quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Feminismo negro

História brasileira
por maneco nascimento

Será aberta dia 1 de março e segue até dia 8 (Dia Internacional da Mulher), na Galeria de Artes do Club dos Diários, a Exposição "Lélia Gonzalez - o feminismo negro no Palco da História". 

Na abertura da Exposição, noite do dia 01 de março, a partir das 19h, haverá manifestações artísticas e culturais, em recepção ao público e convidados. 

O início dos trabalhos será na Galeria do Club e, em seguida, no palco do Teatro "Torquato Neto" será apresentada uma comunicação por Antonia Ceva, Coordenadora de Pesquisa da Rede de Desenvolvimento Humano (REDEH).

Em parceria com a Rede de Desenvolvimento Humano, a Fundação Banco do Brasil e a Brasilcap priorizaram, nesta edição, a vida e a obra da intelectual e ativista negra Lélia Gonzalez. A brasileira foi professora acadêmica, historiadora e geógrafa e denunciou o racismo e o sexismo como mecanismos que subalternizam mulheres negras. 

A campanha de luta, desempenhada por Lélia, ultrapassou as fronteiras nacionais, estabelecendo diversas conexões internacionais.

Abriu diálogo com lideranças negras, reconhecidamente atuantes, como Angela Davies, Carlos Moore, Aimé Cesaire, dentre outras. 

Gonzalez é considerada uma das precursoras do movimento de mulheres negras no Brasil. Para a Exposição, o Projeto criou como título ao material à apreciação pública, “Lélia Gonzalez – o feminismo negro no Palco da História”.

O Projeto Lélia Gonzales contempla cinco vieses do material elaborado: uma exposição itinerante, de autoria de Antonia Ceva; um livrofotobiográfico de autoria da filósofa Sueli Carneiro; um Almanaque Histórico de autoria do professor Paulo Corrêa; um video documentário, de 20 minutos, produzido pela Abravideo e um site

Todo este processo foi acompanhado e gerenciado pela Coordenadora Executiva da Rede de Desenvolvimento Humano (REDEH), Schuma Schumaher.

Projeto Memória
Realizado pela Fundação Banco do Brasil (FBB), desde 1997, o Projeto Memória é uma tecnologia social de educação que visa difundir a vida e a obra de personalidades que contribuíram, significativamente, para a transformação social, a formação da identidade cultural brasileira e o desenvolvimento do país. 

O objetivo é resgatar, difundir e preservar a memória cultural brasileira por meio de homenagens a personalidades que participaram da construção sociocultural e política do nosso país.

Entre os homenageados, em edições anteriores, estão o poeta Castro Alves; o escritor Monteiro Lobato; o jurista Rui Barbosa; o navegante Pedro Alvares Cabral; o presidente Juscelino Kubitschek; o sanitarista Oswaldo Cruz; o sociólogo Josué de Castro; o educador Paulo Freire; a feminista Nísia Floresta; o líder da Revolta da Chibata João Cândido; o Marechal Rondon e o poeta Carlos Drummond de Andrade. Mais informações podem ser adquiridas, acessando http://www.projetomemoria.art.br


“Lélia Gonzalez deixou um grande legado para as universidades e para os movimentos feministas, negros e de mulheres negras. Desde seu falecimento, em 1994, estudiosas/os, pesquisadores/as e ativistas têm empreendido um esforço para recuperar e manter a sua memória, a sua História, que é a História de muitas mulheres negras brasileiras, as quais enfrentam, cotidianamente, o racismo e o sexismo na sociedade brasileira", aponta Antonia Ceva, Coordenadora de Pesquisa da Rede de Desenvolvimento Humano (REDEH).

Em 1 de março, durante a abertura do evento, Antonia Ceva, que vem a Teresina, apresentará um painel, em mesa composta (no Teatro Torquato Neto), sobre Lélia Gonzalez e o Projeto de Exposição, com temática à intelectual e ativista brasileira, dentro do histórico nacional e além fronteiras.

Serviço:
Exposição e Mesa Redonda
“Lélia Gonzalez – o feminismo negro no Palco da História”
na Galeria de Artes do Club dos Diários
abertura: 1 de março, às 19 horas
visitação: de 2 a 8 de março, das 8h às 18h
Entrada Franca!
Informações: 086 3222 7100

Nenhum comentário:

Postar um comentário