quinta-feira, 23 de julho de 2015

4 de Setembro

120 anos! 
por maneco nascimento

Da ideia original, de damas da capital da Província do Piauí, em seguirem marcha batida ao Palácio do Governo e solicitarem a construção de um Theatro, para que se pudesse receber as grandes companhias teatrais e fugir dos espetáculos de prestidigitadores e de espaços pequenos e desconfortáveis, é que lá pelos idos dos anos oitocentos do século 19, numa reunião em 4 de setembro de 1889, começam as memórias do maior equipamento cultural público do estado, sediado na capital do mundo piauiense.

Do século 19 aos quinze anos do século 21, muita história e memória passaram pelo tempo de existir da Casa de espetáculos Theatro 4 de Setembro.
(as cores de arte não morrem/fotos reprodução)

No ano de 2015, o Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro comemora 120 anos, desde que esse Templo de cultura foi entregue à sociedade teresinense. 

"Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos..." a novidade é que os festejos de aniversário do 4 de Setembro devem tomar uma semana de ações culturais a todas as gerações de público. 

E a Entrada será Franca.
(A Casa de Baco teresinense/fotos reprodução)

Se para comemorar, então com estilo. E teatro e dança e música e literatura e lançamento de livro iconográfico do aniversário do Theatro 4 de Setembro - 120 Anos e exibição do filme documentário "1989 - Theatro 4 de Setembro - 100 Anos" farão a agenda à cidade que corresponde para a concorrência de frequência dessa Casa de espetáculos.

É Aguardar e curtir, porque a Casa se garante por + 20, 30, 50, 100 anos que vierem.


(na noite, o charme do Theatro da P2/fotos reprodução)

A Praça Pedro II (Aquidabã Sem Número) já foi campo de terra batida, em inícios do século 20 e, agora, como Corredor Cultural que abriga o Centro Artesanal "Mestre Dezinho", a P2, propriamente, o 4 de Setembro, o Club dos Diários/Espaço Cultural "Osório Jr./BCD é todo um conjunto de passagem e  confluência de arte e cultura que o centro da velha cidade verde aglutina.

Das memórias iconográficas, de representação da construção sócio cultural da cidade, guarda-se na história registrada a vida e a obra de idealizadores, construtores, engenheiros, arquitetos, urbanistas, artistas e o testemunho ocular do tempo de ser e existir, como patrimônio intangível e imaterial e como arquitetônico edificado e materialmente tangível, se a natureza não gerar razão e sensibilidade equilibradas.

Eis o Velho e o Novo confrontados na poeira do tempo, na memória afetiva de quem veio, viu, venceu, registrou e repassou ao futuro as histórias dessa Casa de espetáculos que nasceu e recebeu registro de Theatro 4 de Setembro.

Nesse setembro que vem, 120 Anos a nunca perder-se de vista das memórias revisitadas e festejadas, porque da natureza da arte, cultura, sociedade, história, sociologias e antropologias culturais preservadas.

Então, aguarde-se o tempo que se aproxima aos festejos do Theatro 4 de Setembro. 

Cinco dias de festa, dia 31 de agosto (Lançamento do Livro no Espaço Cultural Café Literário "Genu Moraes") e de 01 a 04 de setembro + arte e cultura interagida.

Evoé, 4 de Setembro! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário