terça-feira, 22 de março de 2016

50 anos

nonatoliverianos
por maneco nascimento

A noite do dia 21 de março foi de grande alegria e orgulho de receber, abraçar e compartilhar a festa dedicada ao grande Nonato Oliveira e sua arte que repercute histórias e memórias sócio culturais, à forma de tintas e pincéis e cores quentes, das gentes, cotidianos e radiografia social do povo e sua cultura popular.

A partir das 19 horas, o Club dos Diários recebeu o público de amigos, admiradores, intelectuais, artistas, artistas visuais, cantores, compositores, autoridades, conselheiros de cultua do estado, familiares, estudantes, fãs e consumidores da obra e arte nonatoliveiriana.

Todos acorreram ao chamado. O encontro estava marcado para festejar esse artista de estilo mui particular e expressivo da arte de bem representar a cultura popular de nossa terra, nossa gente.

A solenidade entre o formal cerimonial do Palácio de Karnak e o informal do melhor encontro com a arte e o artista homenageado. Na noite foi descerrada a placa inaugural da Galeria de Arte do Club dos Diários "Nonato Oliveira". Na recepção do público, à porta da Galeria, o Quarteto de Cordas da OST fez as vezes de bem tocar um instrumento.


(fotos/imagem: Poliana Oliveira)

Descerrada a Placa, era a hora das falas oficiais. Após a execução do Hino do Piauí pelo Quarteto de Cordas OST, Nonato Oliveira falou da satisfação da homenagem e da noite, lembrou do trabalho, das viagens, exposições e da arte de bem representar o povo. Sempre reiterou a necessidade de reproduzir vida e retratar o povo e sua vida em obra dedicada.

(Quarteto de Cordas em execução Hino do Piauí e falas de Nonato, por P. Oliveira)

Laurenice França saudou aos convidados e reiterou falas que estavam no sentimento de todos, do orgulho de termos Nonato Oliveira como o nosso representante da arte piauiense do Brasil ao mundo. O Secretário de Estado de Cultura do Piauí , Fábio Novo, lembrou de quando Nonato esteve em Bom Jesus do Gurgueia para deixar sua marca em um painel, sua excelência criativa e única do estilo desenvolvido ao longo da carreira.

(formação às falas e público, por Poliana Oliveira)

Também falou, o  Secretário, da reabertura das Escolas de Dança e Música estaduais e do painel que Oliveira construiu para ocupar toda uma parede da recepção da Escola Estadual de Dança "Lenir Argento". Uma bela obra de três e meio por quatro metros que preenche de beleza a peça, em 3D, a encher os olhos de quem chega na Escola. E conclamou as pessoas a visitarem a "Lenir Argento" e apreciar o belo trabalho ali implantado.

Fábio Novo ainda falou das obras em conclusão na área administrativa, fachada e instalação de leds(na extensão externa) do Theatro 4 de Setembro, serviços a serem entregues em 21 de abril, a segunda data de aniversário do 4 de Setembro, e das que também correm em tempo, nas cidades do interior do Piauí, que detêm Equipamentos culturais ao encargo do Governo do Estado e Secult. Mas grande satisfação do momento, era homenagear, em vida, o artista e sua obra na pessoa de Nonato Oliveira.

Terminada as falas, o público foi convidado a visitar a Mostra Nonato Oliveira, com peças de acervo do IPHAN. E, um regado coquetel foi servido ao som pop bossa nossa, super descolado e contagiante de Fábio & Cláudia.

(fotos/imagem: banda Fábio & Cláudia, por Elizângela Oliveira)

Ninguém ficou sem mexer-se ao som dessa dupla e Banda, que preencheram o salão do Club dos Diários e a já instalada Galeria de Arte "Nonato Oliveira" de alegria e felicidade de festejar Nonato Oliveira, em seus 50 anos de profissão; nos 89 anos do Club dos Diários e abertura oficial da Galeria que assume o nome do artista, autor dos vitrais e murais mais originais e representativos de identidade e pertencimento sócio culturais nacionais.

Era a noite de 21 de março, com uma chuva rápida de verão que caiu, logo no início dos trabalhos a Nonato Oliveira, após o descerramento da Placa. No Salão presenças indispensáveis, Mestre Expedito e sua esposa; Cícero Manoel, Gabriel Archanjo, Paulo Moura, Quaresma, Dino Alves, entre outros colegas de profissão. Imprensa em peso, as televisões disputando o artista e convidados e um ruge- ruge e burburinhos felizes à ótima noite.

(amigos e admiradores, por Poliana Oliveira)

Nonato Oliveira muito feliz. Nunca fomos tão felizes, para não esquecer a frase que já foi bar em Teresina. Durante a performance Fábio & Cláudia para pedido musical a uma canção de Sidney Magal, Nonato Oliveira foi absorvido na roda cigana e dançou no centro d'alegria festejada. Tudo conspirou no universo planejado às homenagens a Nonato Oliveira

Tudo acaba bem, quando tudo está bem, parafraseando Shakespeare. Foi uma overdose de felicidade compartilhada. E a homenagem se fez quente, em vida. E aos amigos e convidados, só satisfação interagida.

(um beijo orgulhoso/por Poliana Oliveira)

Evoé, Nonato Oliveira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário