terça-feira, 12 de julho de 2016

Um dia...

um Ano... um Ato de Cultura ampliados
por maneco nascimento

O dia 11 de julho de 2016 foi de festejos. Repercutiu, sem meias palavras, nem bajulaques, o Dia da independência das dependências de falta de orçamento, falta de status de irmã de outras secretarias, falta de decisão política que nivelasse interesses e políticas orçamentadas, em intenções e atenções reais de Secretaria e não de Fundação, prima de segundo escalão. Então se é bom comemorar um ano de implantação da SECult? É muito bom, é Ótis!!!

(#1AnoSECult/fotos/imagem ascom/SECult)

Desde a manhã, as horas concorreram para comemorações de Hum Ano de implantação da Secretaria de Estado de Cultura do Piauí que, nessa dinâmica de 12 meses de atuação da tão desejada SECult, e que toda a gente das artes e cultura sempre cobrou, Ela se estabeleceu.

A Secretaria trouxe uma moeda de brinde, o prêmio de estar e ser Secretaria de Cultura, com status de quem aplica olhar e política de sobrevivência, em que implique fazer cultural. Quem não entendeu isso, que entendesse.

Está a olhos vistos que uma SECult vale + que dez pingados gastos às expensas de Fundac, Fundec ou o que + tenha sido no passado. Tem passado, tem memória, tem história e isso vai aos anais de cumprimento de seu papel, quando foi solicitada e avalizada a tal.

Mas, a hora e a vez, nem tão tardia, é do atual quadro de atuação e existência de pasta que tem identidade de SECult e "hay de ser fuerte, pero sin sem perder la ternura jamás", para não esquecer Guevara, parafraseado.

E boa dose de razão e política possível (sempre se vai querer muito +, haja vista o atraso sofrido), e, também coalizada a interesses das classes artísticas, é que a sensibilidade abriu flanco de obras de recuperação de patrimônio arquitetônico edificado, na cidade e no interior, só não vê aquele "que não tem nada a ver", como dia Zé Dantas.

Como também revitalizou projetos culturais que, ou estavam no estaleiro das velhas e viseiras maquiagens governamentais, ou sofrendo de bronquite crônica de realização pró-forma gasta. Projeto Boca da Noite, na cidade e itinerante a algumas cidades polos do interior do estado; Projeto Seis & Meia, com boa dinâmica de atuação, entre outros sopros de gás a Projetos contumazes da pasta cultural do estado.

Então é tempo de comemorar e, olha que, só não comemora, quem já perdeu apreço pela diferença e há uma diferença de um ano para cá. Essa Secretaria de Cultura se propõe a fazer um diferencial. E, quando buscou isso, também assume que pode comemorar seu primeiro aniversário de existência.

Ações de festejos de #1anoSECult se deram no Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro, desde às 8 horas, quando foi oficializado o Plano de Cargos e Salários dos  Servidores da SECult e, em seguida, às 8h30, um regado café da manhã a amigos da Casa e da SECult, artistas , funcionários da Secretaria e convidados.

Nesse entremeio, houve ainda a posse da nova Diretoria do Conselho Estadual de Cultura, às 11 horas, em sua sede própria, na Vermelha. Diretoria essa que ganhou um revigor de juventude e quebra de velhos e azeitados discursos de me indica/te indico e fiquemos nós por aqui. Lari Salles, César Crispim, João Vasconcelos, Wilson Seraine e Nelson Nery vieram dar um novo enredo ao velho CEC, de quarenta anos regurgitados por velhas formas gastas.

O que teria essa posse do novo Conselho Estadual a ver com os primeiros doze meses da SECult? Muito. Essa mudança de cadeiras, no CEC, também tem  a ver com as políticas de mudanças a bens, ações, diretrizes e políticas de cultura, né meis?

Voltemos aos festejos de aniversário da SECult. A partir das 19 horas, se esperou pela abertura solene de 1 Ano de idade da SECult. Atos e ações no palco do Theatro 4 de Setembro. Lançamento do novo Site da SECult e do Boletim/Informativo Cultura #1AnoSECult  fizeram parte desse primeiro momento.

Nas falas do Secretário de Cultura, Fábio Novo, comemorar um ano que começou com pequeno orçamento, de Fundação, órgão de segundo escalão, mas com pasta de status de Secretaria, para primeiros impulsos às mudanças.

(composição no palco de honra: Aurélio Melo (E.M.E. "Possidônio Queiroz"); Chiquinho Pereira (E.T.E.T. "Gomes Campos"); João Vasconcelos (CCCDiários/Thea4Set); Datan Izaká (E.E.D. "Lenir Argento"; Professor Dutra (Pro-Reitor UESPI) e Fábio Novo (SECult/foto: prof. Dutra Dutra).

Lembrou de restaurações, recuperações, obras infraestruturais e revitalizadoras de patrimônios arquitetônicos edificados, na cidade e no interior. E, que, na Casa onde se estava àquele momento, (Theatro 4 de Setembro), se presenciava, pela primeira vez, em cinquenta anos, todo o Complexo funcionando, integralmente.

E que, em visitas surpresas, de finais de semana, pode constatar atividades e público presente às ações no Theatro 4 de Setembro, Sala/Teatro "Torquato Neto", Galeria de Arte do Club dos Diários "Nonato Oliveira", Espaço Cultural "Osório Jr."/Bar do Club dos Diários, entre outros.

Também nesse momento solene, foram assinadas Ordens de Serviços,  a exemplo, Restauração da área do Centro de Artesanato (Prodarte), para acompanhar reformas concluídas nas Escola de Dança "Lenir Argento" e Escola de Música "Possidônio Queiroz"; Instalação de Projeção de Cinema em Equipamentos culturais de cidades do interior, no norte e sul do estado; Restauração da Escola Técnica Estadual de Teatro "Prof. Gomes Campos".

+, Restauração do Teatro Municipal "Sigefredo Pacheco", de Campo Maior; investimento parceria/convênio com o Festival de Teatro Lusófono - FestLuso 2016, com caráter itinerante a cidades do norte e sul do Piauí; Sinalização recursos convênio/parceria do Governo do Estado com PMT para restauração/criação do Museu da Imagem e do Som de Teresina, que funcionará no antigo prédio da Câmara Municipal, no centro da cidade; Abertura de concorrência SIEC, de 12 de julho a 12 de agosto 2016, aos projetos culturais, entre outras ordens de serviços a serem empreitadas na área cultural.

Após esses (dez)pachos, era a hora a e a vez de apresentações culturais. Na ordem, números da Escola de Música "Possidônio Queiroz", com apresentações do Grupo de Violinos e do Grupo de Sax que compõem a práxis de ensino/aprendizagem/profissionalização, em bem tocar um instrumento musical.

Da Oficina Permanente de Teatro "Procópio Ferreira", a apresentação de coreografia/resultado do primeiro módulo, ano 2016, da Oficina, com a práxis "Dança e Movimento em Corpo Cênico", aulas ministradas pelo ator, bailarino e coreógrafo Fernando Freitas.

A Escola Técnica Estadual de Teatro "Gomes Campos" apresentou três números, entre eles "Partitura", facilitado pela professora da Escola, Vanda Queiroz, com performance voltada a viés de sonorizações e movimentos. Também houve número com direcionamento a dança e corpo na cena.

E, como última atividade, no palco do 4 de Setembro, a Escola de Dança "Lenir Argento" demonstrou número, em coreografia temática à manifestação de folia de reis, com recorte à personagem dos Caretas. Belo resultado em dança imergida na cultura popular.

Aos artistas, convidados, autoridades, amigos e público afim, que concorreram à noite de festejos de #1anoSECult, ainda estava na agenda o momento de festejar com coquetel requintado, no Bar do Club dos Diários e áreas afins; Radiola vinil(capitaneado por Galvão Jr.) na Praça/Parque do Theatro 4 de Setembro e um show pancada pop, no Espaço Cultural "Osório Jr."/BCD, com  a Banda Top Gun.

(divulgação: Fábio Novo// ascom/secult)

O céu do Complexo também teve tempo de auge, com os fogos de artifícios que o enfeitaram. Uma rajada de luzes, cores e chuva de faíscas e poeira luminosa, implodidas ao alto e despejadas sobre as cabeças dos convivas, que dividiam a alegria do momento, nesta que foi a festa do aniversário #1AnoSECult.

Comemore-se então, este ano que segue, como o de aniversário de entrada da cultura da cidade e estado, no hall de de dona de si, com status de Secretaria e ex-prima pobre da casa do governo. Cidade e o estado querem +, pedem + e não sofrem complexo de favorecimentos, já que os investimentos repercutem contributos cidadãos, impostos que retornam a bens coletivos e proteção do intangível, na construção social e exercício da antropologia da sociedade, em expansão.

Parabéns SECult!
Vida longa à Secretaria de Estado de Cultura do Piauí!
Hip! Hip! Hurraaaaaaa!
(fotos/imagem: Dutra Dutra)

4 comentários:

  1. Parabéns, Maneco.Você como "vivente" do meio artístico colocou com perfeição em cada pontinho deste universo cultural, o quanto as ações de governo, por menores que sejam, são importantes para toda a categoria. Parabéns.

    ResponderExcluir