domingo, 2 de agosto de 2015

É dia 4

de Agosto, na Terça Teatro.
por maneco nascimento

Terça feira, 4 de agosto, no 4 de Setembro, o Terça Teatro apresenta "Exercício Sobre Medeia", com Silmara Silva

A peça, uma montagem do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes, estreia para o palco do Theatro 4 de Setembro, às 19 horas, dentro do Projeto Terças da Casa, na edição do Terça Teatro.

(a força da Medeia, de Silmara/fotos Ana C. Carvalho)
O Projeto Terças da Casa, mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, convida as produções teatrais que fazem carreira na cidade e as visibiliza ao 4 de Setembro. Nesta terça será a vez da cidade conferir um dos + elogiados exercícios do Piauhy Estúdio das Artes.
(armada para "vencer"/fotos Ana C. Carvalho)
A peça que já percorreu o país em festivais, circulou o estado em Projeto do SESC PI, também marcou ótima presença no Rio de Janeiro, numa temporada, em julho último, fazendo aparte cultural e dialogismo de interações estéticas no Projeto Ocupação Grandes Minorias, no Teatro Glauce Rocha, administrado pela Funarte. 
("Exercício Sobre Medeia", no Rio/foto Pablo Erickson)
Exercício Sobre Medeiareconta, de forma fragmentária, a história da mulher-mãe-feiticeira Medeia traída pelo marido Jasão, que, num ato premeditado de vingança contra a infidelidade do esposo, humilhação do Rei de Corinto Creonte (pai da noiva de Jasão) e de toda a sociedade, assassina sua rival e os próprios filhos.
(entre a paixão e a loucura/fotos Ana C. Carvalho)
A concepção cênica e estética é de Adriano Abreu e Silmara Silva. A iluminação de Pablo Gomes. Fotos de Ana Cândida Carvalho. Vídeo de Francisvaldo Sousa e o apoio artístico e técnico dos demais membros do Piauhy Estúdio das Artes.  
(vestida para amar e matar/fotos Ana C. Carvalho)
Através de recursos, de patrocínio, viabilizados pelo Sistema de Incentivo Estadual à Cultura SIEC, a estreia ocorreu nos dias 17 e 24 de novembro de 2013, no Teatro do Boi, em Teresina-Piauí. Depois foi abrir fronteiras  Brasil adentro.
Uma grande aventura artística ao (re) criar a feiticeira Medeia, protegida do Deus Apolo e de Hécate (guardiã das encruzilhadas)Essa mãe infanticida que, num ato premeditado de vingança e loucura apaixonada, atenta contra o marido infiel e, por que não dizer, contra o mundo, ao eliminar os próprios filhos, aponta Adriano Abreu.

Viveu seu ofício na crise, colocando sua curta, mas vitoriosa carreira em ‘risco’, enquanto, debatia-se no pânico e na fé que fazem parte da criação (sic) Teve que ser atriz na essência eterna da palavra. Exercício Sobre Medeia é ritualístico, consubstancia-se em Eros e Thánatos, lúmens e umbrais, arcanjos e exus. A atriz, neste seu solo de teatro, tornou sua busca metáfora para plenitude”, avalia o diretor.
(a mulher vingativa gerada da louca paixão/fotos Ana C. Carvalho) 
O Coletivo participou, com "Exercício Sobre Medeia", de Circulação pelo Piauí, através do Projeto Março de Artes Cênicas do SESC-PI. Na cidade maravilhosa rendeu uma elogiada temporada, dentro do Projeto Grandes Minorias - Ocupação do Teatro Glauce Rocha, no Rio de Janeiro de 9 a 12 de julho de 2015.
Só nesta terça feira, 4 de agosto.Exercício Sobre Medeia”, com Silmara Silva, às 19 horas, no Theatro 4 de Setembro. A realização é do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes. 
O Brasil já sabe da nossa Medeia. Teresina precisa voltar-se para "Exercício Sobre Medeia", de Silmara Silva e Adriano Abreu.
Serviço:
“Exercício Sobre Medeia”
Dia 04 de agosto, às 19 horas
No Theatro 4 de Setembro
Preços Populares: R$ 10,00 (meia)/R$ 20,00 (inteira)
Informações: 86 3222 7100/86 99811 6652 (watsap Silmara Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário