sábado, 5 de dezembro de 2015

É 30 Anos!

de Harém.
por maneco nascimento

Três décadas de registro de calendário, na carreira de vida de cena do Grupo Harém de Teatro. O Grupo comemora a meia idade com um Festival de Teatro Harém 30 Anos. 

Os espetáculos de repertório e show especial acontecem nos equipamentos culturais:  
1. Teatro Estação (Nos Trilhos do Teatro), às 20 horas, "A Casa de Bernarda Alba"; 
 (as Bernardas, Bid Lima e Fernando Freitas/foto Margareth Margô Leite)
(a sala de jantar das Bernardas/foto Margareth Margô Leite)

2. Theatro 4 de Setembro, 20 horas, "Raimunda Pinto, Sim Senhor!"; 
(Raimunda, as amigas e a mãe/acervo Harém)

3. Espaço Cultural Trilhos, a partir das 21 horas, Show lítero-musical de Jorge Mautner. 
(Mautner/foto Gabriel Feslberg)

Na atração local, Batuque Elétrico.
 
(Banda Batuque Elétrico/acervo B. Elétrico)

Dias 7 (segunda feira) e 8 (terça feira) de dezembro - "A Casa de Bernarda Alba", no Teatro Estação (Avenida Miguel Rosa com Frei Serafim/antiga estação ferroviária da RFFSA). O espetáculo é uma remontagem de peça, originalmente estreada em 2009. 
 
(Bernardas [Fernando, Bid, Maneco, Tércia] e a criada Castro/foto Margô Leite)

Com texto de Federico Garcia Lorca e direção de Arimatan Martins, o espetáculo enreda a história de nove mulheres encerradas numa casa de fazenda, enquanto espiam a própria sorte e buscam expectativas de vida e fuga de uma existência presa a tradições, princípios morais, religião e morte. 
 
(Lari Salles é Bernarda Alba/foto Margô Leite)

"A Casa de Bernarda Alba", na dramaturgia hareniana, reintegra uma das mais famosas peças de Lorca,  e das + montadas. No eixo das produções locais é de estética e plástica do Grupo, em que dialoga com autores que trazem afinidade dramática com o projeto do Harém que lança o homem brasileiro no centro da cena. E, o Federico Garcia Lorca sempre teve tudo a ver com o projeto de propósitos harenianos.


(cotidiano das Bernardas/foto Margô Leite)

Dia 11 de dezembro, a peça da vez será "Raimunda Pinto, Sim Senhor!", de Francisco Pereira da Silva, o piauiense de Campo Maior, que viveu no Rio de Janeiro e escreveu a Tetralogia Raimunda Raimunda dedicada a atriz Fernanda Montenegro. 
(Moisés[Lindalva] Pellet[Raimunda] Castro[Izaura] Airton[caminhoneiro)/foto acervo Harém)

Também dirigida por Arimatan Martins, "Raimunda Pinto, Sim Senhor!" é de um gracejo crítico social, de carpintaria rica do memorial popular nordestino, em transversal com os costumes do eixo sul do país. O contexto é o ano de 1945, ano da Guerra Mundial. A apresentação será no palco do Theatro 4 de Setembro , às 20 horas.

"Raimunda Pinto, Sim Senhor!" estreou em 12 de junho de 1992 e ficou em cartaz por 19 anos, tornando-se um dos maiores fenômenos de longevidade e público piauiense. Ganhou Brasil e conquistou prêmios em todos os festivais nacionais por onde passou. 

Depois de uma pausa de mais de cinco anos, fora de cena, a peça volta em cartaz para uma única apresentação, em comemoração aos 30 anos do Grupo. Com essa remontagem, ao evento, o Grupo irá reunir atores entre o elenco original, de estreia da década de 1990, e o que seguiu carreira, com a continuidade até os anos 2000, quando encerrou as atividades. 

O elenco, que irá participar da apresentação especial é formado por Airton Martins, Francisco Pellé, Francisco de Castro, Amauri Jucá, Mariano Gomes, Moisés Chaves, Marcel Julian, Maneco Nascimento, Fernando Freitas, Rubens Lima.

O Harém de Teatro montou a peça só com atores, que também desempenhavam papéis femininos. Segundo a dramaturgia do diretor Arimatan Martins, a estratégia de encenação experimentada abriria possibilidade,  aos intérpretes masculinos, de viverem, na pele, a força e a determinação da mulher nordestina, radiografada por Francisco Pereira da Silva. 

Já no dia 12 de dezembro, data de aniversário de 30 anos do Grupo Harém, a festa fica por conta da apresentação de show lítero-musical de Jorge Mautner. O cantor e compositor e poeta, Mautner, é criador de uma das músicas + icônicas e festejadas, "Maracatu Atômico" que reinventa a própria criação e reitera a tradição e ruptura na força da raiz cultural pernambucana.
                                                                                         (velho de guerra Mautner/foto Daryan Dorneles)

A atração local será do experimental pop rock transversal, em tempos  de sons e tons e melódicos arraigados na batida da aldeia sonora local. É de ser batuques energéticos, um soul bossa nossa Batuque Elétrico. 
 
 (Batuque dos palcos da cidade/foto acervo B. Elétrico)

Os show acontecem no Espaço Cultural Trilhos (Miguel Rosa com Frei Serafim/antiga estação de trem da RFFSA), a partir das 21 horas.

Do aniversariante, o Grupo Harém de Teatro, nasceu Harém Pictures de Teatro, no ano de 1985 e de lá para cá tem desenvolvido uma estética própria de encenar, priorizando a literatura nacional e ou alguma não nacional que transversalize a proposta interativa dramática de lançar o homem brasileiro no centro da cena.

Desde 85 o Grupo já percorreu os mais tradicionais festivais nacionais e alguns sítios do país Portugal. 

Os autores montados, Chico Pereira da Silva, Benjamim Santos, Gomes Campos, Plínio Marcos, Arimatan Martins, Garcia Lorca, Matéi Visniec, sempre encontrando nos dramaturgos a identidade de aproximação e diálogo de interações estéticas que vem desempenhando aos longos desses 30 anos de existência.

Serviço:
- Festival de Teatro Harém 30 anos -
Teatro Estação - A Casa de Bernarda Alba - 20h (7 e 8 de dezembro) - 
Classificação 14 anos.
Theatro 4 de Setembro - Raimunda Pinto, Sim Senhor! - 20h (11 de dezembro)
Classificação Livre.
Espaço Cultural Trilhos - Show lítero musical Jorge Mautner. E Batuque Elétrico - 21h (12 de dezembro)
Classificação Livre.
Informações e Ingressos:  

     Soraya Guimarães - 9 9946 2613/9 9514 8466/9 8828 6872/9 88512959

Um comentário:

  1. Torço pelo sucesso do festival, que é mais que merecido. Parabéns pelas três décadas de trabalho e dedicação à cultura piauiense. Orgulho de ter acompanhado uma parte dessa trajetória e poder admirar de perto o talento de companhia que merece todo respeito e admiração dos piauienses. Sucesso, merda. quebrem as pernas...

    ResponderExcluir