terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

InTHErcine

Cinema brasis
por maneco nascimento

Teresina será palco, na tarde de hoje, 02 de fevereiro,  do "Intercâmbio Cultural no Cinema - Coprodução Cinematográfica Internacional e Produção Piauiense - InTHErCine". 

O Seminário acontece no auditório do Teatro Torquato Neto (antiga Sala Torquato Neto), no Club dos Diários,  a partir das 17h30 e segue até às 21 horas. A Entrada é Franca!

O evento é direcionado a produtores audiovisuais, documentaristas, cineastas, estudantes e demais interessados. O  Seminário "InTHErCine"  tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura - Secult e da Associação Brasileira de Documentaristas/ABD Piauí. 

A abertura do Seminário sera feita pela roteirista, jornalista e mestra em Antropologia, Kelma Gallas e pelo cineasta Cícero Filho . Kelma falará acerca da Produção cinematográfica piauiense nos últimos anos e o roteirista, produtor e diretor, Cícero Filho sobre o Processo de finalização de seu último filme, "Flor de Abril". Aproveita ainda a deixa para discorrer sobre " Porque produzir um filme dá um filme".

A jornalista e doutoranda da Universidade de Brasília (UNB), Flávia Rocha, apresentará um panorama da coprodução cinematográfica realizada no Brasil: os mecanismos públicos de incentivo à coprodução e o desafio de coproduzir com outros países. 
(Flávia Rocha fala sobre coprodução com outros países/divulgação)

Também apresentará um panorama da coprodução cinematográfica com a Argentina. O material apresentado é resultado das pesquisas de mestrado e doutorado de Flávia Rocha sobre políticas públicas para incentivar a coprodução cinematográfica internacional.

Nos painéis a pesquisadora irá demonstrar "os casos práticos, as principais dificuldades encontradas pelos realizadores, as vantagens da coprodução e os resultados alcançados em termos de bilheteria, prêmios e circulação internacional", aponta Flávia.

A programação ainda traz comunicação sobre Os 10 anos da ABD-PI, assunto proferido pelo Coordenador estadual do Programa Cultura Viva e sócio fundador da instituição, Roberto Saboia. Discorrerá acerca das principais realizações da Associação de Documentaristas - secção Piauí e sobre a produção de documentários no estado e as perspectivas para os próximos anos.

Os debates do seminário serão mediados pela jornalista Sammara Jericó, professora da Universidade Estadual do Piauí e da Estácio CEUT e coordenadora da Semana de Audiovisual da UESPI.

A Galeria de Artes do Club dos Diários recebe uma Exposição de cartazes de filmes e fotografias que narram a história de algumas produções da ABD-PI e parcerias realizadas, desde 2006, quando foi criada.

O evento é uma contrapartida social, oferecida pela jornalista Flávia Rocha, após ter recebido apoio do Edital de Intercâmbio 2015.1, do Ministério da Cultura, à participação do IX Congresso Internacional da União Latina da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC 2015), ocorrido em dezembro (Havana, Cuba), último, onde apresentou artigo sobre o tema de suas pesquisas. 

Contatos e inscrições de última hora, no email: brasilcoproduçoes@gmail.com. 
Enviar mensagem com nome e telefone de contato. A página do evento: brasilcoproducoes.wix.com/inthercine.

Serviço:
dia 02 de fevereiro
das 17h30 às 21h
Teatro Torquato Neto (Club dos Diários)
Programação -
17h30 - Recepção e Exposição de Cartazes da ABD-PI
18h  - Abertura
Profa. Mestra Kelma Gallas (roteirista e jornalista)
Cícero Filho (cineasta)
18h30 - Panorama da Coprodução cinematográfica no Brasil e os mecanismos de incentivo
Palestrante: Flávia Rocha (jornalista e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília) 
19h30 - Debate
Mediadora: Sammara Jericó (professora da UESPI e da Estácio CEUT/coordenadora da Semana de Audiovisual da UESPI)
19h50 - Coffe break
20h10 - 10 Anos de ABD-PI
convidado Roberto Saboia (coordenador estadual do Programa Cultura Viva no Piauí/sócio fundador da ABD/Piauí)
20h40 - Conclusões do Seminário e Debate
21 horas - Encerramento
Informações: (Fátima Guimarães/ 086 9 9991 0844/ 086 9 8876 9089)

Nenhum comentário:

Postar um comentário