segunda-feira, 6 de julho de 2015

A Terça Teatro é

do teatro na vez do Harém
por maneco nascimento

Após a abertura de apresentações, dia 02 de julho, da estreia mundial comemorativa dos 30 Anos de carreira, o Harém de Teatro volta ao palco do Theatro 4 de Setembro para + uma apresentação.

Dia 07 de julho, às 19 horas, "Um Bico Para Velhos Palhaços", com texto original, de Matéi Visniec, e dramaturgia de encenação, de Arimatan Martins, repete a dose do riso saudável e do teatro vivo a toda prova.

Na campanha comemorativa, de três décadas de ocupação de palcos locais, nacionais e estrangeiros, o espetáculo se apresenta dentro do Projeto Terças da Casa, mantido pelo Governo do Estado, através da recém criada Secretaria de Estado de Cultura. À primeira terça feira de cada mês, é contemplada a produção dramática local, em edição do Terça Teatro.

Projeto idealizado pela coordenação do Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro, o Terças da Casa abre precedentes a três vieses de fazer artístico cultural da cidade,

O Terça Teatro, na primeira terça feira do mês; o Terça Show Três em Um, na segunda semana, que ajunta três gerações de profissionais e músicos geradores de arte em Teresina. Na ordem, um artista que desponta na carreira, outro que já tenha sedimentado a identidade produtiva e o terceiro que, dono da própria história construída, seja referência e maturidade emprestadas às gerações que vêm após ele. A Terceira terça feira é da arte do movimento e falas do corpo, o Terça Dança.

O Terças da Casa estreou em junho de 2015, dia 02, com a peça "Casimira Quietinha", de Valdílio Siso e direção de Avelar Amorim. Na sequência vieram o Terça Show Três em Um, com Zaqueu do Acordeon, Gonzaga Lu e Lázaro do Piauí, dia 09. E no Terça Dança, 16 de junho, "Carmem - O Ciúme", do Balé da Cidade de Teresina, com direção coreográfica de Nazilene Barbosa.

(arte divulgação/Paulo Moura[irmãodecriação])

Nesse começo de julho, a promessa cênica se renova quente e apresenta o Grupo Harém de Teatro para manter a chama contínua do burburinho produtivo artístico da cidade.

"Um Bico Para Velhos Palhaços" conta as peripécias e palhaçadas de três profissionais do riso, na terceira idade, que atendem ao anúncio de emprego. Na sala de espera os velhos amigos, de outros picadeiros, transformam, cada um a seu turno, o encontro em campo de "guerra". 

(Nico/Francisco de Castro//fotos: Margareth Leite)

Os velhos companheiros aplicam à tábua de sobrevivência, ao posto de trabalho, estratégias e perspicácias de fazerem com que o colega desista da vaga. Ironias, trairagens sutis e espertezas criativas são motes para ver quem terá fôlego de ficar até o fim e levar o posto de o primeiro da fila.

(Lippo/Fernando Freitas/fotos: Margareth Leite)

Os Velhos Palhaços de Francisco de Castro ( Nico), Fernando Freitas (Lippo) e Francisco Pellé (Pepe) afinam a graça do enredo irônica e de economia ácida, no desenrolar da trama.

A narrativa à tragicomédia, "Um Bico Para Velhos Palhaços" é um doce deleite de felicidade aos atores Castro, Fernando e Pellé. 

Brincam de destrinchar alegria de picadeiros, em memórias da tradição circense, para show de maturidade artística. Compõem estética de cena feliz a Velhos Palhaços, na fuga do ocaso da profissão e vida de artista na terceira idade.

Assinam o apoio técnico da encenação, Emanuel de Andrade (Cenografia e adereços); Bid Lima (Figurinos); Assai Campelo (Iluminação); Daniel Hulk e André de Sousa (Música original); José Dantas (Trilha editada); Paulo Moura (irmãodecriação), no Visual gráfico; Margareth Leite (Fotografias). A consultoria de corpo e movimento, Lenora Lobo  e a Produção Executiva e vendas, a cargo de Soraya Guimarães. 

Em única apresentação, neste 7 de julho, às 19 horas, no Theatro 4 de Setembro. 

O Projeto Terças da Casa/Terça Teatro apresenta e bota fé. A agenda certeira do riso se instala em "Um Bico Para Velhos Palhaços", de Matéi Visniec, direção de Arimatan Martins,.


Serviço:
"Um Bico Para Velhos Palhaços"
classificação: maiores de 12 anos
ingressos a Preços Populares: R$ 10,00 (meia)/R$ 20,00 (inteira)
informações:
86 3222 7100/ 
86 994062842/ 86 999467710/ 
86 999462613/ 86 9 95148466/ 86 988512959
86 
9405 0037/ 86 98817 2201


fotografias:
Margareth Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário