quarta-feira, 20 de abril de 2016

Parabéns pra você.

Evoé, Theatro 4 de Setembro!

O Theatro 4 de Setembro completa 122 anos, nesta quinta feira, 21 de abril de 2016. A maior Casa pública de espetáculos do Piauí foi entregue à comunidade, em 21 de abril de 1894, quando o Governo da Província do Piauí  dava, por fim, como encerradas as obras de construção do tão esperado Theatro, nomeado de 4 de Setembro, em virtude desta ser a data em que a construção do Templo das artes foi reclamada.
(arte visual/Poliana Oliveira)

A obra tocada por Manoel da Paz, o primeiro diretor do Equipamento cultural, quando inaugurado. A construção teve seus revezes de recuos e avanços de verbas, mas enfim o Theatro foi entregue à cidade. 

O patrimônio, arquitetônico edificado, reunia charme de arcos de fachadas, portas, janelas e balaustradas, saídas de fuga, dois grandes cachorros de louça (confundidos com leões), no alto de cada lado, das colunas da fachada frontal, e um palco (sem cortinas de boca de cena e internas) e plateia e galerias (sem cadeiras),  mas entregue a obra concluída, pela inauguração.

Desde então, à época, a sociedade mobilizada trabalhou para equipar a Casa, com o necessário à vida útil, e começar a receber espetáculos, já que sempre fora uma exigência que a cidade detivesse um Theatro para grandes companhias nacionais e estrangeiras. Essa história começa lá em 4 de setembro de 1889, quando senhoras da sociedade foram ao Presidente da Província "exigir" a construção de Theatro, que fugisse das agendas e palcos de prestidigitadores.

O anseio reclamado erigiu este que é o Theatro 4 de Setembro. Nossa conhecida Casa de espetáculos legada ao século 21. O 4 de Setembro, em comemorações de 122 anos de existência abrirá, neste abril de 2016, a Maratona Cultural com ações artísticas por todo o Complexo. 
(arte visual/Avant Garde Edições)

Das 6h30,  alvorada cultural, segue até às 22 horas com atividades pontuais e itinerantes, em vários espaços. Na oportunidade, também se festeja a entrega das obras concluídas no todo do Complexo Cultural.

As atrações planejadas trazem o circo, teatro, dança, música, exposições, lançamentos de livros, performances, leituras dramáticas, práxis de oficinas e resultados e os passeios de convidados e autoridades pelas áreas revitalizadas na grande obra realizada. Depois de 20 anos, desde que houve uma intervenção, anterior à agora conquistada, esta ação de revigor e manutenção patrimonial faz a diferença.

Nada melhor, para festejar este dia de aniversário, que comemorar a modernização sofrida pela Casa. O 4 de Setembro (no seu Complexo Cultural) recebe, desta vez, uma obra completa que inclui impermeabilização e novo teto de madeira recuperada e telhado, pintura interna e externa recuperadas à cor original, luzes de leds, na fachada, de visibilização do patrimônio arquitetônico, recuperação de 11 camarins (Theatro 4 de Setembro e Teatro "Torquato Neto"), Oficina "Procópio Ferreira", Salão Nobre/Auditório "Chico Pereira", Área de Convivência Camarins do 4 de Setembro, Galeria de Diretores da Casa e toda a área administrativa do Complexo (com serviços elétricos, hidráulicos e mobiliário).

É um novo Theatro que abre suas portas e sorri à arte e cultura local, nacional e + quem vier em busca de ocupação do Equipamento cultural.  A Casa de espetáculos soma memórias e histórias sócio culturais, à posteridade. Lega espaço de fomentação da arte e exercício de cultivar lazer, entretenimento, culturas manifestadas. Toda arte expressada, em arcabouço do laboratório de construção social e artística do estado e do país.

Para Fábio Novo, Secretário de Estado de Cultura do Piauí, é um novo Theatro em dinâmica e vida produtivas,

"é a primeira vez, em cinquenta anos, que o Theatro 4 de Setembro, funciona em sua plenitude. Theatro 4 de Setembro, Teatro "Torquato Neto", Galeria do Club dos Diários "Nonato Oliveira", Espaço Cultural "Osório Jr.", Bar do Club, Espaço Cultural Café "Genu Moraes", Oficina "Procópio Ferreira", Sala de Ensaios "Rosalina Silva", Salão Nobre/Auditório "Chico Pereira", todos os espaços com vida, reafirma Novo.

O Theatro 4 de Setembro, gestado no século 19, chega ao 21 em pleno revigor e pompa, de bem representar e representar-se em sua primeira data de aniversário, no ano que segue, e à segunda data, histórica, do processo de existência efetiva ao estado.

O Theatro 4 de Setembro é 21! 
Em dia de aniversário e século conquistados.

Serviço:
Maratona Cultural
dia 21 de abril
das 6h30 às 22h
no Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro
Entrada Franca.

Informações: 086 3222 7100/98817 2201

Nenhum comentário:

Postar um comentário