quarta-feira, 10 de junho de 2015

Vingou, mesmo!

Terças Show 3 em 1
por maneco nascimento

Na noite do dia 9 de junho, no palco do 4 de Setembro, a Terça da Casa foi bem musical e quente como quer a força da raiz e a identidade cultural dos nordestes ampliados e reconhecidos como pertencimento de arte e cultura praticadas nos rincões brasileiros.

O Terças Show Três em Um reuniu no mesmo palco quatro estrelas do forró e variações do tema para a música local que ganha praças de alegria e felicidade melódicas. 

(estelares da Terça Show Três em Um/ft: M. Montelo)

Zaqueu de Sousa, o do Acordeon; Gonzaga Lu; Lázaro do Piauí, como o trio parada dura das festas quentes de salão e terreiros musicais, e cabeças de cena da primeira edição do Terças Show, + a participação luxuosa de Francis Lopes, o garotão quente do forró. 

(Beto Boreno e Zaqueu de Sousa/foto: Marcos Montelo)

Zaqueu de Sousa e sua boa juventude, musicalmente afinada nos foles do instrumento, foi pura virtuose nas melodias extraídas de seu velho amigo do peito, o senhor Acordeon. Tocou bem e cantou, porque também sabe dizer a música na voz que é feita de seu corpo arranjado à música.

(a Bendita entre os homens, Duda Di, em cancha luxuosa/ft: M. Montelo)

A cantora Duda Di, em ar de boa voz, cantou a sua graça de intérprete que Teresina brotou à cena da terra mafrensina frutificada. Uma canja de beleza e voz raras.

Lázaro do Piauí, em sua excelência que a estrada lhe rendeu na profissão de ser artista, cantou e foi só verve de alegria musicada aos ritmos e cifras que rendem a força da canção que nos é da terra, raiz, natureza melódica privilegiada e a cultura artística de identidade que pulula às veias de quem escolheu cantar e compor sua aldeia e sua gente. Lázaro é show e foi Terças Show Três em Um como quem sabe porque sabe ir e está onde o povo está.


(Lázaro do Piauí é terra da gente/ft: M. Montelo)

Lázaro do Piauí confessou que não se apresentava no Theatro 4 de Setembro há uma década. De volta à Casa, não perdeu a manha. Acompanhado do filho de peixe, Tairo Silva, Lázaro foi felicidade compensada pela cria, criação e criaturas musicais.

(À meia lua musical dessa juventude que Teresina encanta, Lázaro canta sua canção/ft: M. Montelo)

Gonzaga Lu arrouba paixão detalhada na voz, instrumento e riqueza nacionais de cantar a beleza de xotes, baiões, forrós acentuados na trilha dos sertões da minha terra de palmeiras, sabiás, asas brancas, açum preto, flor de laranjeiras, luares sertanejos, juazeiros em flor, estradas do sol que vão dar nos sonhos de quem planta terra e rega raiz da felicidade. É Gonzaga, é Luís, é Gonzaga Lu em pura emoção sonorizada.

(Gonzaguiano no triângulo o Lu/M. Montelo)

E a participação especial de Francis Lopes completou a noite caliente. "Comecei namorando um som. E virei groupie. E virei fã..." e virou artista de fama que rompeu as fronteiras locais e, de volta à terra, trouxe-nos, em sua segunda apresentação no palco do Theatro 4 de Setembro,  seu calor musical. A primeira vez, na Casa, foi na década de 1970, com produção da J. W. Produções.

(Francis Lopes e Gonzaga Lu/ft: M. Montelo)

No Terças da Casa - Terças Show Três em Um, Francis Lopes cantou a força do pássaro nordestino em seus variantes da canção brasileira de qualquer estação e fechou a noite do trio ternura de forrós ampliados, que virou um quarteto musicalmente atraente.

(Lázaro do Piauí e Gonzaga Lu/ft: M. Montelo)

Cada artista, Zaqueu, Lázaro, Gonzaga Lu e Francis foram show! Foram Terças Show Três em Um, na primeira edição do Terças da Casa à música local. Orgulharam a arte que representam e que se representam enquanto cultura musical.

O Terças Show Três em Um vingou mesmo! Que venham as novas terças feira. A cidade agradece.

(estrelas do Terças Show Três em Um e o coordenador do Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro, João Vasconcelos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário