quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Alegria mamulenga

bonecos, mamulengos e fantochitos lusófonos
por maneco nascimento
No fim da tarde do dia 27 de agosto, na quinta-feira, a partir das 17 horas, o encanto e magia de títeres, fantoches e mamulengos invadiram a Praça Pedro II, bem na calçada do Theatro 4 de Setembro. 
O espetáculo “A Flor do Mamulengo”, do Grupo de Teatro de Bonecos Fantochito e seu mestre Afonso Miguel, de Teresina, PI Brasil.
Mamulengo tradicional e sua tendinha para risos, alegrias, surpresas. A casinha mágica parindo artistas populares das feiras; dançarinos dos ritmos de frevos, bichos do sertão, boizinho bumbá e a cobra grande, vaqueiro, mulher parideira e bebê precoce
Tudo isso ilustrando um dos + lúdicos e encantadores mundos do teatro, a linguagem do bonecos animados.
A narrativa se volta ao cotidiano de grupo familiar nordestino. O vaqueiro Benedito e sua mulher Joaninha viajam juntos. Buscam novas oportunidades de vida para o casal e o filho que vai nascer. A luta com a cobra gigante que engole a mulher grávida, um dos pontos + divertidos do espetáculo  e que é apresentado como uma das dificuldades da vida, enfrentadas pela família.
Espetáculo interativo de dialogismo direto com o público. Provocador fascinante, de empatia feliz e de grande integração imediata do público a trama alegre da narrativa dos bonecos. Afonso Miguel nosso grande mestre bonequeiro está em sua zona apropriada de criador do riso e felicidade, através  de bonecos, mamulengos e fantoches irreverentes e mágicos.
A atuação e Manipulação são da assinatura de Afonso Miguel; a música ao vivo traz os artistas Chico Luiz, na     percussão, e Zé Piau, no violão.  O figurino é de Clarice Torres e o tempo de 45 minutos fica curto na envolvente saga do Vaqueiro Benedito e suas lorotas de família e causos populares gracejados.
Belo fim de tarde esse que o Lusófono proporcionou ao público da cidade, aqui em frente ao Theatro 4 de Setembro, no passeio/calçada da Casa de espetáculos, que recebe os espetáculos do FestLuso aqui no centro da cidade.
(Zé Piau, músico, e o mestre Afonso Miguel/foto Clarice Torres)
Parabéns a excelente apresentação do gracejo “A Flor do Mamulengo”, do Grupo de Teatro de Bonecos Fantochito e seu mestre Afonso Miguel, de Teresina, PI Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário