quinta-feira, 31 de março de 2016

Teatro e julgamento

Ato no set da justiça
por maneco nascimento

"Doze Homens e Uma Sentença", se apresenta no palco do Theatro 4 de Setembro, nesta sexta feira, 01 de abril, às 20 horas. 
Em única apresentação, o espetáculo chega a Teresina após se apresentar em São Luís (Ma), dia 31 de março. Depois de Teresina, a peça seguirá para Fortaleza (Ce), quando cumprirá agenda dia 03 de abril. 
(divulgação)

Além da apresentação do espetáculo, ainda serão realizados um Worshop, em dois dias (01 e 02 de abril), e um bate papo, como diretor e parte do elenco, logo após o espetáculo (01 de abril).

O espetáculo tem texto de Reginald Rose, com tradução de Ivo Barroso e direção de Eduardo Tolentino de Araújo. A cenografia, de Lola Tolentino. O elenco, composto por Zé Carlos Machado, Norival Rizzo, Xando Graça, Camilo Bevilaqua, Brian Penido, entre outros.

Sinopse
O calor escaldante do verão de Nova York faz o suor pingar do rosto dos doze homens trancados a chave numa pequena e claustrofóbica "sala de júri" de um tribunal. Depois de dias de julgamento, está em suas mãos decidir a sorte de um jovem acusado pelo assassinato do próprio pai. Todas as evidências apontam para ele como o responsável pelo crime e onze jurados estão convencidos de sua culpa. Porém, um último jurado crê na sua inocência e vai tentar convencê-los de que o jovem não deve ser condenado. O veredicto precisa ser unânime: se os doze enclausurados jurados considerarem o réu culpado, ele será executado, mas se um deles tiver uma dúvida razoável a respeito da culpabilidade, o garoto não poderá ser condenado.

Os ingressos estão sendo comercializados a R$ 12,50 (meia) e R$ 25,00 (inteira), no Theatro 4 de Setembro (Centro) e na Toccata (Rua Angélica, bairro de Fátima).
Informações: 3222 7100/ 9.9974 1937

Bate Papo
com Eduardo Tolentino de Araújo e elenco da peça, após a apresentação.
O diretor do espetáculo, Eduardo Tolentino, na companhia de dois atores da peça, realizam uma conversa franca, acerca da montagem.
(divulgação/reprodução)

Público alvo:
Plateia que assistiu ao espetáculo e esteja interessada nesta conversa, que irá girar em torno das ideias por trás do texto de Reginald Rose.
Local e Hora
dia 01 de abril (sexta feira)
Local: Theatro 4 de Setembro
(Praça Pedro II - s/n - Centro)
Quando? Após o espetáculo.
Workshop
O ator, Brian Penido Ross, realizará o Workshop "A Palavra Em Cena". O artista discorrerá sobre as técnicas de criação e montagens do Grupo Tapa, para falar do texto dramático, em abordagem da palavra em cena.
Brian Penido é professor nos Grupos de Estudos para Profissionais do Grupo Tapa, do qual é fundador. É também membro do corpo docente da Escola de Atores Wolf Maya, com a disciplina de Montagem Teatral.
Público alvo:
Atores, diretores, profissionais de teatro e membros de grupos amadores com ampla experiência em interpretação.
Local e Hora
dia 01 de abril (sexta feira), das 17h às 19h 
e dia 02 de abril (sábado) das 8h às 11h
 – Entrada Franca.
Local: Teatro Torquato Neto (Club dos Diários)
Inscrições: no Theatro 4 de Setembro.

O projeto de Circulação do espetáculo, selecionado pelo Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura - 2015/2016 "12 Homens e uma Sentença”, abriu margem a que a peça percorra o Brasil e discuta temática, já de grande sucesso no cinema, numa filmagem da década de 1950.
Informações: 9.9974 1937 (Antoniel Ribeiro) 



fotos/imagem: (divulgação/reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário