quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Origames do amor

e sexo em jogos de cena
por maneco nascimento

O Teatro Estação recebeu nesta quarta feira, 26, às 23 horas, dentro da programação do FestLuso, o espetáculo d'A Outra Cia. de Teatro, de Salvador, Bahia, "Borrado (de como o tempo te revela)" em que os dois atores, Anderson Dantas e Luiz Antônio Jr., realizam jogos de memórias afetivas e eixos biográficos entrecruzados na estética e linguagem do teatro documentário.

A dramaturgia, de realização em cena, segue um roteiro de marca livre à intervenção e participação coptada do público, em que as personagens das narrativas contadas debruçam-se na janela de dados pessoais e vivências da própria vida ficionada e discutem gênero e integralizam objetos, músicas e contrarregras de ambientação da cenografia, que pode ser casa, apartamento, sala de visitas ou festa a poucos convidados.

Espetáculo que participa do FestLuso, encorpado na programação, como interação da Mostra da Diversidade e temáticas homoafetivas, nos arrebata para dentro do universo da festa, alegria e memórias relatadas em jogos dramáticos, que repercutem discurso, falas sociais e as vozes de empoderamento da orientação sexual, comportamento, estilo de vida e liberdade expressiva integrativos à participação da recepção, como sujeito que absorva o tema diversidade e seja cúmplice do jogo dramatúrgico na pecha do sempre bom humor apresentado.

Compõem o elenco, textos e trilha sonora, os intérpretes criadores Anderson Dantas e Luiz Antônio Jr. Compete à direção, dramaturgia e instalação cênica Luiz A. Jr.; a provocação argumentativa, de Thiago Romero; figurinos de Tiara Fontes e produção e técnica de áudio, de Roquildes Junior.

São 70 minutos de pura diversão e alegria embutidas na técnica de teatro e variação do exercício de ator e método, em práxis distanciada e de livre aplicação da performance de atuação, que varia em marcas de densidade à quebra do brincar de cenas e o teatro humorado para aliviar as tensões dramáticas, das memórias expiadas, na vida dos artistas em intrínseca articulação do fazer teatral ao mapa ficcional, das estratégias de origames do amor ao teatro, ao exercício do exercício para a persuasão e convencimento, aos rituais do fingimento.

Diversão, entretenimento, arte, teatro e jogos interativos de identidades sociais à baila da discussão, na pauta do revigorar teatro e razão sócio afetiva de mover humanidade em ato cênico. "Borrado (de como o tempo te revela)" revela bons atores e ótimas estratégias de armar cidadania, através do teatro que mova configurações inclusivas no discurso a novo olhar à diversidade.

Parabéns para A Outra Cia. de Teatro, de radical baiano, por possibilitar refresco e técnica através de seus jogos de cena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário