domingo, 25 de outubro de 2015

Espaço Cidadania

Cultura e Arte

Cinema Gratuito, no melhor Estilo Cidadania é o que a Fundação Cidadania, entidade de cunho educacional, esportivo e cultural da cidade de Timon-MA, volta a abrir um diferencial. 

Mais uma vez inova, em suas atividades, e oferece opções de lazer cultural. Na última sexta-feira, 23, a partir das 9h, no Teatro Cenotécnico Carlos B., um dos espaços da Fundação Cidadania, foi inaugurado o Projeto Cine Cidadania, onde deverão ser oferecidas, gratuitamente, sessões de cinema para a criançada e também para o público adulto. As exibições ocorrerão todas as sextas pela manhã, à tarde e à noite.

            Na primeira sessão do dia, às 9h, um filme infantil, à tarde, às 14h, a mesma exibição, para que a criança que estuda em um turno, possa assistir ao filme no outro. À noite, às 18h30, a sessão de cinema é para adulto.

            A Secretaria Municipal de Educação, uma vez convidada a firmar parceria com a Fundação Cidadania nesse Projeto, mostrou-se bastante interessada e disponível. A Fundação disponibilizará a maior parte dos ingressos para estudantes da rede municipal, deixando ainda outra boa quantidade para os demais estudantes e membros da comunidade em geral.

            Os filmes são, pedagogicamente, escolhidos a partir de temas que permitam uma discussão analítica sobre modos de vivência cidadã e livre de malefícios ao bom desenvolvimento físico, intelectual e social, sem, claro, dispensar a qualidade artística da obra.
Após as sessões de exibição, sempre haverá um convidado que fomentará comentários sobre o que foi assistido, não em forma de aula, pois após uma sessão de lazer cultural, o que menos a plateia iria querer seria fazer “uma prova” sobre o que viu e gostou. 

Mas, principalmente para as crianças, essa proposta visa aumentar o senso perceptivo e crítico delas, a fim de esclarecer cada vez mais sobre assuntos cotidianos como estudos, profissões, relações sociais, drogas, família, sonhos etc.

            A Fundação Cidadania, hoje presidida por Osmar Sousa Silva e sob a coordenação geral de Orcélia Rodrigues, dispõe de muitas atividades para as comunidades do Bairro Parque União e adjacências.

São ofertadas Oficinas de violão, teclado, canto coral, flauta e teatro, além de escolinhas de futsal, vôlei, handebol,  skate e bicicross. Tudo de forma gratuita e gerenciado por profissionais de renome e destaque local e até nacional. 

A terceira idade também tem vez, a maior turma de ginástica para mulheres da região funciona três vezes por semana, à noite, com a frequência média de 300 senhoras por aula.

            Para Roger Ribeiro, coordenador cultural da Fundação Cidadania, esse projeto de cinema chega no momento certo, pois além de oferecer o contato com a sétima arte nacional e internacional, também viabiliza ao público timonense um conhecimento sobre o que se está produzindo por profissionais e amadores do cinema local, 

“a ideia é apresentar curtas metragens produzidos em Timon, Teresina e região, antes das exibições principais do dia, também apresentando oportunamente os longas de nossos cineastas. Já no cartaz de chamamento ao Projeto, as imagens são de filmes locais. Na primeira tiragem trazemos fotos do média metragem 'Buriti Grande, de João a 5ª geração', do jovem Dan Martins e do longa “Sebo nas canelas”, do já experiente cineasta Hasley Andrade”, destaca Roger Ribeiro.
            Para a abertura do Projeto, na sexta-feira, dia 23 de outubro, às 9h e às 14h, foi exibido “A mansão mágica”. Sinopse: Após ser abandonado na rua, um jovem gato encontra abrigo em uma mansão sombria. Lá vive Leonardo, um senhor de idade que trabalha como mágico e vive rodeado de animais e brinquedos que possuem vida. 

Ele logo adota o gato e lhe dá o nome de Trovão, para desgosto do coelho Zeca e da ratinha Nina, que se sentem ameaçados. Não demora muito para que a dupla planeje algo para expulsar Trovão do lugar, mas logo todos precisam lidar com uma ameaça bem mais perigosa: Daniel, sobrinho de Leonardo, que deseja vender a velha mansão.

À noite, às 18h30, na sessão adulta, o filme “Lucy”, não recomendado para menores de 16 anos. Sinopse: Quando a inocente jovem Lucy (Scarlett Johansson) aceita transportar drogas dentro do seu estômago, ela não conhece muito bem os riscos que corre. Por acaso, ela acaba absorvendo as drogas, e um efeito inesperado acontece: Lucy ganha poderes sobre-humanos, incluindo a telecinesia, a ausência de dor e a capacidade de adquirir conhecimento instantaneamente.
(imagem/divulgação)

A coordenação do Cine Cidadania também aceita sugestões de filmes curtas, médias e longas metragens, bem como voluntários para as discussões sobre os filmes exibidos. E entidades interessadas em agendar sessões, basta entrar em contato pelos números da coordenação do projeto, 86-98837-3126 ou 86-99920-1106, sendo esse último o de wattsapp.

Espaço e Cidadania. Cultura e Arte na tela de cinema da Fundação Cidadania, em Timon, no Maranhão.

Sempre às sextas feira, Projeto Cine Cidadania, nos horários de 9h e 14h (cinema infantil) e 18h30 (cinema adulto).

Informações:
86-98837-3126 ou 86-99920-1106 (wattsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário