quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Esquetes de Humor


Oficina de Textos teatrais

A jornalista, escritora e dramaturga, Ísis Baião ministrará curso de textos teatrais em Teresina. A artista confessa que desde que voltou para a cidade, que os amigos lhe cobravam uma Oficina e que o momento chegou agora.

A Oficina Textos Teatrais Esquetes de Humor vai acontecer de outubro a dezembro, na Sala de Oficina de Teatro "Procópio Ferreira", no Theatro 4 de Setembro. As aulas serão ministradas nos dias de terça e sexta feira, das 18h às 21 horas.

A Oficina é Gratuita e será mantida pela Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult,  é direcionada aos alunos da Escola Técnica Estadual de Teatro Prof. "Gomes Campos", mas também está aberta à comunidade e as inscrições começam dia 22 de outubro e podem ser feitas na administração do Theatro 4 de Setembro. As aulas iniciarão dia 27 de outubro e seguem até 11 de dezembro.

Com foco no humor, a oficina deve ampliar as possibilidades dos participantes na arte de criação de pequenos textos de teatro, os chamados esquetes, através de um treinamento que possibilite os instrumentos básicos para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade. 

Serão transmitidas as técnicas fundamentais da escrita dramática em motivação do trabalho criativo, além de desenvolver o lado crítico-humorístico de cada participante, já que o humor é uma das mais fortes expressões da inteligência humana. 

Na utilização de jogos dramáticos e técnicas de dramaturgia, os exercícios lúdicos serão aplicados como criação e interligação de histórias, vivências de personagens, estímulos musicais e outros. 

Os participantes são convidados a participar de uma "viagem" pelos caminhos da ficção. A partir de exercícios lúdicos oferecidos à oficina os participantes perceberão que a escrita dramática não é uma atividade apenas intelectual, pois os caminhos da criação são múltiplos.

A oficina também gera uma boa expectativa em Ísis Baião que começa a criar uma nova e maior aproximação com Teresina, depois de ter morado tanto tempo fora. 

Sobre a artista:
(a premiada dramaturga Ísis Baião/foto: youtube.com)
Isis Baião é jornalista, dramaturga e roteirista. Formou-se em Jornalismo na PUC/RJ, em 1970, trabalhou em jornal, revista, rádio, televisão e assessoria de imprensa. Estreou no teatro em 1978, com Instituto Naque de Quedas e Rolamentos, dirigido por Júlio Wolgenmuth, no Rio de Janeiro. 
Também no Rio, montou: As Chupetas do Sr. Refém, direção de João das Neves; Cabaré da Crise – As da Vida também Votam, direção de Ana Maria Taborda; As Bruxas Estão Soltas,direção de Maria Lúcia Vidal; Essas Mulheres, direção de Thaïs Balloni; Cenas Curtas, direção de Joaquim Vicente. Em Porto Alegre encenou Só Dói da Primeira Vez, direção de Ana Maria Taborda; em Teresina, Espelho, Espelho Meu..., direção de Lari Sales; em Belo Horizonte,Essas Mulheres e um espetáculo baseado em Casa de Penhores, direção de Aline Andrade e Orlando Orube, respectivamente.
(a  escritora, jornalista e dramaturga Ísis Baião/foto: capitalteresina.com)
Tem três livros de teatro editados e trabalhos em outros mais, destacando-se nesta área o Volume 1 do “Teatro (In)Completo de Isis Baião (Pedrazul/RJ/2003).
Em novembro de 2011, publica a biografia Mara Rúbia, a Loura Infernal (Ed.Aeroplano/RJ), tendo co-autoria Therezinha Marçal.
Com a peça Mont-de-Piété (Casa de Penhores no original), foi um dos sete dramaturgos no mundo agraciados pelo 1997 Onassis International Cultural Competitios – Theatrical Plays, em Athenas-Grécia.
(a atriz Ísis Baião/foto Cláudia Ferreira)
Sobre sua obra, há vários trabalhos acadêmicos, no Brasil e nos Estados Unidos, destacando-se: “Margem e Centro – A dramaturgia de Leilah Assunção, Maria Adelaide Amaral e Isis Baião” - Ana Lúcia Vieira de Andrade (Ed. Perspectiva/Uni-Rio/Capes/RJ/2006); “Gênero e Cultura na Dramaturgia de Isis Baião” – por Zoé Margarida Chaves Vale (“Pesquisas e Práticas Psicossociais” – Univ. Fed. De São João del Rei-MG-Mar/2009); “Isis Baião’s Essas Mulheres:from the Social to the Feminine” e “Theater, Actress, Woman: Isis  Baião’s As da vida também votam and Essas Mulheres” (“Luzo-Brazilian Review”/1998 – University of Wisconsin), by Fred Clark. PhD em Literatura Brasileira da University of North Carolina (Chapel Hill-USA)
Serviço:
Oficina de Textos Teatrais Esquetes de Humor
- com Ísis Baião -
de 27 de outubro a 11 de dezembro
Inscrição a partir de 22 de outubro
na administração do Theatro
Informações: 
086 3011 2166 (Ísis)
086 3222 7100 (Theatro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário