domingo, 20 de dezembro de 2015

Opereta de Natal!

"Só sei que foi assim!"
por maneco nascimento


O Anjo da Anunciação desceu aos campos de mortais, na noite do dia 18 de dezembro de 2015, a partir das 20 horas, no Adro da Igreja de São Benedito.

A Opereta de Natal, com texto de Franklin Pires.​ Deteve a Direção de Franklin Pires​ e a Direção geral de João Vasconcelos​ e realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura do Piauí​ - Secult.
+ um grande espetáculo tomou os campos "sagrados" do alto da Jurubeba e, nos platôs arquitetônicos imaginados e construídos à esforçada insistência de Frei Serafim da Catânia, o palco natural às encenações e arquitetonicamente edificado foi espaço de ação cênica da Opereta de Natal 2015.
Num concentrado de esforços e conspiração para cena a céu aberto, tudo correu como planejado e uma dedicação consentida e direcionada ao público que para ali acorreu, o elenco deu o seu melhor. 
O solo da cantora popular ao erudito, Dionísia Neri abriu a pauta musical, acompanhada pelo Quarteto de Cordas - OST, depois o "medley" fez as vezes de apresentar as estrelas que contariam a história do nascimento do Deus menino.
E, à medida que o enredo foi correndo cena e as personagens foram tomando a narrativa, Siro Siris, como José, foi de uma performance invejável. Edithe Rosa, como Ana, a mãe de Maria, destaque irretocável. A Maria, de Gislene Danielle, para interpretações de texto e música, ficou na boa medida em que Danielle lhe deu classe efeito de emocionar pela cena empertigada. 
(José[Siro Siris] e Reis Magos[Adriano Abreu, Francisco de Castro, Edivan Alves]/ft: Guto Noronha)
Márcio Felipe, o Anjo Gabriel, que traz a mensagem de novidade às mulheres escolhidas à graça divina, reúne beleza e talento concentrados à performance de ator e método em ascensão. Fez bonito. 
(elenco de estelares/ft.: Guto Noronha)
Lari Salles, como Izabel, prima de Maria, também assomou talento maturado e deu um delicado ar de beleza à média-idosa grávida e, tida como estéril até receber o milagre divino da maternidade, como sugere os relatos em textos bíblicos.
Franklin Pires, em sua edição de Herodes, o Grande, deu causa e efeito dramáticos que preencheram suas passagens e entradas fortes de compor corpo falante e inflexões afiadas à máscara do déspota da Palestina. João Vasconcelos, como o Estalageiro, abre flanco de dedicada atenção ao próprio método de atuar e se garantiu. 
Lorena Campelo, na pele da Abgail, mulher do estalageiro, sempre surpreendente e de gestual econômico e limpo para ilustrar a boa composição à bondosa mulher que acolhe a família sagrada, e a aloja no estábulo.
(presentes dos Reis ao Deus menino/ft: G. Noronha)
Os Reis do Oriente, Baltazar (Edivan Alves), Melchior (Francisco de Castro) e Gaspar (Adriano Abreu) receberam dignidade cênica e acuidade interpretativa dos bons atores as suas personagens, que mantiveram agilidade à recepção da estética da cena. 
(adoração dos Reis Magos/ft: Guto Noronha)
Silmara Silva, numa entrada de simplicidade e respeito ao ofício da profissão, deu + calor à Pastora que seguiu a estrela de Belém. Sabe como bem realizar seu ato de interagir teatro. Os atores de pequenas participações, Alex Zantelli e Jésus Carvalho, fizeram-se grandes em suas atuações, sem nada deixar a desejar. Somaram arte e atuação ao coletivo afinado.
Os cantores e solistas, Ricardo Totte (como pai de José), Gislene Danielle (Maria), Edivan Alves (Baltazar) e Franklin Pires (Herodes) deram sabor sonoro necessário e preencheram os ouvidos da assistência de boas melodias da pauta operacionalizada ao musical apresentado. A Trilha sonora e operação de Márcio Brytho, um luxo de se ouvir e ilustrar bem a dramaticidade apresentada.
Das participações especiais, Benjamin Lucca Gomes Pereira, como o bebê nascido (Deus Menino), fez sua primeira atuação conspirada à boa entrada no teatro. Os profissionais do Rappel Alta Aventura, de Manoel Neto, conotaram imagem e equilíbrio estético dramáticos muito eficazes. A descida do Anjo da Anunciação surtiu efeito de um espetáculo particularmente belo, à parte. 
O Quarteto de Cordas - da Orquestra Sinfônica de Teresina - OST (David Carvalho, Raphael Rodrigues, Pedro Henrique e Moura Neto) para suaves e dinâmicos acentos na melodia sentimental deslizados nas cordas cifradas.
um mascote foi muito bom em cena, o "ator" eficiente, o cabrito que acompanhou a Pastora (Silmara Silva) à adoração ao menino Jesus. A participação do cabrito foi uma gentileza do músico Arnaldo Pacovan. Todas as parcerias renderam luzes à Opereta de Natal. 
(dança adoração[alunas da "Lenir Argento"]/ft: Guto Noronha)
Um registro especial às estudantes da Escola de Dança "Lenir Argento", que facilitadas às coreografias por Datan Izaká e Paulo Beltrão, foram show de cena, na dança apropriada ao drama.
(Opereta de Natal, uma mensagem cênica/ft. G. Noronha)
A luz (AndaLuz e Som), a chuva de papéis picados e os fogos de artifícios fecharam bem a ousadia cênica aprontada para ser espetáculo natalino no Adro da Igreja de São Benedito. Rendeu atração, encheu os olhos da assistência e abriu caminho de solicitação a que se possa repetir, sempre, iniciativas com a vista na Opereta de Natal.
(luzes de estrelas caem dos céus/ft: Guto Noronha)
A Ficha Técnica do espetáculo, invejável. Músicos do Quarteto de Cordas – OST (David Carvalho, Raphael Rodrigues, Pedro Henrique e Moura Neto. Texto de Franklin Pires (baseado no filme “Jesus de Nazaré”, de Franco Zefirelli). Coreografia de Datan Izaká e Paulo Beltrão. Figurinos de Bid Lima. Adereços, Siro Siris Sousa. ​Trilha & Sonoplastia, Márcio Brytho. Maquiagem, Danilo França. Cenotécnica de Dionizio Brasil. Luz e Som, de Andaluz e Som. Rappel, Alta Aventura/Manoel Neto. Produção de Soraya Guimarães. Direção de Franklin Pires. Direção Geral de João Vasconcelos.  Consultoria de palco, Maneco Nascimento.
(30 artistas, entre atores/atrizes, músicos, cantores/ras/ft. G. Noronha)
O mote de chamamento ao espetáculo temático da Opereta "Dias de natal, viva o melhor no espírito natalino. 
Siga a estrela do natal da cultura!"
fez a sua parte e, em aparte profissional, deu o seu recado. Cumpriu-se o ritual de teatro e de repercussão cênica.

(a descida do Anjo da Anunciação/ft. Soraya Guimarães)
(Siro, Franklin, Márcio, Castro, Edithe, Adriano, o cabrito e Silmara/ft. G. Noronha)

Serviço:
Opereta de Natal
18 de dezembro de 2015
Adro da Igreja de São Benedito
fotos/imagem: (disp. móvel Soraya Guimarães​ e Guto Noronha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário