quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Conexão Poética

Street Dança Teatro

A Companhia de Dança e Teatro Conexão Street, depois de sagrar-se campeã do Festival de Dança de Teresina 2015, na modalidade Melhor Conjunto Danças Urbanas, mantém a tradição de bem dançar e atuar e traz espetáculo do repertório da Cia., no Theatro 4 de Setembro.

Linguagem, língua, fala, música, musical, dança, teatro, poesia, street dance, oralidades de licenças poéticas é com o "Geleia Geral", o musical.
No dia 03, a agenda é de "Geleia Geral", que se apresenta no Projeto Terça Teatro. Projeto que acontece sempre na primeira terça feira de cada mês e absorve a linguagem da cena do ator e método. 
Nesse início de novembro reúne espetáculo sobre obra de Torquato Neto, abre as comemorações de aniversário de nascimento do Anjo Torto (09 de novembro de 1944) e reverbera arte poética e cênica que se estabelecem em "Geleia Geral".
O projeto Geleia Geral propõe – no ano em que Torquato Neto completaria 70 anos de idade – uma revisitação de sua obra e a presença deste grande artista multimídia, ícone da cultura nacional de expressão piauiense, na articulação do movimento tropicalista.


A dramaturgia contextualiza um grupo de jovens que diante de um trabalho acadêmico sobre cultura e contracultura  decide mergulhar fundo na obra de Torquato  Neto e traduzi-la em uma performance multimídia, misturando a música, as artes plásticas, a poesia,  a dança, o teatro. 

Todos estes elementos e linguagens artísticas dialogarão na composição cênica de forma interativa, num grande caldeirão antropofágico.
O figurino, o cenário, a iluminação concorrerão para compor uma visão plural, ampla e irrestrita do que foi, do que é a presença deste grande artista na sociedade contemporânea.
O jovem protagonista do espetáculo é personagem de ficção, no entanto presta uma homenagem – assim na ficção como na vida – ao grande artista piauiense Torquato Neto, sendo homônimo do artista piauiense sob influência do pai, fã incondicional do Anjo Torto. Nesta convivência diária com o artista através do pai,  o jovem -  idealista, revolucionário, streetdancer -  acaba incorporando valores, levantando bandeiras ao estilo do ídolo.
Torquato Neto é um ser instigante, intrigante e por isso mesmo cheio de nuances artísticas a serem descobertas. Dono de um discurso poético extremamente elaborado e complexo, muitas vezes incompreendido, este artista multimídia figura ainda como um grande enigma.
Engajado sem ser panfletário, dono de uma elaboração poética de alto nível, de um estado de ser introspectivo ao mesmo tempo que apresenta um eu lírico poético visceral, Torquato Neto ainda hoje é um caminho a ser percorrido, um desafio a ser encarado,  o  que tem despertado o interesse de críticos literários e suas teses de pós graduação, diretores e atores de teatro e dança – todos dentro de suas linguagens e discursos de expressão buscam sob seu olhar filtrar um pouco do que representa este grande artista para a cultura nacional.
Neste percurso estético, o projeto Geleia Geral traz à cena um jovem Torquato – idealista, revolucionário – que se impõe numa sociedade que dita normas, padroniza comportamentos, determina objetos de consumo, impõe o pensar o  ser o estar e o agir das pessoas. 
Ficha Técnica: Textos de Gonçalves Dias , Torquato Neto e Vitorino Rodrigues ; Dramaturgia e Direção, Vitorino Rodrigues; Coreografias de Antoniel Novais, Márcio Felipe Gomes e Beth Báttali; Concepção e edição de vídeos, Márcio Felipe Gomes e Giordano Gabriel. 
No elenco, Márcio Felipe Gomes, Állex Cruz, Antoniel Novais, Raira Monteiro, Diego Eloi e Vitorino Rodrigues. Operação de Som e Vídeos, Diego Eloi e Vitorino Rodrigues. Operação de Luz, Felipe Oliveira.
fotos/imagem: acervo Cia de Dança e Teatro Conexão Street
Serviço:
Terças da Casa - Terça Teatro
apresenta:
"Geleia Geral"
dia 03, 
às 19h,
no 4 de Setembro 
Ingressos: R$ 10,00 (meia)/R$ 20,00 (inteira)
Informações: 86 9 8221-6146 / 9 9917-3647.

Nenhum comentário:

Postar um comentário