domingo, 17 de janeiro de 2016

Contos da cidade alfabetizada

A lição de cor
por maneco nascimento

O homem recebera uma visita. Uma amiga dos tempos da universidade. A conversa corria livre, natural, brincada. A amiga lembrou-se de uma professora comum, das aulas de teoria literária. E, por cargas d’águas que tinham que correr naquela tarde, insistia que a professora era apaixonada pelo rapaz.

Ele se defendia, dizendo que não era nada daquilo. Tinham-se tornado bons amigos. Havia muito em comum, entre eles, e a professora gostava sim, dele. Fora bom aluno, se destacava em suas aulas, gostava dele como bom amigo que se tornaram. Mas era só uma grande amizade. A amiga insistia, insinuava e não se chegou a lugar comum.

A amiga foi embora e o homem voltou aos seus alfazeres planejados àquela tarde. Quando começou a escrever. Atualizava seu blog. Ouviu do outro lado do muro, na área do jardim do vizinho, algo que o obrigou a deter-se na chamada.

O vizinho repetia, como a compor a melodia de nota só. Enfática e direcionada.
- Viado! Viado! Viado! Viado!...

Repetira, pelo menos, uma dez vezes a atacar, em sua varia de pequena maldade. Na sequência, a velha mulher dele, mais a inquilina, moradora do quintal do casal de idosos, começaram com a lição de alfabetização infantil. A velha dizia.

- Viado. – No que a criança repetia, em esforço natural de aprendiz das primeiras falas. Lutava para conseguir reproduzir palavra tão difícil, lançada a seu vocabulário imberbe de novas descobertas da linguagem. A mãe da criança, com o bebê no colo, repetia a lição à aprendiz de feiticeira.

- Viado. – A menina de apenas um ano de idade repetia o esforço. Saía algo entre língua embolada, murmúrio sonoro que aproximava da informação solicitada à repetição de lição escolar. As mulheres riam. Era divertido o esforço da criança e o som regurgitado, que tanto as fazia felizes, por ouvirem a alfabetização em bom andamento.

E voltava tudo de novo, como a sabatina do beabá, sem os castigos direcionados à aluna que saia-se bem ao primeiro dia de aprender uma palavra nova. – Viado! – dizia a velha. – Viado! – repetia a inquilina. E a criança reproduzia, na sua astúcia de pequena compreensão do que era tão divertido às duas mulheres. Ria, num sorriso infantil, acompanhando a felicidade das adultas.

Até que cansaram de rir. Era hora do recreio. A menina foi deixada para correr o jardim da casa, enquanto as mulheres ainda riam e repetiam uns “uis!”, “ais!” e gracejavam, em orgulho da tarde tão proveitosa de lição escolástica. Também se podia ouvir os sussurros da velha a acentuar.
– Viado safado!

Coda – A menininha não esqueceu o aprendizado. Sempre que o vizinho voltava do trabalho, ou quando ela notava a presença do homem, repetia outra lição apreendida. “Aiaiai!” Podia parecer uma expressão de dor, ou uma singela manifestação da pouca idade de ingênua aptidão. Era a infância manifestada à força da memória de papagaio.

(a lição de cor. maneco nascimento. 17.01.2016 às 19h51)


Nenhum comentário:

Postar um comentário