quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Dia do Samba

Dia Nacional do Samba
por maneco nascimento

O Brasil é um país, por excelência, cheio de ritmos, cores, etnias, arte e cultura no diverso criativo e, quando o assunto é música, tudo acaba em samba. Samba bossa, samba morro, samba fundo de quintal, samba pagode, samba pop, samba reggae, samba rock, samba swing, samba de coco, samba de terreiro, samba carnaval, samba exaltação, samba enredo, samba partido alto, samba samba.


Dia 02 de dezembro é Dia do Samba e em cada recanto do rincão desse continente chamado Brasil, o país já cantou, compôs, engatilhou, espalhou, expressou um ritmo de samba.

E o samba sempre tem vez e nem é preciso dizer de Noel, Ary, Cartola, Dona Ivone, Chico, Vinicius, Baden, Lira, Toquinho, Tom, Benito, Martinho, Luís, Benjor, Bosco, Melodia, Paulinho César e  o Tapajós, Beth, Clara, João Nogueira, Imperial, Nelson Sargento, Mário Lago, Jair, Pixinguinha, Alcione, Zeca, Arlindo, Moraes, Leci, Diogo, Mart'nália, Baby, Moreira Kid Morangueira da Silva , Simonal, Bosco, Jackson, Bezerra, Simoninha, Jairzinho, Zélia, Baleiro, Caetano, e de um corolário da fina flor do samba nacional que se renova e impera, desde que o samba é samba.

"Hoje é Dia do Samba!
O Dia Nacional do Samba, ou simplesmente, Dia do Samba, é comemorado dia 2 de Dezembro.
O Brasil é conhecido internacionalmente pelo samba, um estilo musical e de dança típico do país. O Carnaval é a festividade em que o samba se torna ainda mais popular, virando o ritmo oficial da festa.
Origem do Dia do Samba
De acordo com a lenda popular, o Dia do Samba foi criado em homenagem ao sambista Ary Barroso, compositor da música "Na Baixa do Sapateiro", uma ode à Salvador, capital da Bahia.
O vereador baiano Luís Monteiro da Costa foi quem instituiu a data, marcando o dia em que Ary Barroso visitou a Bahia pela primeira vez. em 1940.
Desde então, o Dia do Samba é comemorado principalmente em Salvador e no Rio de Janeiro, onde organizam-se festas e shows em homenagem ao ritmo.
Atualmente, existem variações do samba com outros estilos músicas. Entre eles, o que se destaca é o Samba Rock, representado principalmente pelo cantor Seu Jorge." (www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-do-samba/)
Por aqui também se comemora o Dia do Samba. E vai ter Samba no Coreto, logo alí na Praça Pedro II. Porque hoje é Samba. É bamba quem sabe e toca um bom samba. E todo sambista é bamba porque o samba é do morro e do asfalto.
 O Brasil é Bamba e sempre dá samba. É samba garantido por excelência musical brasileira!"

fonte pesquisa: (http://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-do-samba/)
fotos/imagem (reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário