto de 2016

"Fogo!"

"Chuva!" memória e história do fogo vivenciado...
por maneco nascimento


Conta o mergulho na história oral e recuperação dos porões das memórias e história de Teresina, em fins da década de 1930 e boa parte da década de 1940, que, quando surgiram os incêndios higienizadores do centro da cidade, onde bairros inteiros sofreram sinistros criminosos, a polícia getulista, aqui instalada, começou a coibir as manifestações populares de alerta dos incêndios que devoravam as casas de palha.

Depois de muitos suspeitos, presos, torturados e mortos para confissão de crimes de incêndios, sem muito sucesso da policia truculenta em encontrar um culpado para atos que não partiam, seguramente, de cidadãos comuns, o comandante em chefe da ordem local instituiu uma letra de sua lei. Proibia a pronúncia da palavra "Fogo!", sob qualquer circunstância. O povo foi cerceado de seu direito de alertar parentes e amigos sobre incêndios quando estes surgiam.

Mas, como todo ato contra desmandos e despotismo se combate com criatividade de heroísmo da resistência, o povo desenvolveu a boa sobrevivência contra o edito da ditadura local.  A metáfora venceu Golias. A partir da proibição da palavra "Fogo!", o povo criou uma nova à cumplicidade da própria proteção: "Chuva!"

Assim, a população continuou a se proteger, na medida do possível, dos incêndios sobre suas casas. Pelo menos conseguia alertar aos que sofriam o incêndio da vez. "Chuva!" "Chuva!" "Chuva!" corriam os corredores ardentes do velho centro de Teresina, na hora dos sinistros.

Estes e outros dados fundamentais da história da construção social teresinense, no recorte 1937 - 1945, estão contidos no livro " A Cidade sob o Fogo - modernização e violência policial em Teresina (1937 - 1945)", do professor-doutor em História do Brasil, pela UFPI, Francisco Alcides do Nascimento.

Este livro, tese de doutorado do acadêmico, foi lançado pela primeira vez, no início dos anos 2000, em 2002, pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. A obra estava esgotada já há alguns anos.

Entre 2015 e início de 2016, a Editora da Universidade Federal do Piauí - EDUFPI editou nova tiragem. O livro esteve no Salipi 2016 e agora segue a um novo lançamento, neste agosto, mês de aniversário de Teresina.

"Hoje tem lançamento de livro e show musical na abertura do Sesc Amazônia das Artes 2016, no Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro.

Às 19 horas, no Café Literário “Genu Moraes”, será lançado o livro "A Cidade sob o Fogo - modernização e violência policial em Teresina (1937-1945), do prof. doutor em História do Brasil, pela UFPI, Francisco Alcides do Nascimento.

E, às 20 horas, Show "Pra não dizer adeus - Torquato Neto”, com o Grupo Musical Ensaio Vocal e direção de José Afonso de Araujo Lima. O Show acontece no Theatro 4 de Setembro. Entrada: 1kg de alimento não perecível."


 Agende-se!
Hoje é "Dia D!" #Literatura & Música!

Serviço:
Abertura do Sesc Amazônia das Artes 2016

às 19 horas, no Café Literário "Genu Moraes": Lançamento Livro "A Cidade sob o Fogo -modernização e violência policial em Teresina (1937 - 1945), de Fco. Alcides do Nascimento.

às 20 horas, no Theatro 4 de Setembro: Show "Pra não dizer Adeus", com Ensaio Vocal e direção de Zé Afonso A. Lima.
Entrada ao Show - 1kg de alimento não perecível.

fotos/imagem: (arquivo E. Vocal/divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário