sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Ato 27 - FestLuso -

o retorno
por maneco nascimento


O dia 27 de agosto rendeu bem à arte manifestada e, quando a noite caiu, em sua melhor expressão, foi o bicho. Arte, cultura, expressão, extensões, desdobramentos artísticos, um universo conspirado de ações para FestLuso + Secult + Semana da Diversidade/do Orgulho de Ser et al.

Pela manhã, no palco do Theatro 4 de Setembro, ocorria gravações do Programa de tevê Sabadão, da tevê Club, repetidora da Globo.  À tarde, o trânsito de grupos de teatro local e Lusófonos pela Casa foi rotina.

Das 14h às 16h, na Sala de Ensaios "Camareira Rosalina Sousa", a prática da Oficina "Voz em Gil Vicente", ministrada por Daniela Pêgo e Flávio Hamilton, do Grupo Art'Imagem de Teatro, de Porto, Portugal.

A partir das 17h30, a calçada da Fama, do Theatro 4 de Setembro, recebeu o espetáculo FestLuso - Mostra de Tearo na Rua, "A flor do mamulengo", do Grupo de Teatro de Bonecos Fantochito, de Teresina, PI Brasil. Um público super expressivo, de gente que chega pra ficar e de gente que fica pra só sair quando acabar, a atração. Uma bela atração de fim de tarde teresinense, no passeio que margeia as portas do Theatro 4 de Setembro.

A partir das 19 horas, houve uma simultaneidade de ações que deixaram o Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro fervilhando cultura. Às 19 horas, no Espaço Cultural "Osório Jr." acontecia o Show performance humor musical, de Benício Bem e o "Show Divas Trans", das divinas Cibelly Kiss, Lilika O Luxo e Chandelly Kidman, ação da programação da "Semana do Orgulho de Ser - quem ama cuida" que, há algumas edições parceriza com o FestLuso.
(Lançamento do Livro "Abrindo as cortinas...", no "Genu Moraes"/foto da página de Fábio Novo)

Também às 19 horas, no Espaço Cultural Café Literário "Genu Moraes" acontecia o Lançamento do Livro e Vídeo Documentário do Projeto "Abrindo as cortinas - o Teatro como estratégia de ensino", organizadores Raimundo Dutra de Araújo e Marlenildes Lima da Silva - Bid Lima", PARFOR/UESPI. E, na Sala de Diretores do Theatro, às 19 horas, com show de Gabi Gabriela, acompanhada por Geraldo Brito e coquetel do lançamento do Livro.

A partir das 21 horas, no Theatro 4 de Setembro, programação FestLuso, a apresentação do espetáculo "A nova aragem", do Grupo de Teatro Lareira, de Maputo, Moçambique, em Co-Produção do Chão de Oliva, de Sintra, Portugal.

Durante a apresentação do espetáculo, a TV Club realizava gravações na entrada, hall do Theatro e na plateia, com pessoas de Teresina que nunca haviam entrado, ou assistido a um espetáculo na Casa. O resultado das gravações, para o Programa de entretenimento, aos dias de sábado da emissora de televisão, o "Sabadão".

Às 22 horas, o Lançamento do Projeto Cultural Quinta Rock, no Espaço Cultural "Osório Jr.". O Projeto deve acontecer uma vez por mês, sempre na quinta feira e contempla o rock autoral da cidade. Uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura do Piauí, em parceria com a Alternativa Rock e a Associação AutoralRock.

Dia de muitas entradas e saídas de cena às manifestações artístico culturais da cidade. Foi um Ato 27, o retorno. Só que desta feita, durante o FestLuso, Semana da Diversidade, Orgulho de Ser, lançamento de Livro e de Projeto de Rock autoral. As ações ganharam tempo simultâneo e havia público para todas as linguagens, vertentes manifestadas.

A diversidade artística se instalou no Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro e deixou a noite inflamada e o Corredor Cultural do Complexo nunca esteve tão dinâmico ao mesmo tempo.

O "Ato 27", em 27 de março detinha atividades artístico culturais em horários distintos, durante todo o dia. Neste dia 27 de agosto, o "Ato 27 - FestLuso - o retorno" ganhou proporções do eixo das simultaneidades e a linguística cultural instalada, no Complexo, alcançou índice variante de linguagens e foi show!

De cabo a cabo cênico e de comunicação interativa e integrativa de pessoas, povos, nações de línguas, de arte e de artistas, em seu exercício professado da profissão de fé cultural de olhos limpos, disseminou o que nos propomos, quando compomos coletivo de criação e arte de ato criador e criativo de manter a cidade respirando cultura.

Parabéns a + um "Ato 27", este do FestLuso quebrou o recorde, em forma de atuação. E a vida segue e o FestLuso também. Projeto patrocinado pelo Armazém Paraíba, através do Sistema de Incentivo Estadual da Cultura - SIEC e o Apoio Cultural incondicional do Governo do Estado e Secretaria de Estado de Cultura, os ventos Lusófonos sopram até dia 30 de agosto.

As ações da Cena Lusófona, na cidade, ainda ocorrem na Praça Pedro II, FestLuso - Teatro na Rua, 17 horas. Última apresentação de Teatro na Rua, hoje 28 de agosto, às 17h, com o espetáculo "Deus lhe dê em Dobro, do Grupo Dragão 7 de Teatro, de São Paulo Brasil.

Nas Casas de espetáculos, Teatro do Boi, hoje, 28; amanhã, 29, sábado e, no domingo, 30, sempre às 18h30. Hoje, 28, o espetáculo "Exercício Sobre Medeia", do Piauhy Estúdio das Artes, de Teresina, PI Brrasil, com Silmara Silva e direção de Adriano Abreu.

Theatro 4 de Setembro, nos dias 28, 29 e 30, no horário das 20h30. Hoje, 28, o espetáculo "A maior flor e outras histórias segundo José", montagem do Teatro Art'Imagem, de Porto, Portugal.

Teatro Estação (Trilhos do Teatro), espetáculos nos dias 28, 29 e 30. Neste dia 28, às 23 horas,  a peça "Sofia 35", da Cia. Duplo, do Rio de Janeiro RJ Brasil/Parnaíba PI Brasil.

FestLuso Timon, em Timon Maranhão, hoje, 28, às 17 horas, "Haru - a primavera do Aprendiz", de RaphaSantaCruz Produções Artísticas, de Recife, PE Brasil.

E, ainda, no Espaço Cultural Trilhos, hoje, às 00h00, no FestLuso Shows Musicais - a noite é de Bia e os Becks.

Festival de Teatro Lusófono 2015 Ano Tarciso Prado. Teresina capital da Cena Lusófona.

FestLuso - Teatro Sem Tradução!

Nenhum comentário:

Postar um comentário