quinta-feira, 20 de agosto de 2015

De hoje a 30

ventos Lusófonos sopram cultura
por maneco nascimento



Para as cenas de palco, ruas e praças, tudo começa dia 24 de agosto e vão-se estendendo suas formas criativas e falas estéticas em corpos, formas, falas, figurinos, alegria e talento experimentados, até dia 30, no Festival da cena lusófona, FestLuso 2015. Mas o Programa Formativo (Oficinas e Palestras) começa hoje.

De hoje a 30 de agosto, as oficinas aquecem manhãs e tardes e dão seu recado de diálogos, trocas de experiências, permutas de conhecimento aos atos cênicos e culturais de aproximação confirmada de fronteiras lusófonas.

Seguem tempos das Oficinas. De hoje (quinta feira) até segunda feira, 24, das 9h às 12h, a Prática Oficina Teatro de Rua - Práticas de rua; Performances; Intervenções e pensamentos; Formas de habitar a cidade. A ministrante é a artista Vanéssia Gomes, do Grupo Caretas de Teatro de Rua, de Fortaleza, Ceará. A oficina ocorre na Escola Técnica Estadual de Teatro "Professor José Gomes Campos"

(arte visual, de Paulo Moura[irmãodecriação]para foto de Maurício Pokemon)

De 25 a 28 de agosto (terça a sexta), de 9h às 12h, a Oficina Teatro Documentário: nem tudo é ficção. O facilitador, Luiz Antonio Sena Júnior, d'A Outra Cia. de Teatro, de Salvador, Bahia. Local, Sala de Oficinas, no Theatro 4 de Setembro.

A Oficina Voz em Gil Vicente acontecerá de terça a sexta (25 a 28 de agosto). Daniela Pêgo, do Teatro Art'Imagem, de Porto, Portugal, será a responsável pelo diálogo desta prática. A Voz em Gil Vicente terá espaço de permuta cultural na Sala Oficina "Procópio Ferreira", de 14 às 18 horas.

No dia 26 de agosto, na quarta feira, às 10 horas, Projetos Vozes da Terra - "As Marionetas asiáticas - raízes culturais". Palestras com Elisa Vilaça que desempenha a função artístico cultural de amplas fronteiras, como Curadora do Museu de Marionetas de Macau (em fase de implantação), sob a tutela da Casa de Portugal em Macau, na China. O encontro se dará no Teatro Sala Torquato Neto, na manhã da quarta feira, 26 de agosto.

E, dia 30 de agosto, domingo, será tempo da d'A Grande Festa. Em estreia mundial, "A Grande Festa", numa co-produção entre o FestLuso e o Teatro Extremo, de Almada, Portugal. A oficina, diálogo, interação direta de construção do pensamento integrado é uma performance multidisciplinar dirigida pelo encenador do Teatro Extremo, Fernando Jorge Lopes, que conta com a participação de artistas piauienses de várias disciplinas e vieses artístico afins. A prática será construída a partir da Declaração dos Direitos Humanos, uma visão em fragmentos lúcidos e lúdicos do mundo contemporâneo.

Ventos Lusófonos arejam arte e cultura na Teresina de agosto. Só de 20 a 30 deste mês dentro do corpo em corpus que fala e pensa cultura Lusófona. Esse é o tempo da capital do Teatro Lusófono. este é o tempo do FestLuso 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário