segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Arte de casa

IN "Frozen Para Sempre"
por maneco nascimento

A Cia de Teatro AbraCadabra Produções, por Franklin Pires et al, estreou + uma ação de teatro infantil em Teresina, neste final de semana, sábado (7) e domingo (8), no palco do Theatro 4 de Setembro.

O apelo comercial não poderia ser melhor. O tema, a febre extendida e terçã de um grande sucesso do cinema hollywoodiano, com contextualização nórdica, "Frozen", o desenho animado.

Franklin Pires, para a sua empreitada artístico estética de temático ao pequeno público, foi buscar inspiração na fonte.

Adaptou uma história, em "Frozen Para Sempre", a partir da história reproduzida ao cinema pela Disney e do conto original de Hans Christian Andersen, "A Rainha da Neve". Deste mote fabular original retirou a história que conta em sua narrativa.

Príncipe ambicioso e vingativo, expulso de Arendell. Espelho do mau, criado por um demônio. Mudança de comportamento, a partir de se ver refletido no espelho e, no fim, o espírito do natal vence o mal. Esta, a narrativa construída pela pena franklinpereana para "Frozen Para Sempre"

A cenografia da montagem, tela de filó, que divide o palco em geografias às ações dramáticas, para dois ambientes de contação da enredo do reino de Arendell.

O visagismo de projeção sobreposta sobre o cenário complementa a cenografia e amplia a dramaticidade da história das duas irmãs Anna e Elsa. A luz de  Pablo Erickson compõe arredondamento ao mundo cenográfico. E os figurinos, de Stella Simpson arrematam a costura dos eixos dramáticos

Cenas de gelo e neve cinematográficas recheiam, com criatividade de empréstimo do filme, a contextualização do tempo gelado do reino onde se dão as artimanhas, tramas e o desfecho feliz da fábula adaptada ao teatro local.

O apelo "Uma nova aventura com canções inéditas" se confirma nas músicas defendidas por Franklin Pires (Kristoff) e Gleyciane Sisley (a Rainha Elsa). Hans (Marcelo Rêgo), Anna (Ana Paula) e o Boneco da Neve (Alex Zantelli) completam o elenco da aventura gelada.

Zantelli num desempenho muito eficiente para ator sob a pele de um Boneco. Sua desenvoltura e alegria contagiam até adultos, que dirá as crianças.

O enredo foge do paradigma comercial caça níquel, de cena banal e vazia para crianças ansiosas por novidades, e traz uma história dinâmica, curta, sem gorduras e com os elementos que o mantém fiel à história das personagens que alinham atração infantil e estética cuidadosa para pequenos.

Com um diferencial,  a adaptação busca subsídios na origem da fábula, em intertextualização com o filme da Disney, e detém uma trama que aprisiona também quem não está preso ao fascínio dos amantes incondicionais do desenho animado.

Uma boa iniciativa, destaca o trabalho de Franklin Pires e seus colegas e dá ao teatro local uma abertura para apresentar cena vendável, com respeito ao público que paga para ver teatro de assinatura da produção local.

"Frozen Para Sempre" é para encanto infantil e também repercute teatro que vende a proposta pensada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário