sexta-feira, 25 de março de 2016

Dia 27 tem espetáculo?

Tem, sim senhor!
por maneco nascimento

O Palhaço Cascatinha está entre os homenageados no Ato 27 2016 - Ano Zé Afonso. E o Palhaço, o que é? É o Adão da mulher do maior espetáculo da terra!
(a persona Palhaço Cascatinha/foto: Roberto Saboia)

Dia 27 de março é Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo, e o Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro abre suas portas às comemorações desta data, festejada em todo o mundo.
As ações que começam às 9 horas da manhã, no palco do Theatro 4 de Setembro, serão do ato do circo. Número de tecido, argolas, boneca de pano, malabares e palhaçadas com os Palhaço Cascatinha e seus filhos Palhaços. 
(os filhos Palhaços/foto:Roberto Saboia)

Circo Acioly, na primeira atração da manhã do Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo. E, ainda, na manhã, às 10 horas, o espetáculo "Boa Noite Cinderela", do Conexão Street/VR Produções.
Quando o assunto for homenagens, o Circo contemplará a persona do Palhaço Cascatinha; o Teatro a de Rainha da Floresta e a persona que leva o nome do Ato 27 Ano 2 é José Afonso de Araújo Lima.
Mas quem é o Palhaço Cascatinha?  
(aos Palhaços, com carinho/fotos: Roberto Saboia)

É Aurenildo Acioly de Assunção, que nasceu para ser o Palhaço Cascatinha, segunda geração, e, aos 54 anos de vida, bem vividos, sob uma lona de circo e sobre o picadeiro do Circo da família Acioly, é homem das palhaçadas, artista de picadeiros itinerantes e autor de alegrias ao mundo da fantasia de crianças.
O Circo Acioly, que reúne já quatro gerações, marca a vida dentro do maior espetáculo da terra. Palhaço Cascatinha faz rir e tem, como parceiros de palhaçadas, dois de seus seis filhos que também desempenham a função de Palhaços, trapezistas, malabaristas, heróis do Globo da Morte.
Entre as filhas, as contorcionistas, malabaristas e estrela do número do tecido. A neta, uma linda boneca de pano, aos cinco anos de idade.
Pais, Irmãs e irmãos também estão às alegrias e aventuras do mundo do circo em que Cascatinha é rei das autarquias do humor e bufões mambembes. Baianos de nascença, os Acioly escolheram o Piauí para radicarem-se. 
Estão a 17 anos morando no Piauí. Daqui partem para outras praças onde montam a empanada da alegria, mas sempre retornam a Teresina.
Como diz o Palhaço Cascatinha, "nasci embaixo de uma barraca. Nasci para o circo e amo ser Palhaço. É preciso ter um dom para ser Palhaço. Sou Palhaço porque amo a profissão e escolhi o Piauí para viver e morrer aqui", revela.
Palhaço Cascatinha será homenageado, neste domingo, 27 de março, como a persona do Circo, no Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo.

Realização: Governo do Estado/Secult
Apoio: Sesc Piauí, Floricultura LI, Tecol, Sated-PI, Paulo Moura(irmãodecriação), Frank Lauro Vídeos.
Siga essa agenda.
Cultura acontece por aqui!

Serviço:
Ato 27 - 2016
- Ano Zé Afonso -
no Theatro 4 de Setembro
das 9 da amanhã às 9 da noite
Entrada Franca!
informações: 3222 7100/9.8817 2201
fotos/imagem: (Roberto Saboia)

Um comentário: