quarta-feira, 2 de setembro de 2015

É festa

de aniversário do Theatro

Neste dia 03 de setembro, quinta feira, a programação comemorativa ao aniversário de 121 ano do Theatro 4 de Setembro tem arte e cultura a todos os gostos, gerações de público e linguagens artísticas. 

A cidade é convidada e a Entrada é Franca!

Logo pela manhã, o espetáculo infanto juvenil, "Casimira Quietinha", do Mosay de Teatro, direção de Avelar Amorim, às 10 horas. 
(Casimira Quietinha de Eristóteles Pegado, Alex Zantelli e Edith Rosa/acervo Mosay de Teatro)

O Grupo Mosay encena "Casimira Quietinha", dirigido por Avelar Amorim.  Escrito por Waldilio Siso, o texto foi premiado no Concurso “Novos Autores” (PMT/FMC), como o Melhor Texto de teatro.

O enredo dramático cômico da peça revela-se em uma Casimira, adolescente de 12 anos, que habita algum lugar fora da nossa contemporaneidade, nos cafundós nordestinos de um tempo quase surreal.

Cada elemento cênico, segundo Amorim, foi cuidadosamente escolhido na busca de uma unidade plástica da farsa teatral. 

A cenografia é assinada por Avelar Amorim; a Trilha Sonora foi composta, exclusivamente, para o espetáculo pelo músico Avelange Amorim. O figurino é uma parceria entre Avelar e Edithe Rosa e a pesquisa de maquiagem e execução é de Silmara Silva. A iluminação de Pablo Erickson.

No horário das 15 horas, a Escola de Dança do Estado "Lenir Argento" se apresenta no 4 de Setembro. Escola de formação na área da dança clássica a "Lenir Argento" apresentará na pauta das horas da tarde, números de dança do repertório de resultados que mantém na carta de projetos desenvolvidos com aluno(a)s desde os primeiros anos de formação (crianças) até as turmas mais avançadas (adolescentes e jovens), nas linguagens de clássico, popular e contemporâneo.

Às 19 horas, o espetáculo do Harém "Um Bico para Velhos Palhaços", texto do romeno Matéi Visniec e direção de Arimatan Martins.

Um Bico Para Velhos Palhaços", dramaturgia construída a partir do obra original do romeno Matéi Visniec, com direção de Arimatan Martins, para tempo de riso e entretenimento na construção da personagem pelos atores Fernando Freitas (Lippo), Francisco de Castro (Nico) e Francisco Pellé (Pepe).
(arte divulgação Harém 30 Anos em a + nova montagem e anfitriã do FestLuso 2015/acervo Harém)

Três Velhos Palhaços atendem ao anúncio de emprego e encontram-se, na anti-sala do anunciante, para concorrer à vaga aberta a profissional do riso. Velhos camaradas de picadeiro e palcos da vida de palhaçadas, eles ao tempo em que rememoram a vida de artistas, disputam a possibilidade de serem, cada um, o escolhido ao emprego. 

Despem-se da solidariedade, por vezes, e da camaradagem da profissão, depreciando um ao outro, como estratégia de enfraquecer a expectativa do colega e deixar em aberto o posto ao número um, o primeiro ao cargo de trabalho.

Às 20h30, no Café Literário "Genu Moraes", o Lançamento do Livro "Corpo no Mundo", com temática de dança, construído por Lina Do Carmo a partir de suas vivências na área da dança.
(Corpo do Mundo, de Lina do Carmo/arte divulgação da editora)

O lançamento foi incluído na programação de aniversário dos 121 anos do 4 de Setembro, que começou de 31 de agosto e segue até 4 de setembro. As festas de aniversário do Theatro têm a realização do Governo do Estado e Secretaria de Estado de Cultura do Piauí. O apoio de produção ao lançamento, na cidade, é do Grupo Harém de Teatro.

O corpo é onde a nossa mais profunda verdade é vivida e compartilhada” (Lina do Carmo)
Essencial para todos que praticam ou apreciam a arte da dança e o teatro Corpo do Mundo é o muito aguardado livro de Lina do Carmo. A autora aproveita sua autobiografia para transmitir didaticamente e, ao mesmo tempo, de modo informal, a história, filosofia e prática sobre a dança e a expressão teatral do movimento.
Lina conta detalhes sobre sua evolução como artista, de como consolidou sua carreira internacional, seus trabalhos e performances mais marcantes - que vão dos palcos Europeus à aldeia dos índios Karajás, passando por televisão e cinema. Também conta em detalhes sua permanente busca por aprimoramento e autoconhecimento, importante não apenas na arte, mas em todas facetas da vida.
Um dos destaques da obra é o relato da autora, de como consegue fundir sua arte a sua espiritualidade, permitindo-lhe, desta forma, alcançar a liberdade física necessária para desenvolver linguagens estéticas sinceras e de vanguarda.
Corpo do Mundo é o título perfeito para obra transcultural de Lina do Carmo, pois a autora consegue se encontrar ao mesmo tempo entre vários mundos, o físico, cultural e o espiritual.
Através da linguagem do próprio corpo que se transforma nas diversas faces do movimento, a dançarina viajante terminará por entender seu destino”, declara Lina do Carmo, registrada em livro no ISBN: 9788566464658. Autora, já nas Livrarias brasileiras desde Agosto de 2015.

E, lá fora, no Espaço Cultural "Osório Jr."/BCD é dia de Projeto Cultural Quinta Rock, a edição do mês de setembro. Mês de aniversário do Theatro 4 de Setembro.

(arte divulgação/acervo ACMARPI e Althernativa Produções Artísticas)

O Projeto Cultural Quinta Rock é uma parceria da Althernativa Rock e AutoralRock com a Secretaria de Estado de Cultura do Piauí.

Nesta quinta, 03, a partir das 21 horas, no Espaço Cultural "Osório Jr."/BCD.

Aumenta que é rock autoral!
Comemorações de 121 Anos do Theatro 4 de Setembro.
Realização: Governo do Estado
Secretaria de Estado de Cultura do Piauí

Informações:
03.08. 
Casimira Quietinha/AVELAR AMORIM 99994-5283
ESCOLA DE DANÇA 3221-7536/99959-8848
Um Bico para Velhos Palhaços e Livro Lina do Carmo/ FRANCISCO PELÉ 99406-2842
AutoralRock/Althernativa Produções Artísticas - André Russo 086 98847-7602

Nenhum comentário:

Postar um comentário