quarta-feira, 25 de maio de 2016

Coletivo Alfenim

Teatro paraibano

O Coletivo Alfenim, da Paraíba, estará em
Teresina para apresentações de teatro de repertório. Neste final de maio, nos dias 27 (sexta feira), 28 (sábado), no horário das 20 horas, e 29 (domingo), às 19 horas, no Espaço Cultural Trilhos (Miguel Rosa com Frei Serafim, na antiga Estação da RFFSA), a cidade poderá conferir dois trabalhos do coletivo. As apresentações serão gratuitas e a classificação é livre.

A primeira apresentação é do espetáculo "Quebra Quilo", do dia 27 de maio, às 20h.
A montagem do Quebra-Quilos marca a origem do Coletivo Alfenim. A peça estreou em 2008 e permaneceu em circulação ininterrupta por várias cidades do Nordeste e algumas capitais do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, marcando palco até 2010. Durante esse período de vida quente participou de importantes Festivais, entre eles o Festival do Teatro Nacional do Recife e a Mostra Latino-americana de Teatro de São Paulo.

Quebra-Quilos narra a história de duas mulheres que, em 1874, são expulsas do campo e procuram abrigo numa vila do sertão paraibano, em meio a rumores de que os quebra-quilos, sediciosos que lutam contra a implantação do sistema métrico decimal preparam-se para invadir a feira da localidade e promover a revolta. Mãe e filha tornam-se testemunhas e vítimas da violência das autoridades locais contra os matutos revoltosos.

O alto teor de sugestão simbólica dos quebra-quilos põe a narrativa desses fatos ocorridos em fins do século XIX na ordem do dia. A insatisfação por conta do aumento excessivo dos impostos, a indignação em vista da manipulação da boa-fé do cidadão, tanto por parte das autoridades do governo imperial como por parte das autoridades religiosas locais e dos grandes proprietários e, principalmente, a potencial violência que transforma os alijados do mundo produtivo em criminosos sociais, remetem às inúmeras manifestações que, desde junho de 2013 vêm sacudindo as principais localidades do país.

Já nos dias 28, às 20h,  e 29 de maio, às 19h, é a vez da peça "O Deus da Fortuna"

O Deus da Fortunaespetáculo do Coletivo Alfenim, é ganhador do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2010. O espetáculo trata-se de uma parábola sobre o Capital em seu estágio global de volatilização. Narra a história de um proprietário de terras na longínqua China Imperial. 

Afundado nas dívidas, em virtude da crise da produção do arroz e da seda, o Senhor Wang, manda erguer um altar em honra de Zao Gong Ming, o Deus da Fortuna, com a intenção de se salvar da falência. Porém as oferendas são inúteis e o proprietário vê-se obrigado a vender a própria filha a seu credor, como forma de amortização da dívida.

Em meio aos rituais do matrimônio, o Deus surge à sua frente e lhe desvenda o futuro, com a condição de que seja erguido o grande Templo da Fortuna. O proprietário deixará as formas primitivas de acumulação do capital para dedicar-se à especulação e aprenderá “como o ouro se transforma em pura aparência”.

Em tempos de crise sistemática do capitalismo, cuja lógica é a de se alimentar de trabalho não pago e da promessa fictícia de que o capital especulativo promoverá a felicidade futura, comprometendo não apenas as gerações de hoje como também as gerações vindouras, o Coletivo de Teatro Alfenim experimenta a comédia. com o propósito de desmascarar a maquinaria teatral utilizada para escamotear a lógica do capital especulativo e seus derivativos “metafisicantes”. 

Com texto de Márcio Marciano, criado em processo colaborativo com os atores do grupo, o espetáculo é uma parábola em chave cômica, que utiliza como ponto de partida um argumento de Bertolt Brecht, retirado de seus diários de trabalho.

No Elenco, Adriano Cabral, Lara Torrezan, Nuriey Castro, Paula Coelho, Ricardo Canella, Verônica Cavalcante e Vítor Blam. A
Música fica por conta de Mayra Ferreira e Nuriey Castro. Texto e direção de Márcio Marciano. O Cenário também leva a assinatura de Márcio Marciano. Os Figurinos são de Vilmara Georgina. A Iluminação de Ronaldo Costa e a Produção executiva de Gabriela Arruda.

Neste final de semana, a boa pedida é o teatro paraibano de repertório para dramas e comédias que deixa seu rastro de cena viva no Teatro Maria Bonita (Floriano) e no Espaço Cultural Trilhos (Teresina). 

Serviços.
Quebra-Quilo
Dias:
26 de maio (quinta feira), às 20h – Teatro Maria Bonita – Floriano
27 de maio (sexta eira) , às 20h – Espaço Cultural Trilhos – Teresina
Deus da Fortuna
Dias:
28 de maio (sábado), às 20h – Espaço Cultura Trilhos
29 de maio (domingo), às 19h – Espaço Cultural Trilhos
Entrada Gratuita
Informações: 99514-8466- Soraya Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário