segunda-feira, 13 de julho de 2015

"Interior" em cena

do Grupo Bagaceira de Teatro 
A peça "Interior", do Grupo Bagaceira de Teatro, de Fortaleza-CE, se apresenta em Teresina, numa curta temporada de dois dias, 18 e 19 de Julho, às 19 horas, no Espaço Cultural Trilhos - Teatro Estação (Avenida Miguel Rosa com Frei Serafim, antiga RFFSA). O espetáculo chega à cidade e será Franqueada a Entrada.
(diálogos interiores em "Interior", do Bagaceira/fotos: Henrique Kardozo)
Através do Ministério da Cultura e Centro Cultural Banco do Nordeste, "Interior" realiza projeto de circulação. A encenação licencia o lúdico poético à memória e histórias do cotidiano na terceira idade. 
Duas simpáticas velhinhas enredam o tempo, através das experiências vivenciadas, no testemunho de gerações que passaram por suas vistas. Insistem em retardar o salto ao imponderável. Divagações, histórias contadas e interação direta com a plateia, acabam dando ganho de causa a sua permanência de vida em torno do tempo de existir.
 "Interior", o espetáculo, [é fruto de uma pesquisa de 2 anos por 4 cidades do estado do Ceará (Beberibe, Icó, Itarema e Tauá). Nessa imersão o Grupo encontrou brincantes de reisado, dramistas, atores de teatro e índios. 
Um processo muito especial para o grupo, que teve como parceiros o ator do Theatre Du Soleil, Maurice Durozier e a atriz e diretora paulista Georgette Fadel. 
Como seria impossível dar conta de tantas histórias lindas, o Bagaceira resolveu trazer para a cena duas velhinhas que insistem em não morrer. Essas velhinhas já cruzaram diversas gerações e sabem tudo a respeito da vida. Elas, sim, dão conta de todas as histórias possíveis e impossíveis.
O resultado é um espetáculo irreverente e ao mesmo tempo singelo. Cheio de afeto, que nem o bolo das avós. Uma peça que busca aconchegar, fazendo com que o público se sinta em casa. Uma homenagem do Grupo Bagaceira de Teatro aos artistas e à cultura do interior.
O espetáculo representou o Brasil na Quadrienal de Praga 2015, o maior evento de cenografia do mundo.] (Grupo Bagaceira de Teatro)
(gerações, tempo e experiências regurgitadas/foto: Henrique Kardozo)
O Grupo Bagaceira, em primeira passagem por Teresina, realiza sua aproximação, do Ceará com o Piauí, e abre diálogo de interações estéticas de práxis dramáticas, ao trazer à Teresina o seu teatro que repercute beleza plástica, dramaturgia aplicada para teatro vivo.
"Interior" reverbera encantos lúdicos em cena pragmática a respostas ao tempo de possibilidades e impossibilidades às histórias contadas, a partir das vivências interioranas de duas idosas.
Para duas sessões que serão realizadas em Teresina, 18 e 19, o espetáculo absorverá, no máximo, 60 pessoas por sessão. A Classificação indicativa é para 12 anos. "Interior" tem Texto, de Rafael Martins Direção de Yuri Yamamoto.
O Elenco é formado por, Samya de Lavor, Tatiana Amorim, Rafael Martins e Rogério Mesquita. A Cenografia e Figurinos leva a assinatura de Yuri YamamotoPreparação Vocal, Luis Carlos PrataDiretor de montagem, Ciel Carvalho; Operação de luz e som, Ricardo Tabosa; Cenotécnico, Josué Rodrigues; Confecção de figurinos, Fátima Matos; Direção de produção, Rogério Mesquita; Produção executiva, Mikaelly Damasceno; Produção local, Abides Jr.
Serviço:
Entrada Gratuita
Dias e horários: 18 e 19 de Julho (Sábado e Domingo)
- Sessões para 60 pessoas -
às 19 horas
Espaço Cultural Trilhos  – Teatro Estação
(Miguel Rosa/Frei Serfim[antiga RFFSA])
Contato para entrevistas: 85 – 986720555/ 86 99406-2842

Nenhum comentário:

Postar um comentário